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Dicas de gestão de estoque virtual ou cross docking

Dicas de gestão de estoque virtual ou cross-docking
Tempo de leitura: 6 minutos

O que é cross docking?

A gestão de estoque virtual é uma das tarefas cruciais para qualquer e-commerce eficiente. Vamos delinear abaixo alguns pontos importantes para quem trabalha com cross docking ou estoque virtual.

Existem inúmeras diferenças entre um e-commerce e uma loja física. Para lojas físicas, a venda é necessariamente presencial. Se você não tiver a mercadoria em estoque, o cliente vai embora sem levar nada. Você talvez até consiga convertê-lo a levar um produto similar, mas além de baixa conversão para este tipo de situação, a experiência não será tão satisfatória.

Já numa loja virtual, é possível vender mesmo sem ter estoque. Esta técnica é chamada de cross docking ou “estoque virtual”. Há várias vantagens e desvantagens em trabalhar desta forma, e você pode aprender mais sobre isso em nossos outros artigos.

Quais as vantagens de terceirizar o estoque?

Loja virtual com estoque terceirizado: como funciona?

Assim sendo, cross docking significa ter o catálogo do seu fornecedor à disposição, com prazos de entrega bem definidos mesmo sem ter a mercadoria em estoque. Desta forma, quando realizar uma venda, você adquire a mercadoria e a revende na hora. Isso lhe permite ter o estoque mais enxuto e menos chance de comprar produtos de baixo giro.

Sem um ERP para e-commerce é difícil gerenciar tudo isso. Isto porque você precisa analisar o que comprar com muita atenção, para não comprar a mais (e nem a menos). Além disso, na hora de despachar a mercadoria, é importante que o ERP lhe ajude a decidir quais são os pedidos certos a enviar.

Gestão de cross docking ou estoque virtual

Nesta etapa, você deve considerar diversas questões. O ERP pode lhe ajudar a tomar decisões bem informadas. Vamos dividir estas etapas em tópicos e discutir cada uma delas a fundo mostrando como isso pode ser levado em consideração:

Prazo de entrega

É importante observar o prazo de entrega do seu fornecedor na hora de vender estes produtos no seu e-commerce. Se você não colocar essa informação na balança, provavelmente irá estourar os prazos de entrega e terá muita dor de cabeça. Certifique-se de ter estes prazos todos muito bem ajustados, com certa folga para poder contornar possíveis problemas / imprevistos.

O que comprar

O ERP deve ser capaz de analisar as suas vendas já pagas e, com base no seu estoque atual, informar o que você precisa comprar. Nesta etapa, é importante considerar algumas premissas:

  • Seu estoque físico da mercadoria;
  • Seu estoque disponível;
  • Suas encomendas pendentes (também chamadas de ordens de compra).

Imaginemos o seguinte cenário:

No pedido 25, um cliente comprou 1 copo e 1 taça. Em um outro pedido posterior, outro cliente compra apenas 1 copo.

Se o seu estoque for de apenas 1 copo e nenhuma taça, e não tiver ordens de compra em aberto com estes ítens, o seu ERP deve lhe sugerir comprar 1 copo e 1 taça para satisfazer os pedidos.

O que pode ou não pode ser enviado

Ainda com o cenário acima em mente, se você tiver apenas 1 copo no estoque, você já poderia liberar o pedido 26, mas o ERP deve levar em consideração as reservas. Desta forma, o pedido 26 fica bloqueado por indisponibilidade, já que o único copo disponível está reservado para o pedido 25. Enquanto não receber a taça, o pedido 25 não poderá ser liberado.

O pedido 26 só poderá ser liberado quando você receber outro copo ou o pedido 25 for cancelado. Em ambos os casos, é importante ter um forte controle sobre o fluxo dos pedidos para evitar o envio de mercadoria erroneamente e causar uma indisponibilidade ainda pior de estoque.

Recepção da mercadoria

Após a chegada da mercadoria, é importante saber quais são os pedidos que podem ser encaminhados aos clientes. Levando em consideração ainda o mesmo cenário, suponhamos que o copo e a taça sejam vendidos por fornecedores diferentes. E vamos pensar o que pode acontecer em cada caso:

  1. Você recebeu apenas 1 taça. Assim sendo, você deve despachar o pedido 25, já que possui em estoque todos os ítens necessários para enviá-lo, e o pedido de número 26 continua suspenso aguardando chegada de estoque
  2. Você recebeu apenas 1 copo. Nesta situação, o pedido 25 ainda está incompleto, já que a taça está faltando, mas o pedido 26 já pode ser liberado, já que agora você tem 2 copos em estoque. Isso deve liberar o despacho do pedido 26
  3. Você recebe 1 copo e 1 taça. Já neste quadro, você pode seguramente enviar ambos os pedidos

Como o Eccosys trabalha com as situações acima?

Como já descrevi acima, são vários pontos a serem levados em consideração. No Eccosys, também separamos essas etapas para facilitar o acompanhamento e divisão de tarefas. Desta forma, o setor de compras é independente do time operacional e do time de gestão. Ou seja, você consegue ter uma empresa toda trabalhando sem gargalos.

Prazos de entrega

Como a forma de entrega e os prazos são pactuados na loja, o ERP tem pouca influencia nesta tarefa. O que o ERP pode fazer nestas situações é alimentar informações no cadastro dos produtos referentes ao prazo de entrega, via campos customizados ou informações similares.

É importante planejar bem isso na sua loja para evitar frustrações dos seus clientes.

Compras

O Eccosys tem uma ferramenta completa para previsão de compras, baseada nos critérios que citamos acima. Você pode consultar o manual da ferramenta de Compras em nossa Base de Conhecimento. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Neste módulo você pode analisar e comprar exatamente o que precisa. Esta ferramenta já leva em consideração o estoque atual e as ordens de compra em aberto.

Usando esta ferramenta, as compras para vendas em cross docking ficam organizadas por fornecedor e são feitas em poucos minutos.

Chegada da mercadoria

Uma vez que seu fornecedor lhe envie os produtos, é necessário dar entrada no ERP. Este processo é feito via importação do XML da NF-e.

Criamos um vídeo que demonstra um pouco deste processo:

Depois de importado o XML da NF-e, é necessário dar a entrada ao estoque. Nos esforçamos em deixar o Eccosys inteligente nesta parte também. Vamos comparar o código do produto, nome e código de barras para tentar encontrar qual produto chegou. Se não conseguirmos, vamos pedir para você “ensinar” o Eccosys. Uma vez feito este mapeamento, o Eccosys aprende para as próximas notas destes produtos.

Liberação para despacho

Desenvolvemos no Eccosys um módulo que chamamos de “pré-picking”. O intuito desta ferramenta é fazer a análise descrita nos exemplos acima, onde levamos em consideração o estoque do Eccosys para escolher, de forma justa, quais pedidos enviar. Assim, o Eccosys lhe ajuda a mandar exatamente os pedidos certos.

Amarrando todos os pontos

O cross docking é uma modalidade de estoque cada vez mais popular. Estudamos bastante as formas de trabalhar com estoque virtual e seguimos desenvolvendo ferramentas exclusivas para facilitar a sua rotina operacional.

Esperamos que você tenha gostado das dicas de gestão de estoque virtual. Tem alguma ideia ou sugestão? Compartilhe com a gente nos comentários!

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Faça o teste grátis por 15 dias! Saiba mais em: eccosys.com.br.

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