Nos últimos anos, o home office nos ensinou que estar todos os dias na sua empresa não é um requisito para obter sucesso. Portanto, deixe de se preocupar com suas constantes viagens e negócios fora do seu local de trabalho!
Aprenda a gerenciar o seu negócio a distância, com muito mais qualidade de vida e tranquilidade para tomar as decisões certas.
Conteúdos do Post
1. Sua empresa não é você
Muitos empreendedores pensam que sem a sua presença no ambiente de trabalho as coisas não vão andar sozinhas. Para eles, é preciso acompanhar todas as decisões do negócio e gerenciar de perto todas as pessoas que trabalham na empresa.
Mas se você pensa dessa forma, pare e reflita por um instante. O que acontece se você ficar doente? Se precisar tirar férias? Se tiver que se ausentar por motivo de doença?
Sua empresa não pode parar, por isso, desvincule-a da sua pessoa. Acredite em sua equipe, e então você poderá deitar a cabeça no travesseiro com menos preocupações.
2. Defina metas e objetivos
Uma equipe bem estruturada tem metas e objetivos bem definidos, um cronograma a ser cumprido e prazos para obedecer. Se você deixar as regras bem claras e as pessoas conscientes do seu papel dentro da empresa, elas saberão como desenvolver o seu trabalho mesmo que você não esteja lá.
3. Tenha indicadores de desempenho
Para cada meta e objetivo, você deve ter um indicador de desempenho. Assim, o interessante é que você tenha uma forma de acompanhar estes números a distância.
Existem ferramentas de gestão de tarefas e projetos que podem auxiliá-lo, já que você pode monitorar o desenvolvimento do trabalho de qualquer lugar do mundo (inclusive do home office).
4. Invista em sistemas de gestão online
As ferramentas de gestão empresarial estão se mudando para a nuvem, ou seja, para a internet, onde podem ser acessadas de qualquer lugar, por qualquer pessoa autorizada. Então, aproveite esta facilidade e invista em um sistema de CRM para gerenciar os clientes e um bom ERP para gerenciar a operação do seu negócio.
Você vai perceber que mais de 80% das atividades da sua empresa podem ser gerenciadas a distância. Como resultado, pode tirar o peso de ser um gestor ausente das suas costas.
5. Delegue responsabilidades
Você não precisa ser onipotente e onipresente na sua empresa para que ela gere resultados. Basta saber delegar responsabilidades, treinar as pessoas e mantê-las motivadas com o trabalho.
Quando um funcionário é responsável por alguma decisão, ele se sente parte do negócio e assume para si o desafio de fazer com que as coisas deem certo.
Nada melhor do que ter uma pessoa assim para confiar e delegar atividades com as quais você não precisa se preocupar.
6. Tenha encontros regulares com a sua equipe
Por mais que a sua rotina seja externa à empresa, marque encontros periódicos com a sua equipe, pois o contato é extremamente importante para uma relação de confiança.
Mesmo que esteja em home office, marque uma videoconferência por Skype ou outra ferramenta similar. Tenha um canal de comunicação aberto com a sua equipe e mantenha-se receptivo à críticas e sugestões.
7. Recompense
Gerenciar um negócio do home office requer uma equipe responsável e motivada. Por isso, cobre por resultados, mas também recompense as pessoas pelo esforço empreendido.
Oferecer vantagens para quem cumpre os prazos, bônus por produtividade e também a possibilidade de crescimento profissional são algumas formas de manter as pessoas comprometidas com o negócio. Isso é ainda mais necessário caso você não esteja lá todos os dias.
Lembre-se de usar a tecnologia a seu favor para facilitar a gestão do seu negócio a distância. Para isso, você deve investir nas ferramentas adequadas, como um bom ERP, e deixar as pessoas certas para trilhar o caminho do sucesso. Experimente!