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Quando começar a vender em marketplaces?

Plugg.to - Quando começar a vender em marketplaces
Tempo de leitura: 6 minutos

Negócios que tinham sua renda baseada em interações sociais foram altamente impactados pela Covid-19. A quarentena que durou mais de 90 dias gerou uma taxa de desemprego de 12%, segundo o IBGE. 

Mas no meio de tantos centros comerciais fechados, um número teve crescimento: as compras realizadas pela internet.

De acordo com a Ebit|Nielsen, 32% das pessoas realizaram sua primeira compra online durante a pandemia. Tanto para quem compra quanto para quem vende o e-commerce ainda é um terreno que vale a pena ser explorado.

Por onde começar a vender na internet?

Que a internet alcança milhares de pessoas e tem muitas possibilidades é um fato público. Para quem deseja vender online (ou já vende, mas quer inserir o seu produto em mais uma vitrine), os marketplaces são ótimos canais e de baixo investimento inicial.

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O que são marketplaces?

Seguindo uma analogia simples de ser entendida, os marketplaces são como shoppings centers, onde você aproveita o alto fluxo de pessoas em um local para expor os seus produtos em uma vitrine.

Assim como os shoppings, os marketplaces possuem uma estrutura completa de e-commerce, facilitando a entrada de novos vendedores nessas plataformas.

Por que vender em marketplace?

Em 2020, os marketplaces faturaram R$ 73,2 bilhões de reais. Segundo o relatório da Ebit|Nielsen, em pedidos realizados esses números chegam a 148,6 milhões.

Esses números são de brilhar os olhos de qualquer empreendedor, porém no dia a dia, por que vender em marketplaces?

Por terem uma estrutura completa pronta, os marketplaces possuem um custo de investimento inicial baixo, muitos cobrando apenas uma comissão por pedido aprovado. Além de serem um bom ponto de partida, os marketplaces realizam diversos investimentos em ações de marketing e tráfego pago. Isto permite que o seu produto seja visto por diversas pessoas, atingindo inclusive um novo público.

Quem já vende online, pode vender também em marketplaces?

Essas plataformas de vendas são altamente escaláveis, portanto, você pode e deve incluir os marketplaces na sua estratégia de e-commerce. Combinando sua loja virtual com os marketplaces você pode potencializar o seu faturamento e conquistar novos públicos, utilizando o tráfego dessas plataformas para o seu site.

Quando começar a vender em marketplaces?

Já deu para notar que os marketplaces são ótimos canais de entrada para novos vendedores, mas também podem ser adicionados em uma estratégia de vendas online.

Só que antes de iniciar suas vendas em marketplaces, você deve alinhar alguns pontos da sua operação. Esta etapa é importante, uma vez que a experiência do cliente conta muito para a reputação e visibilidade de um  anúncio nestes canais.

Como me preparar para vender em marketplaces?

O planejamento atrelado ao foco na experiência do cliente são elementos chaves da preparação do seu negócio para vender em marketplaces. Após realizar o cadastro da sua loja nos canais desejados, existem inúmeros como na imagem abaixo:

Integrações Plugg.to - Vender em marketplaces

Você deve preparar os seus anúncios. Eles serão os seus melhores vendedores, então capriche em cada detalhe que compõe o cadastro de um produto:

  • Título – Este é o elemento que deve conter a palavra-chave pela qual o seu cliente irá procurar o produto. Em sua maioria, os canais de venda pedem a seguinte estrutura:
    • Ter até 60 caracteres;
    • Conter: Nome + Marca + Modelo + 2 características relevantes do produto, podendo ser cor, tamanho, voltagem ou algo que faça sentido para a compreensão do anúncio.
  • Descrição – A descrição é um espaço textual onde você escreve tudo sobre o produto. Procure esclarecer já nesse espaço as principais dúvidas dos clientes em relação ao seu anúncio. Desta forma, o potencial comprador não precisa ficar migrando de anúncio em anúncio atrás de informações complementares sobre o produto.
  • Ficha técnica – Além de apresentar as principais informações sobre o produto, a ficha técnica assume um papel importante nos filtros de busca dos marketplaces. Por isso, capriche na hora de preencher essa etapa.
  • Imagem – Ao fotografar seus produtos, procure captar imagens nítidas. Assim, quando o seu cliente receber a encomenda, o item será como visto no anúncio.

Centralize a sua operação

Prestar um bom serviço ao cliente pode ficar difícil conforme o crescimento da sua operação. Quanto maior a quantidade de marketplaces em que você anuncia, mais guias em seu navegador você terá que abrir e em mais painéis você terá que dividir a atenção.

O ideal é centralizar esses canais e automatizar algumas ações, como cadastro de produto, envio de anúncios e sincronização de estoque, por exemplo.

Utilize um hub de integração para centralizar e facilitar o dia a dia das vendas.

Atendimento ao cliente

Esteja preparado para atender bem o seu cliente, afinal, o atendimento começa bem antes de uma venda. Por isso, sempre responda de forma completa dúvidas sobre o seu anúncio. Depois que o pedido for aprovado, fique atento ao SAC e aos pedidos de troca.

No momento do envio, sempre utilize embalagens que protejam o produto. Além de reduzir danos ao produto, isso diminui a taxa de trocas por defeitos.

A hora de vender em marketplaces é agora!

O hábito do consumidor está cada vez mais digital. O dia dos pais de 2021 representou bem essa mudança, já que mesmo com a reabertura do comércio físico, a data movimentou R$ 6,2 bilhões no e-commerce, crescendo 15% a mais comparado a 2020.

Vender na internet não é um bicho de sete cabeças, mas assim como o varejo físico, precisa de planejamento. Além disso, ex um diferencial arrematador: você não possui barreiras para o crescimento do seu negócio.

Dica bônus

Se vender em vários marketplaces está na sua estratégia, você precisa dessa dica bônus!

Para vender em vários marketplaces, o seu negócio vai precisar de uma ajuda, por isso a Plugg.To existe. Com mais de 50 marketplaces integrados, você consegue centralizar todos os seus canais de venda e não se preocupar com nada quando o assunto é sincronização de estoque.

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