O marketplace transforma o e-commerce em um shopping virtual, potencializando vendas. Trata-se de um lugar para o vendedor crescer e aparecer. Ele é, portanto, o caminho mais rápido para deixar o seu produto perto dos consumidores. Esse consumidor, estando no marketplace, é captado por cross-selling — o cliente pode comprar um telefone celular, por exemplo, e, durante o processo de venda, o site apresentará outros itens complementares, como fones de ouvido, bateria extra ou capinha — no check-out ou na própria navegação.
Aqui no Brasil, temos alguns exemplos de marketplace, como Mercado Livre, B2W (Americanas, Submarino e Shoptime), CNova (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra), Walmart e Rakuten. Quer saber mais sobre as vantagens do marketplace? Continue lendo!
Marketplace: vantagens para todos
As vantagens do marketplace beneficiam as três esferas envolvidas no processo de venda: o consumidor, o e-commerce que faz o papel de marketplace e os parceiros que vendem nesse espaço.
Para o consumidor, a principal vantagem do marketplace está na grande quantidade de ofertas e preços. Isso faz com que ele não precise sair do site para comparar preços, já que um mesmo item é vendido por diversos fornecedores dentro do marketplace.
Já para o e-commerce que está abrigando o marketplace, a gestão de uma quantidade cada vez maior de produtos à venda tem algum custo e é difícil. Ter parceiros que vendam os produtos em seu espaço e que sejam responsáveis pela maior parte dos processos (imagens, textos, títulos, preço, estoque etc) é mais vantajoso para o e-commerce. Oferecer vários produtos torna-se um ponto a favor para o varejista, que deixa o cliente mais distante da possibilidade de perdê-lo para o concorrente.
Por fim, para os parceiros que vendem os seus produtos em marketplace, a maior vantagem é a oportunidade de aparecer em grandes redes varejistas e alcançar mais facilmente o seu público.
Marca mais forte
Marketplaces atraem muitos visitantes todos os dias, e uma marca menos conhecida pode começar a se destacar a partir do momento no qual outras marcas maiores trazem mais e mais pessoas para esse espaço.
Maior relação custo-benefício
O lojista só paga a comissão dos produtos que vende. Apesar de a comissão parecer alta em um primeiro momento, lembre-se de que a burocracia em torno das transações, sistemas antifraude, tráfego e mídia ficam por conta do marketplace.
Integração para dar certo
Um dos pontos que dificulta a vida do pequeno lojista que deseja vender em marketplaces é a integração da plataforma do seu e-commerce com o do parceiro. Essa é uma questão que nem sempre a área de TI consegue resolver, fazendo com que, muitas vezes, esse problema seja solucionado de forma pouco automatizada, por meio de planilhas ou cadastros manuais, por exemplo. É possível, entretanto, integrar plataformas virtuais com soluções criadas para esse fim, o que poupa tempo e dinheiro. Ter os sistemas integrados facilita o acompanhamento do desempenho e a administração das ofertas.
Venda no marketplace com o Eccosys, mesmo sem loja virtual
Por meio de uma parceria do Eccosys com o Integra Commerce, você expõe os seus produtos em marketplaces, mesmo sem ter uma loja virtual. O cadastro e a gestão dos seus produtos ficam centralizadas no ERP (sistema que integra todos os dados e processos) e todas as vendas são geridas em um único lugar, tendo o esto
que centralizado e controle total sobre os itens.
Ficou interessado em levar o seu negócio para um marketplace no e-commerce? Acha que vale a pena fazer essa migração? Então confira outras dicas sobre como esse assunto e muitos outros curtindo a nossa página no Facebook!