Um dos mais importantes controles que qualquer empresa deve fazer é o controle financeiro. Por meio dele, é possível medir mais facilmente os resultados dos negócios. Estar com as informações bem alinhadas e com um sistema funcionando perfeitamente não garante só dinheiro no caixa e pagamento dos funcionários, mas oferece uma segurança e otimização de processos para todos da empresa.
Separamos algumas dicas para que você possa otimizar o controle financeiro do e-commerce e acompanhar de perto esse processo tão importante para o seu negócio.
Conteúdos do Post
Planejar, planejar e planejar!
O planejamento financeiro é essencial para que você mantenha seu fluxo de caixa em dia e o seu capital de giro constante e preparado para as adversidades do mercado. Em geral, quando se faz o planejamento estratégico de uma empresa, pensa-se nos próximos cinco anos de atividade, elaborando um fluxo de entradas e saídas, despesas extras, investimentos, enfim, tudo o que você possa vir a necessitar ao longo deste período. Assim é possível prever a necessidade de captação de recursos, bem como as condições para pagamento de empréstimos e fornecedores.
Controle o seu estoque
Não é à toa que os japoneses são os mais eficazes no modelo de produção enxuta. Eles mantêm apenas o estoque suficiente para ter a produção em andamento. Se você se espelhar neste modelo de negócio e mantiver um estoque bem controlado, não precisará de espaço extra para armazenar produtos. Além disso, dificilmente ficará sem produtos em estoque para enviar aos clientes. Otimização de espaço e recursos com um simples cuidado!
Concentre as vendas num único lugar
O controle de vendas pode acabar ficando disperso se você tem diversas maneiras de mensurá-lo. Procure centralizá-lo, pois assim você terá condições de averiguar onde atuar para alavancar as vendas e potencializar o seu financeiro.
Negocie com os fornecedores
Para manter um controle financeiro do e-commerce mais constante, procure negociar as datas de pagamento com os seus fornecedores. Concentre-as nos momentos em que você sabe que haverá entrada de dinheiro. Não será preciso atrasar as contas e todos ficam satisfeitos sabendo exatamente quando o pagamento irá acontecer. No caso de um imprevisto, não deixe de comunicar ao seu fornecedor. Isso demonstra que você está agindo de boa fé e que deseja manter a parceria no ganha-ganha.
Sem tempo pra tudo isto? Contrate um especialista
Administrar as finanças de uma empresa não é para todo mundo… E se esta tarefa não é para você, não hesite em contratar alguém que possa lhe auxiliar. Um especialista poderá dar mais dicas de como otimizar o controle financeiro do e-commerce e trazer soluções que você sequer imagina, pois ele está acostumado com o mercado e a atividade.
O negócio cresceu além do esperado? Compre um sistema de gestão financeira!
Se o seu negócio cresceu demais e o controle financeiro “caseiro” não dá conta, aposte num software de gestão financeira. Existem opções muito boas no mercado, para todos os gostos, que podem trazer diversas vantagens, como relatórios detalhados que auxiliam na tomada de decisão de maneira imediata.
Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma a acrescentar? Colocando-as em prática, certamente você estará no caminho certo para manter o controle financeiro do e-commerce otimizado, ganhando tempo, dinheiro e recursos que podem ser aplicados em novos empreendimentos!