Se você é um empreendedor do ramo de e-commerce, com certeza já passou algumas horas tentando saber por que os índices de abandono do seu carrinho de compras são tão altos. Apesar de preocupante, é preciso entender que o problema é bastante comum no meio e que afeta empresas de todos os portes.
Mas há solução? Sim, e ela está aliada a diversos fatores, ou seja, não existe fórmula mágica, mas comportamentos capazes de diminuir muito os índices de abandono do carrinho de compras. Confira 6 dicas para diminuir o abandono de carrinho de compras.
Conteúdos do Post
Experiência do usuário
Se a experiência for positiva, as chances de conclusão da compra são muito maiores. Trabalhe para oferecer design responsivo, fique atento ao tempo de carregamento das páginas, ofereça fotos com zoom na descrição de seus produtos e um sistema de avaliações e comentários e simplifique as etapas cadastrais para que o processo de compra seja ditado pela agilidade. Evite frustações: usuários não perdoam empresas despreparadas!
Chat online
O cliente pode estar inseguro em realizar a compra por não ter encontrado uma informação a respeito do produto por ter ficado com dúvidas sobre alguma de suas funcionalidades. O chat online é capaz de reverter essa situação, pois proporciona atendimento em tempo real. Além da resposta precisa, o usuário reconhece o diferencial que você oferece e passa a confiar mais no seu e-commerce.
Remarketing
O remarketing atinge pessoas que acessaram determinados produtos, inseriram no carrinho, mas, ao final do processo, desistiram da compra. É muito mais fácil e rentável investir em quem já demonstrou algum tipo de interesse. Dificilmente seu produto passará despercebido aos olhos do cliente que quase o adquiriu. O remarketing é uma das estratégias que oferece melhor retorno e taxas de conversão atualmente.
Segurança e credibilidade
Não permita que seus clientes desconfiem da sua boa fé: existem várias maneiras de comprovar o profissionalismo de sua empresa. Publique depoimentos de compra positivos, seja presente nas redes sociais e interaja a fim de despertar o engajamento, exiba em todas as suas páginas seu certificado de segurança, deixe visível a política de trocas e devoluções, ofereça mais de um canal de atendimento e foque sempre em inovações que sejam capazes de despertar a confiança do usuário.
Formas de Pagamento x Formas de Entrega
Essa etapa também é uma das responsáveis pelo alto índice de abandono do carrinho de compras. A melhor estratégia é aumentar as possibilidades do cliente: ofereça todas as formas de pagamento possíveis e alie-as a formas de entrega diversificadas. A entrega agendada é preferência de muitos clientes que optam pelo recebimento em horários específicos, a fim de evitar futuras dores de cabeça. Sua loja virtual conta com essa opção? Pense nisso e invista em melhorias.
O abandono do carrinho de compras é um problema de difícil resolução porque não está concentrado em uma única ação. Para diminuir os índices, é necessário focar no cliente e entender não somente como ele pensa, mas também como se ele comporta em um processo de compra.
Agilidade no prazo de entrega
Esse ponto crucial do processo de compra é, muitas vezes, responsável pelo número excessivo de abandono do carrinho de compras. Evite prazos longos: os consumidores têm pressa no recebimento do produto. Mantenha os meios de entrega mais populares, mas não se esqueça das parcerias com transportadoras. Ofereça o máximo de opções possíveis, pois existem clientes dispostos a pagar um pouco mais caro para receber o produto em um prazo satisfatório. Caso você tenha um estoque capaz de prestar atendimento, ofereça a opção de retirada da mercadoria sem taxas e faça disso um diferencial.
Prever comportamentos permite oferecer experiências de usuário muito satisfatórias. Mas, para atingir esse patamar, os empreendedores precisam de muita dedicação e investimentos constantes em mudanças.
Agora que você entende mais sobre o assunto, que tal focar nas melhorias? Divida com a gente seus planos, comente!
Bacana.
Obrigado, Januário!
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