O e-commerce segue em franca expansão no Brasil e no mundo. Pessoas dos mais diversos nichos estão vendo os benefícios de empreender no mundo virtual e isso está ampliando o número de empresas digitais e aumentando consideravelmente a concorrência. Por essa razão, quem quer continuar experimentando bons lucros no setor precisa aprimorar cada vez mais os seus processos e finalizar melhor as vendas. Quer descobrir como? Então conheça as 5 dicas fáceis para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual. Confira!
1. Tenha um site responsivo
Com a popularização dos smartphones e a ampliação de redes de Wi-Fi, 3G e 4G, as pessoas estão acessando a internet cada vez mais através dos seus aparelhos celulares. Isso indica, consequentemente, que um dos passos mais essenciais para quem quer aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual é tornar o seu site responsivo.
Essa estratégia consiste em fazer com que suas páginas e seu conteúdo sejam adaptáveis, se moldando ao tipo de dispositivo e o tamanho de tela na qual o cliente está visualizando o seu e-commerce. Se seu endereço não é assim, você certamente está perdendo um público precioso e abrindo espaço para seus concorrentes.
2. Garanta estabilidade e rapidez
Um dos principais motivos para os clientes abandonarem o carrinho de compras ou desistirem de ver os produtos do e-commerce é a lentidão no carregamento das páginas ou até mesmo links quebrados. Isso demonstra amadorismo e gera desconfiança, algo extremamente indesejável para uma loja virtual que queira aumentar a taxa de conversão.
Portanto, teste cada detalhe, cheque a navegação, cuide de suas imagens e garanta que seu endereço funcione bem para qualquer tipo de conexão. Existem diversas ferramentas para monitorar tudo isso (como o Google PageSpeed Insights) e melhorar a experiência do usuário.
3. Invista de verdade no marketing digital
Ter uma loja virtual e não investir em marketing digital para aumentar a taxa de conversão é um contrassenso, mas a verdade é que muitos empresários da internet ainda cometem esse erro.
Acima de tudo, use boas ferramentas de e-mail marketing — sempre monitorando abertura, cliques e rejeição —, tenha um blog com conteúdo de qualidade para atrair leads qualificados e produza um newsletter da forma correta, focando no texto e em boas palavras-chave.
4. Valorize seus produtos
Outro ponto crucial para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual é valorizar os produtos que você está vendendo. Lembre-se de que, diferentemente da loja física, o cliente não pode tocar e ver as mercadorias, cabendo ao seu site fazer uma descrição extremamente detalhada de tudo aquilo que for relevante — e não apenas copiar as especificações do fabricante.
O mesmo cuidado precisa ser tomado com as imagens: garanta fotos de excelente qualidade, mas com o cuidado de não fazer com que acabem pesando no tempo de carregamento das páginas.
5. Passe credibilidade
Um dos grandes medos dos clientes virtuais é de serem vítimas de crimes digitais. Por isso, especialmente se a sua loja ainda estiver começando a ganhar espaço, procure passar o máximo de credibilidade e autoridade para o seu público, pois isso otimizará a conversão em vendas.
Use certificados de segurança, defina bem suas políticas de privacidade, estabeleça critérios claros de troca e logística reversa, deixe telefones de contato e endereço físico da sede visíveis em todas as páginas e, se possível, faça parcerias com grandes marcas do setor.
Essas são algumas das melhores dicas para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual! Gostou de conhecê-las? Ficou com alguma dúvida? Então enriqueça nosso debate sobre aumentar a taxa de conversão e deixe seu comentário aqui no blog!
Muit boas as dicas, parabéns!
Sensacional a postagem, acredito que esses pontos são premissas básicas para qualquer e-commerce, realmente nenhuma loja virtual que deu certo chegou onde chegou sem seguir esses passos corretamente. Indo um pouco mais a fundo no assunto, acredito que um outro ponto bem interessante para aumentar a conversão seria identificar e excluir os pontos de fuga no momento em que o cliente estiver efetuando a compra, deixando-o mais decidido em tomar essa decisão. Tem um artigo de outro blog que fala exatamente sobre isso, acredito que seja bem interessante a leitura. https://www.weblink.com.br/blog/e-commerce/conversao-loja-caiu/