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Marketing

Live commerce: como e por que fazer uma live de vendas?

Live de Vendas - ANYMARKET e Eccosys
Tempo de leitura: 10 minutos

Segundo o relatório de tendências para o consumidor do futuro, organizado pela World Global Style Network (WGSN), a live de vendas é uma das grandes estratégias de marketing digital para serem exploradas nos próximos anos.

Ao realizar uma transmissão ao vivo, você apresenta seu produto ou serviço de forma mais humanizada, tirando dúvidas instantaneamente e dialogando de maneira próxima com o consumidor que te assiste. Dessa forma, pode aumentar suas vendas consideravelmente.

Caso você não esteja familiarizado com o termo, fique tranquilo! Neste artigo, você descobre ideias para live de vendas, explicações sobre o assunto, vantagens em fazer uma transmissão em tempo real e muito mais.

O que é live de vendas?

A live de vendas (também conhecida como live commerce) consiste em transmitir ao vivo determinada ação que visa aumentar a saída de produtos e trazer resultados para lojas físicas e virtuais.

A ação visa estimular vendas on-line e interatividade no mesmo lugar, a fim de que o consumidor se aproxime da sua loja mesmo que on-line. Assim, as pessoas conseguem saber mais sobre seu produto, tirar dúvidas e desenvolver uma relação com sua marca.

Live de vendas - O que é live de vendas

É importante que a live de vendas seja uma estratégia macro, estruturada de maneira assertiva. Ou seja, abrir uma transmissão sem um objetivo definido e sem diferenciais que chamarão a atenção do usuário pode não gerar tantas vendas.

Origem do live commerce

As lives de vendas foram criadas na China, em 2016, inspiradas das transmissões feitas por comediantes, influenciadores e gamers, que recebiam presentes durante a ação e conversavam abertamente com os fãs.

A estratégia começou a se tornar cada vez mais comum – e assertiva – de forma que, só em 2020, movimentou 200 bilhões de dólares no país, segundo dados do Estadão. A estimativa é que o “e-commerce social”, nome dado a esse tipo de ação, fature mais de 600 bilhões de dólares até 2027.

Hoje em dia, grandes lojas, como Ri Happy, Dolce & Gabbana, já fizeram ações de live commerce. A facilidade de adaptação da estratégia é tamanha que até marcas de carros estão se tornando adeptas.

Com tantos resultados sendo entregues em outros países, lojistas brasileiros que se interessam por ações inovadoras já estão investindo na estratégia. Segundo a Exame, as transmissões ao vivo são uma das grandes tendências no comércio on-line, principalmente durante a pandemia, na qual as pessoas têm praticado o isolamento social e feito suas compras virtualmente.

Live de vendas - Origem do live commerce

Portanto, independentemente de você trabalhar com e-commerce ou com marketplace, investir em uma live de vendas para sua loja é uma ótima estratégia, principalmente em datas comemorativas.

Como fazer sua live de vendas?

Antes de iniciar a transmissão ao vivo, é importante ter uma estratégia bem estruturada. Por isso, separamos ideias para sua live de vendas que farão ela ser organizada e assertiva na hora de trazer conversões.

1. Defina a plataforma

Você pode fazer sua live de vendas no Instagram, no YouTube e em plataformas específicas para live commerce, como a 4show, a Alive Haus e a Mimo, as quais possuem funcionalidades que auxiliam a demonstrar os produtos de forma mais estratégica.

As plataformas especializadas em transmissões ao vivo permitem que você faça a live, interaja com as pessoas e venda os produtos no mesmo lugar.

Dessa forma, são mais completas e evitam que o usuário precise abrir o seu e-commerce, pesquisar pelo item e enfim realizar a compra – passo que pode afastá-lo da conversão, por levar mais tempo e trabalho.

2. Pense no roteiro da transmissão

Organizar sua live e o que será mostrado nela é fundamental para que ela seja um sucesso. Por isso, definir um roteiro de produtos é uma maneira de zelar por bons resultados.

Pense de forma coerente no que será demonstrado ao consumidor, elenque os diferenciais de cada item antes de mostrá-lo (o que aumenta as chances de conversão) e pense em como valorizá-lo ainda mais.

Live de vendas - Roteiro da live

Nos casos de lives de vendas de roupas, por exemplo, é preciso ficar atento à estação do ano – para não oferecer roupas de calor no inverno –, à demonstração do produto e às tendências vigentes no segmento.

Contar com modelos para vestir cada peça da loja é uma forma de demonstrar o caimento dela no corpo. Além disso, você pode propor um esquema de desfile e oferecer uma estratégia de vendas casadas para o look completo, o que aumente as chances de conversão.

3. Crie um cenário

Cuidar do ambiente antes da transmissão é importante para que o usuário goste do que está vendo e fique mais tempo na sua live. Além disso, um cenário bem construído pode ser sinônimo de mais resultados.

Nesse sentido, o primeiro passo é contar com uma boa iluminação, com foco na luz branca. As famosas ring lights podem te ajudar nesse processo. Caso você não conte com uma, fazer a live em frente à janela pode ser suficiente.

