fbpx
Histórias de e-commerce

Histórias de e-commerce: Shop4Men e o mercado de cosméticos masculinos

Histórias de e-commerce: Shop4Men e o mercado de cosméticos masculinos
Tempo de leitura: 7 minutos

Necessidades particulares, ideias inovadoras, tendências de consumo, oportunidades de investimento… Inúmeros são os motivos que levam um empreendedor a explorar o mundo do e-commerce.

Com aproximadamente 930 mil lojas virtuais ativas (BigData Corp, PayPal, 2019), o varejo on-line brasileiro apresentou uma evolução impressionante nos últimos anos. Só entre 2018 e 2019, o número de sites dedicados ao comércio eletrônico cresceu 37,59% no Brasil.

Mas apesar dos resultados animadores, uma estatística apurada pelo SEBRAE ainda preocupa os especialistas. Você sabia que 60% das lojas virtuais encerram as atividades em menos de um ano?

Diante de um mercado tão incerto (e cada vez mais concorrido), faz-se necessário questionar: qual o segredo dos outros 40%? Quais as maiores dificuldades dos negócios digitais? Afinal de contas, o que é sucesso para uma loja virtual?

Nesta série especial de posts e vídeos, convidamos alguns de nossos clientes a refletirem sobre as motivações, desafios e lições aprendidas em suas jornadas profissionais.

É bem verdade que o sucesso no e-commerce não conta com uma receita pronta. No entanto, esperamos que estes depoimentos inspirem outros empreendedores na escolha dos melhores ingredientes.

Veja outros posts da série “Histórias de E-commerce”

Shop4Men: “Be a Gentleman”

Fundada em 2013, a Shop4Men é uma loja virtual de cosméticos masculinos, dedicada ao homem moderno e suas necessidades. Referência no segmento de produtos de beleza para homens, a loja oferece itens para cuidado pessoal das principais marcas do mercado, como pasta e cera para cabelo, shampoos e cremes para o rosto e barba.

A seguir, confira a nossa entrevista com Christoph Mayer-Loos, publicitário e CEO da Shop4Men!

Como nasceu a Shop4Men e a decisão de explorar o nicho de cosméticos masculinos?

Christoph: A ideia da Shop4Men nasceu a partir de uma necessidade minha, particular. Eu sempre usei um modelador de cabelo e tinha que comprar em salão — normalmente, feminino — ou na internet — através de sites femininos também. Quando chegava a embalagem, era uma embalagem totalmente voltada para o público feminino. Nessa ocasião, quando eu recebi um pedido, tive esse insight: “Por que não criar alguma coisa que seja específica pro público masculino, voltada pra cuidados pessoais?”. Foi assim que surgiu.

Esta foi a sua primeira experiência com e-commerce?

Christoph: Foi a primeira. Não vim do universo de e-commerce, muito menos on-line. Não conhecia absolutamente nada. Conheci orçando agência, orçando ERP, orçando fornecedores… e aí, fui me aprofundando no tema.

Houve algum fator surpreendente ou diferente do esperado?

Christoph: Cara, um monte! Lembro até de uma vez com o próprio Eccosys, com o Pedro. Eu liguei p*to da vida: “Ninguém me avisou que eu tinha que comprar uma Zebra!”. Uma Zebra, pra imprimir etiquetas. Então assim, desde coisinhas bobas, de negócio mesmo, que você não tem ideia; até outras dificuldades, pra desenvolvimento de fornecedores, de conseguir algumas marcas… Você é pequeno e novo. Você não tem margem de negociação. É uma aposta que os fornecedores compram com você.

Quais foram os maiores desafios enfrentados até agora?

Christoph: Eu acho que foi mais esse começo, de conseguir construir uma marca nova, do zero… sem um aporte milionário, num mercado que não existia na época. E além de tudo, ter que convencer fornecedores tradicionais, que vendiam só em salão ou pra grandes varejistas, que a nossa loja poderia ser um canal alternativo e de boa representatividade.

Qual a maior conquista alcançada?

Christoph: Conseguir, em 5 anos de vida da loja, um número tão baixo de reclamações de clientes. Eu acho que se você pega exemplos de sites que avaliam lojas, entre todos os mais conhecidos, dificilmente você vai achar uma reclamação nossa. E se encontrar, com certeza foi solucionada. Então, eu acho o objetivo alcançado foi prestar um bom atendimento.

Ao longo dos anos, a Shop4Men teve uma variação considerável na quantidade de pedidos atendidos. Como vocês conseguiram gerenciar a operação com um time tão pequeno?

