fbpx
Gestão

ERPs tradicionais X ERPs na nuvem

ERPs tradicionais X ERPs na nuvem
Tempo de leitura: 3 minutos

O conceito de nuvem está cada vez mais presente em um mundo empresarial tão conectado. Mesmo assim, muitos ainda têm dúvidas sobre como ele funciona, sobre quais as vantagens e o que uma empresa tem a ganhar com esta inovadora maneira de armazenar programas e arquivos digitais. Os progressos e as facilidades geradas através deste recurso podem aumentar demais o aproveitamento e a eficácia na hora de gerir negócios.

Como exemplo, podemos tomar o armazenamento de um sistema integrado de gestão (ERP), que muitas vezes é colocado em um servidor e software locais. São várias as diferenças sensíveis entre o funcionamento de ERPs tradicionais e ERPs na nuvem, que partem do conforto para sua utilização e chegam até o aspecto financeiro. Vamos falar aqui de algumas dessas diferenças, explicando um pouco melhor sobre como a tecnologia de nuvem pode inovar na maneira de gerir a uma empresa.

Nuvem? ERPs na nuvem?

Antes de tudo, é importante esclarecer o que é a nuvem. Colocando em um contexto simples: a nuvem é tudo aquilo que está armazenado na internet. Isso poupa espaço em disco, aumenta a velocidade e facilidade de acesso e diminui os gastos da uma empresa com a manutenção do servidor e software de ERP. Se você utiliza serviços virtuais como a Steam ou o Dropbox, por exemplo, você está mantendo seus arquivos e dados disponíveis na web, ou seja, utilizando a nuvem.

Acessibilidade

Enquanto um ERP tradicional está acessível apenas através do servidor em que ele está armazenado, o ERP na nuvem pode ser acessado através de qualquer equipamento com conexão à internet. Isso aumenta demais o controle, a comodidade, eficácia e agilidade do administrador, pois todos os dados podem ser rapidamente consultados por ele a partir de qualquer lugar no mundo através de tablets, smartphones e notebooks.

Conveniência

Adquirir e gerir um servidor confiável que sustente todo o trânsito de dados que um ERP exige não é uma tarefa fácil e nem barata. Os custos de hardware e manutenção podem ser inconvenientes e resultar em atrasos cruciais para uma empresa. O armazenamento em nuvem corta este caminho ao mesmo tempo em que corta gastos: não existe custo de hardware e a manutenção é constante e comum, provida pelo serviço a todos os seus clientes.

Segurança

Muitos podem contestar e dizer que o ERP na nuvem não é seguro e está suscetível a hackers e acessos não autorizados. Isto não é verdade. Um servidor tradicional está tão vulnerável a um ataque quanto qualquer outro equipamento em rede, mas com a desvantagem de não contar com medidas específicas de segurança e manutenção constante que um serviço em nuvem pode oferecer. Além disso, mesmo que por algum motivo você opte por manter algum documento em seu computador, seja para backup ou para controlar o que fica disponível no servidor ou não, é possível fazer download dele a partir da nuvem a qualquer momento. Ou seja, desde que você conte com uma prestadora de serviços confiável, segurança não é algo para se preocupar.

A tecnologia está aí para facilitar os processos. As empresas que souberem utilizar melhor os novos recursos serão aquelas com maior destaque no mercado. Já aplicou o conceito de nuvem para o ERP de sua empresa? Possui dúvidas sobre como realizar esta transição? Sabe algumas outras vantagens e desvantagens para acrescentar na balança do armazenamento de ERP tradicional e na nuvem? Então comente e compartilhe sua experiência conosco!

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Faça o teste grátis por 15 dias! Saiba mais em: eccosys.com.br.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.

Recomendações