O fundo ideal para sua transmissão é o branco. Junto da iluminação de qualidade, esses elementos garantirão que seus produtos sejam vistos em detalhes, sem elementos atrapalhando o foco.

Live de vendas - Cenário da live

Inserir itens que conversem com seu público-alvo também é uma boa ideia. Para quem trabalha com peças de computador, luzes de LED colorido ao fundo e objetos da cultura geek são bons exemplos. Apenas certifique-se de ser minimalista ao criar a composição, afinal, o foco deve permanecer no seu produto.

4. Conte com especialistas

Apresentadores, equipe de backstage e estrutura de especialistas certamente trarão resultados mais assertivos para sua loja. No entanto, se a verba tiver curta, é possível fazer uma live mesmo assim, desde que você se prepare com antecedência e conte com ajuda.

Colaboradores que sabem mexer com tecnologia podem ajudar no backstage, desde que pesquisem sobre a plataforma de transmissão que você utilizará de antemão, a fim de utilizá-la da melhor maneira.

Vendedores desinibidos podem assumir a apresentação e garantir que ela será feita da melhor maneira. Assim, você garante uma live de sucesso e organizada.

5. Foque na prática

A melhor maneira de despertar desejo no consumidor é demonstrar o produto na prática, ressaltando sua usabilidade e seus pontos fortes. Lojistas do segmento de cosméticos e de maquiagem, por exemplo, podem aplicá-los durante a transmissão.

Live de vendas - Foque na prática

Já aqueles do ramo de moda podem propor desfiles e dar dicas de diferentes utilizações das peças. Dessa forma, você aumenta o desejo do usuário.

6. Use datas comemorativas a seu favor

As datas comemorativas são grandes momentos do ano. Realizar lives de vendas no Dia dos Namorados, no Natal, na Black Friday e em outras épocas que tendem a ter grandes saídas é uma maneira de aumentar seus resultados grandiosamente.

Uma ideia é prometer descontos e surpresas durante a live, que prenderão o usuário na transmissão para que ele confira os benefícios. Apenas certifique-se de cumprir com o que foi dito, oferecendo vantagens reais.

7. Divulgue a live

Divulgar a live com antecedência, em diferentes redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, além de disparar e-mails avisando sua base de clientes. É uma maneira de ter bons números de visualização.

Nas peças de divulgação, abuse dos gatilhos de urgência e de escassez, criando frases como “apenas para quem estiver assistindo a live” ou “desconto disponível durante a transmissão”. Eles chamam a atenção do usuário e despertam o desejo de acompanhar toda a ação.

8. Foque em produtos específicos

Para que os usuários assistindo a live de fato interajam com sua marca e tenham vontade de comprar os produtos, é válido nichar o que será mostrado. Assim, você diminui as chances de oferecer algo que não se alinha aos desejos do público-alvo.

9. Responda aos comentários

Um dos maiores benefícios de realizar uma live é a interatividade. Por isso, responda aos comentários dos usuários o máximo que puder, afinal, um cliente sem dúvidas vê mais valor no produto e, automaticamente, tem mais chances de comprá-lo.

Live de vendas - Responda aos comentários

Vantagens em fazer uma live de vendas

A live de vendas pode trazer outras vantagens além de aumentar as conversões da sua loja virtual. Confira!

1. Aumento da visibilidade

Realizar uma transmissão ao vivo, na qual você interage com os consumidores e demonstra seus produtos, assim como seus diferenciais, é uma maneira estratégica de aumentar a visibilidade e a presença da sua marca on-line.

Por isso, seja educado, receptivo e carismático. Uma boa reputação on-line é tão importante para suas vendas quanto ações estratégicas de marketing.

2. Interatividade em tempo real

Na era do digital, a personalização e a humanização surgem como tendências, também segundo o relatório da WGSN. Todos buscam, cada vez mais, por atendimentos em que se sintam respeitados e acolhidos.

Logo, a transmissão ao vivo é uma forma de atender a essa necessidade sentida pela população, estabelecendo contato entre as pessoas mesmo que não presencialmente,

3. Captação de leads

Que tal lançar um material rico durante sua live e captar novos leads para sua base de e-mails? É possível oferecer um ebook, um infográfico ou outro formato de conteúdo e atrair mais pessoas para sua comunidade.

Dessa forma, você não terá resultados apenas durante a transmissão, como pode fazer estratégias para trabalhar vendas depois dela, utilizando a base de leads construída durante a live.

4. Aumento das vendas

Evidentemente, o aumento das vendas é outro grande benefício das lives. Ao mostrar o produto, ressaltar seus benefícios e tirar as dúvidas dos consumidores, as chances deles realizarem uma compra em seu site ficam maiores.

A live de vendas é uma das grandes tendências para os próximos anos. Quer receber mais conteúdos sobre estratégias para conversão on-line? Então, cadastre-se na newsletter do ANYMARKET clicando na imagem abaixo e fique de olho em sua caixa de e-mails!

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