Christoph: Na verdade, eu acho que o time não é pequeno ou grande. O time é o necessário. Muita gente acha que precisa de muitos funcionários pra sair do lugar ou pra fazer alguma coisa, e não é verdade. A gente tem algumas questões que são do nosso mercado, do nosso segmento, como o espaço físico, por exemplo, que é o que preocupa quando a pessoa vai abrir uma loja.

Hoje a gente tem mais de 1.500 itens, e não precisamos de uma estrutura física gigante porque são produtos pequenos. Isso acaba ajudando muito. A parte de estrutura de pessoas, a gente conta também com parceiros, com agências especializadas. Então, muitas coisas a gente não precisa trabalhar dentro de casa. Hoje a gente faz parcerias e trabalha em conjunto com outras empresas. Terceiriza bastante coisa, mas a parte de terceirização ou fazer dentro de casa tem que fazer sentido no financeiro. Chega uma hora em que a conta não fecha se você trouxer pra dentro de casa, e faz mais sentido você contar com um profissional terceirizado, onde vai ter uma atenção e talvez até uma experiência maior do que você poderia proporcionar.

Quais são as métricas mais importantes para o seu negócio e como você realiza esse controle?

Christoph: Uma das principais métricas da loja é o faturamento, número de vendas… Não tem como fugir disso. O principal objetivo de todas as lojas é vender, faturar e lucrar, ponto final. Pra isso acontecer de uma maneira sustentável, saudável e escalonável, você precisa avaliar quanto que custa o seu cliente.

Eu acho que um dado muito importante, que eu acompanho desde o começo, é quanto custa pra eu trazer um cliente pra dentro da nossa loja, pra ele consumir. Feito isso, a gente tem 5 anos de empresa, então é uma empresa, querendo ou não, nova. Mas já dá pra gente ter uma ideia da duração de vida desse cliente dentro da Shop4Men, da recorrência dessa pessoa com a gente.

Acho que são dois passos pra que você consiga ter um sucesso na loja. O primeiro deles é você conseguir conquistar clientes. Então, você divulgar sua marca, fazer com que as pessoas venham até a sua loja e consumam.

“Eu brinco que, quando você abre a sua loja, é como se estivesse abrindo uma loja no deserto. E tem um monte de lojas com ar condicionado e um monte de lojas também no deserto. Você vai ter que pagar um jatinho, um champanhe, o ‘caramba a quatro’ pra você trazer o cliente. Então, não é barato. Pô, você gastou tudo isso e vai deixar o cliente ir embora?! Você precisa fidelizar ele”.

Essa parte de recorrência de compra é um dos dados mais importantes depois que você já tem o seu e-commerce construído. Porque é mais barato. Novamente, você volta no lucro. O que é mais barato: conquistar um novo ou manter o velho?

Em poucas palavras, o que é sucesso para a Shop4Men?

Christoph: Sucesso é você conseguir construir algo que seja sustentável, não somente uma aventura. Gerar empregos, não de forma direta somente, mas indiretamente também. Girar a economia eu acho que é uma coisa muito legal. Você ajuda todo mundo, desde quando você monta um e-commerce e precisa de caixas pra entrega. Você está contratando isso de uma empresa que contrata funcionários, então essa roda tem que girar. E até alcançar um número de vendas, de faturamento, legal. Eu acho que você constrói um negócio pra realmente crescer e faturar. Então, sucesso seria chegar nesse faturamento grande, tendo um atendimento ao cliente pra fidelizar, tudo aquilo que a gente conversou anteriormente, de forma sustentável. Isso seria sucesso.

Descubra mais

Gostou da história do Christoph? Então, visite a Shop4Men e confira as últimas novidades em cosméticos masculinos! Lá você encontra cremes, pomadas, pós-barbas, shampoos, modeladores e várias dicas de estilo!

E para saber mais sobre a operação da loja virtual, acesse o site do ERP Eccosys, sistema de gestão utilizado pela Shop4Men.

“Conseguimos processar todos os pedidos do dia em menos de 2 horas, permitindo que a gente se foque em trazer mais vendas, por intermédio de parcerias, relacionamento com clientes e gestão inteligente de campanhas de marketing. Sem uma ferramenta assim, teríamos muito tempo perdido operacionalmente e nossa empresa não iria existir”.

— Christoph Mayer-Loos, CEO da SHOP4MEN.

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Faça o teste grátis por 15 dias! Saiba mais em: eccosys.com.br.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.

Recomendações