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Finanças

Frete no e-commerce: como o preço interfere na compra?

O preço do frete no e-commerce interfere na compra do consumidor?
Tempo de leitura: 4 minutos

Confira 5 tópicos relevantes sobre o tema e saiba como otimizar esse processo na sua loja virtual

Analisando os resultados financeiros do setor de e-commerce, nota-se claramente que o valor do frete representa um dos maiores custos de uma compra on-line. Geralmente, o valor é apenas menor do que o do produto. Vista como um atrativo pela maior parte dos clientes, a política do frete grátis começou a ficar cada vez mais difícil de ser mantida pela loja virtual.

Mas se economizar com o valor do frete pode ser uma boa alternativa para os lojistas, o mesmo não se pode dizer sobre a experiência de compra do consumidor. Afinal, este acaba ficando refém do repasse direto dos altos custos e, principalmente, das poucas opções de frete.

Para que você entenda como o preço do frete no e-commerce interfere na compra do consumidor, nós listamos os cinco tópicos mais relevantes sobre essa discussão. Acompanhe!

1. O alto custo do frete e o abandono de carrinho

O cálculo do frete é um dos maiores empecilhos quando falamos da conversão de vendas de uma loja virtual. A consultoria Econsultancy aponta que este fator chega a responder por 55% do total da taxa de abandono de carrinhos no e-commerce.

O total foi calculado com base em quem possui cadastro no site. Se incluirmos as pessoas que não possuem cadastro e abandonam o carrinho antes mesmo de se cadastrar, o dado aumentará consideravelmente. Por outro lado, quanto mais atrativo o valor do frete, maior a chance de converter a venda.

2. Demora ou indisponibilidade no valor do frete

Esse é outro motivo que interfere na compra do consumidor. Em temporadas com muitos pedidos de compras como na Black Friday ou antes do Natal, os gateways de frete costumam apresentar indisponibilidade ou demora no fornecimento dos valores relativos ao serviço.

Como forma de evitar complicações, escolha um gateway confiável e que preste bom atendimento. Ao avaliar suas opções, lembre-se de consultar a reputação do serviço selecionado. Além disso, dê preferência a gateways com estrutura robusta, capazes de atender a um volume maior de transações.

3. Limitação de preços e prazos de entrega

Por trabalharem com uma única transportadora, é comum que algumas lojas virtuais utilizem apenas uma tabela de valores e prazos de entrega.

A complexidade em manter os dados atualizados e centralizados resulta em preços e prazos limitados, colocando o consumidor como refém de apenas uma opção. Mas se essa alternativa não for viável, o mais provável é que o cliente busque outro e-commerce que possa atendê-lo.

4. Preços e prazos defasados

Da mesma forma que as poucas opções de preços e prazos de entrega engessam o gatilho de compra do cliente, há outro fator a se atentar. Os lojistas que utilizam uma tabela off-line de preços e prazos dos Correios, por exemplo, correm o risco de disponibilizar informações defasadas. 

Nesse meio tempo, o cliente pode se sentir insatisfeito e buscar preços mais competitivos na concorrência. Fique atento a este detalhe!

5. O frete grátis e a decisão de compra

Quando falamos a respeito do preço do frete no e-commerce, o mais importante a ressaltar é que isso não é meramente um detalhe e influencia, sim, na decisão do consumidor.

Em uma ação ou promoção, o fato de oferecer entrega grátis já garante destaque à sua loja virtual. Afinal, isso atrairá a atenção daqueles que querem, de uma forma ou outra, economizar. Com o custo de frete variando de 10% a 15% do valor do produto, oferecê-lo gratuitamente significa investir no marketing do e-commerce. E isso pode ocorrer de diversas formas, como:

  • Estabelecer um valor mínimo de compra para garantir frete grátis;
  • Proporcionar o benefício do frete grátis em uma determinada categoria de produtos;
  • Oferecer o frete grátis apenas àqueles clientes que compram com mais frequência, a fim de fidelizá-los.

A experiência do consumidor dentro do e-commerce é extremamente relevante para que ele se torne fiel à empresa e para que seja, no futuro, também um promotor da marca. Por isso, te convidamos a continuar conosco para saber mais sobre a importância da experiência do usuário no e-commerce.

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