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Black Friday 2021: e-commerce manteve alta

Black Friday 2021: E-commerce manteve alta
Tempo de leitura: 5 minutos

Mesmo com diversas ações propostas por lojas de todos os tamanhos, Black Friday 2021 tem resultados abaixo do esperado.

A Black Friday já se consolidou como a data de quem quer economizar nas compras. Nesse sentido, os descontos podem não ser conforme o esperado, mas a expectativa sempre é alta.

Em contrapartida, com o passar das edições, uma coisa é certa: o consumidor aprendeu a pesquisar. Para garantir o menor desgaste no bolso, muitos brasileiros começam a pesquisar preços antes – pelo menos 30 dias. Ou seja, a corrida para conquistá-los também precisa começar cedo, tendo em vista que todos estavam atentos a diversos ambientes virtuais e físicos.

Neste cenário, o e-commerce manteve alta, mas índices da loja física não atingiram o esperado.

Foto: Ana Clara Pontes/g1

Novembro é tempo de as lojas apresentarem ofertas e oportunidades “imperdíveis” para captar mais clientes, o que tende a gerar resultados positivos. Porém, a expectativa para a retomada das vendas ficou acima da realidade, conforme apontam dados já estabelecidos.

“Levantamento obtido pelo Valor, da consultoria Virtual Gate, sobre tráfego em lojas em 1,9 mil pontos (um bom indicador de vendas) mostra que a circulação subiu só 1,6% na Black Friday. É uma alta tímida sobre a base fraca do ano passado, quando a maioria dos pontos de venda estava fechada. Era esperado um aumento de tráfego de 5% a 10% na comparação com 2020. Em relação a 2019, há retração de 47,2% na circulação”.

E-commerce manteve em alta; venda online cresce 4,5%

No online, o cenário foi mais tímido em relação a 2020, mas manteve alta (4,5%). No ano passado, com a pandemia, o boom foi muito maior do que o esperado (25%) – difícil de competir.

Agora, 2021, a Neotrust fez um levantamento com o número total de compras realizadas via e-commerce – 0h de quinta-feira (25) até às 23h59 de sexta-feira (26)-, e os dados revelam questões interessantes. Confira:

Criado por Rochak Shukla – br.freepik.com

• O faturamento no e-commerce no dia 26, dia oficial da Black Friday, foi pouco mais do que R$ 4 bilhões. O dado representa um aumento de 4,5% em relação ao faturamento de 2020.

• Nas 48h em questão, foram feitos 7,6 milhões de pedidos. O resultado é 0,5% menor do que 2020, enquanto o tíquete médio nacional das compras foi 6,4% superior (R$ 711,38). Inflação e o aumento dos preços podem ser responsáveis pela maior cautela dos consumidores.

A Ebit/Nielsen também disponibilizou uma pesquisa que mostrou que quase 15% dos entrevistados procuraram por promoções de alimentos. Semelhantemente, o Google apontou que “picanha” foi um dos itens pesquisados com grande frequência na data.

Do mesmo modo, a categoria de alimentos ficou no top 10 mais procurados em 2021. “O número de pedidos de alimentos e bebidas no comércio online cresceu 10%, e o volume de vendas, 17%”.

Além de alimentos, as categorias com maior número de pedidos, ainda conforme a Neotrust, foram:
  1. Moda e Acessórios
  2. Beleza e Perfumaria
  3. Telefonia
  4. Eletroportáteis
  5. Eletrodomésticos
Não se tratando de volume de vendas, algumas categorias tiveram maior faturamento:
  1. Telefonia
  2. Eletrodomésticos
  3. Eletrônicos
  4. Informática
  5. Móveis

Em outro ponto de vista, a região que mais participou das compras do e-commerce foi a Sudeste, com 61%, enquanto o Nordeste (16%) e Sul (14%) mantiveram uma participação mais baixa, embora mais marcante em relação ao Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).

Se tratando da faixa-etária, cabe avaliar que o público de 26 a 50 anos é o grande protagonista do cenário virtual. Juntos, somam quase 70%. A partir desta idade e antes, a aposta foi mais simples:
  • 26 e 35 anos – 35%
  • 36 a 50 anos – 34%
  • Até 25 anos – 17%
  • Mais de 51 anos – 14%

Case de sucesso: Black Friday no ERP Eccosys

O ERP Eccosys é um sistema de gestão para e-commerce que agiliza e otimiza a operação de lojas virtuais há 10 anos. O sistema está preparado para gerir altos volumes de dados durante todo o ano, especialmente na Black Friday.

Somente no dia 26/11/21, o ERP Eccosys processou quase 20 mil notas fiscais e mais de 27.500 pedidos. Durante o fim de semana, 25 a 28/11, foram aproximadamente 80 mil pedidos registrados e processados pelo Eccosys.

Ou seja, além da qualidade e precisão no funcionamento, o ERP manteve uma disponibilidade de 100%, mesmo quando a Black Friday registrou um crescimento de 237,37% em pedidos por dia em comparação ao mês de outubro.

Assim, aqui na Eccosys o e-commerce manteve alta também no ponto de vista da agilidade nos processos.

Os clientes e parceiros do nosso sistema de gestão estão preparados para lidar com uma operação escalável, saindo na frente na separação, faturamento e expedição de pedidos.

Além disso, ao automatizar processos, o índice de erros é reduzido. O que aumenta é o tempo disponível para as pessoas atuarem em funções mais estratégicas, tendo vista que elas não precisam se dedicar a tarefas repetitivas e manuais.

Investir em um bom ERP é garantir mais agilidade e eficiência para a sua loja virtual.

Solicite uma demonstração acessando www.eccosys.com.br

Fontes: Valor Econômico, G1 Economia.

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Faça o teste grátis por 15 dias! Saiba mais em: eccosys.com.br.

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