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Operação

Picking e packing no e-commerce: dicas para a operação

Tempo de leitura: 5 minutos

Sabe aqueles comportamentos automáticos do dia a dia que nunca questionamos? Vamos para o trabalho passando pelas mesmas ruas, frequentamos sempre os mesmos lugares e até o banho tem um roteiro definido. Em nossa rotina, definimos ações repetitivas com o objetivo de tornar as tarefas mais práticas e previsíveis.

Essa ideia também se aplica ao e-commerce. É inquestionável que existem processos manuais na operação de uma loja virtual, mas realizá-los de forma eficiente deve ser uma prioridade para o gestor.

O sistema de gestão é uma peça-chave na hora de automatizar processos. Por isso, o ERP é a solução preferida por empresas que desejam ganhar velocidade otimizando a rotina de trabalho.

A seguir, reunimos algumas dicas de picking e packing no e-commerce para ajudar a sua operação a obter os melhores resultados. Confira:

Picking e packing no e‑commerce - Cestinho na coleta

Dicas de picking e packing no e-commerce

1. Separe os pedidos em cestinhos

Salvo o tamanho do estoque ou dos m² que uma loja virtual utilize pra armazenar os produtos, separar os itens de um pedido requer tempo e organização. Afinal, não é difícil confundir referências, cores e tamanhos de peças de roupa. Você pode acabar separando uma joia prata ao invés de uma dourada, por exemplo.

Para ser mais assertivo, existem algumas técnicas e dicas de picking e packing no e-commerce. Uma delas é a separação dos pedidos em pacotes individuais.

Então, que tal utilizar um cestinho para retirar os produtos de um pedido no estoque? Segurar tudo na mão pode atrapalhar os movimentos e/ou atrasar o processo. Muitas vezes, é necessário selecionar as peças novamente antes de colocá-los na embalagem, visto que os itens podem estar misturados.

Já com a coleta nos cestinhos, não tem erro. Cada pedido no seu quadrado, pronto pra embalar.

Assim, a nossa dica é imprimir o romaneio e colocá-lo dentro de um cestinho (cada pedido no seu). Desta forma, você não mistura os itens e fica tudo separado e fácil de carregar.

2. Identifique os produtos com etiquetas

Se esta dica ainda não faz parte da sua operação, preste atenção, pois ela pode facilitar muito a sua vida!

Etiquetar os seus produtos com os respectivos códigos de barra torna cada item único e localizável. Com isso, é possível agilizar a conferência e evitar erros comuns, como incluir o mesmo produto no pedido duas vezes.

Na prática, quando você tem uma etiqueta com código de barras anexada nos seus produtos, todos os itens podem ser encontrados rapidamente. Como resultado, a separação e identificação dos produtos flui melhor.

Você sabia? No ERP Eccosys, a etiqueta de produto é personalizável e pode ser impressa automaticamente, contendo informações como o nome do produto, código de barras, GTIN/EAN, unidade de medida, etc.

3. Utilize um leitor de código de barras

Como vimos, o código de barras agiliza a localização e separação dos itens no estoque. Mas para aproveitar ao máximo esse recurso, é importante contar com um ERP que dê suporte a um leitor de código de barras, como o ERP Eccosys.

Com a combinação etiqueta de produto + leitor de código de barras, a operação ganha velocidade, afinal, não é mais necessário usar mouse e teclado no processo. A “bipagem” dos pedidos é feita apenas com o leitor de código de barras, enquanto você confere os itens lidos na tela do ERP.

4. Use apenas uma impressora térmica

Com uma impressora térmica, elimina-se a necessidade de uma impressora comum. Além das etiquetas dos produtos, você pode imprimir o DANFE simplificado, a etiqueta de transporte e o romaneio simplificado.

Essa dica não apenas agiliza a expedição como também economiza papel A4 e os saquinhos plásticos usados para anexar os documentos nas caixas.

Picking e packing no e‑commerce - Impressora térmica

5. Automatize a operação fiscal de bonificação

Sabe aquela estratégia de venda de oferecer brindes (pague um e leve dois) para fidelizar o cliente? Seu ERP também pode agilizar esse processo.

Para pedidos ou itens bonificados, o Eccosys identifica a bonificação e já insere uma natureza de operação de bonificação pré-configurada nos itens ou no pedido bonificado. Tudo de forma automática.

Com isso, você não precisa se preocupar em ajustar cada nota manualmente para que os itens bonificados não atrapalhem o seu controle financeiro.

E aí, gostou das nossas dicas de picking e packing no e-commerce?
Quais dessas medidas você já utiliza? Pretende adotar alguma delas?

Queremos transformar a gestão em diversos aspectos, e isso pode começar hoje no seu e-commerce. Portanto, aproveite para reavaliar a sua operação. Às vezes, a diferença está nos detalhes.

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Faça o teste grátis por 15 dias! Saiba mais em: eccosys.com.br.

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