O marketing do e-commerce é uma arena de briga pesada, e se você for tentar brigar contra os gigantes, dificilmente vai ter sucesso. Para conseguir emplacar uma boa operação de e-commerce, você precisa escolher um bom nicho de produto para atacar!
Sabe a lenda do calcanhar de Aquiles? Você tem que atacar no ponto fraco pra conseguir sucesso. Este é o jeito pra pensar quando você quer trabalhar com e-commerces.
Nessa briga toda, a palavra mais sexy do momento é “nicho”. Conseguir encontrá-lo e persegui-lo é o desafio máximo dos marketeiros digitais atualmente.
Este post é parte de uma série que tem por objetivo descobrir se o seu projeto de loja virtual tem boas chances de sucesso.
Confira o primeiro post da série: Como achar o público-alvo ideal para o seu e-commerce?
Conteúdos do Post
Como achar o nicho de produto para minha loja virtual?
Agora é hora de explorar ferramentas que te ajudem a encontrar o seu nicho de produto e te permitam ver informações relacionadas.
Repararam ali em cima que eu falei que a palavra nicho é o novo “sexy” do momento? Por que eu disse isso? Não é só achismo.
Este post irá explorar alguns pontos relevantes para lhe ajudar a encontrar seu nicho de produto. Iremos explorar algumas ferramentas:
- Google Trends
- Planejador de palavras chave do Google Adwords
- Análise de concorrência
- Alexa
- Redes sociais
Como usar o Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta criada pra analisar as tendências do mundo e o comportamento das pessoas. Isso claramente se reflete nos costumes, comportamentos e consumo.
E se afeta o consumo, é claro que interessa ao e-commerce, né?
O Google Trends não é uma ferramenta de medição de palavras chave, e sim uma métrica de tendência. Então, não faz sentido buscar por “erp para e-commerce” por exemplo, que é o que o Eccosys faz. Mas faz sentido buscar por ERP ou e-commerce separadamente.
A razão de ter dito que nicho é o novo sexy está aqui:
Como dá pra perceber na imagem acima, o Google Trends mostra um crescente interesse na palavra nicho nos últimos 5 anos. Dá também pra comparar com outros termos similares (que o próprio Google Trends sugere), conforme imagem abaixo:
Estas imagens acima servem pra ilustrar um pouco do poder do Google Trends, mas é claro que dá pra ir muito além. Como?
Exemplo de uso do Google Trends: Alimentação
Vamos para um exemplo um pouco mais prático. Se eu estiver querendo trabalhar com alimentação, vale a pena pesquisar o comportamento do mercado. Utilizei como exemplo a comparação de 3 termos: comida vegetariana, comida vegana e comida saudável. Dá uma olhada no resultado, quando vejo os termos ao redor do globo:
As linhas do gráfico, por cores, indicam o comportamento. Dá pra ver um crescente interesse em comida vegana nos últimos 5 anos, e é um nicho em ascensão. Em contrapartida, a comida vegetariana apresenta um leve declínio ao longo do último ano, quando a alimentação vegana teve seus maiores índices de interesse.
Em contrapartida, o segmento de alimentação saudável apresentou firme crescente mas de crescimento tímido. Nos últimos 5 anos, quando partiram praticamente do mesmo patamar, a alimentação vegana teve aumento de 5x no volume de buscas enquanto a alimentação saudável aumentou em apenas 3x.
Esta medida serve para ilustrar o comportamento do mercado e até ter um termômetro de como andam os costumes da sociedade.
Trocando a segmentação para apenas Brasil, percebemos que os três termos apresentam boa ascensão mas o comportamento ainda é bem diferente se analisarmos sob uma perspectiva global.
Exemplo de uso do Google Trends: Plus Size
Outro exemplo que vou comentar, bastante diferente do anterior, é sobre roupas plus size, outro nicho de produto que também tem aparecido cada vez com mais frequência:
Podemos ver que é um público que tem crescido, uma vez que o público plus-size tem buscado empoderamento e bem-estar em diversos ramos, inclusive na moda. Outra parte extremamente importante do Google Trends é a sugestão de tendências e termos similares. Vamos a eles =)
O Google Trends mostra tópicos e consultas similares à realizada. Isso lhe permite entender, além do comportamento, as ramificações que o tema gera.
Acaba ficando bem claro que o público plus size busca por vestidos, já que é um tipo de roupa bastante confortável, e que geralmente cai bem no corpo de quem tá com alguns quilinhos a mais!
De novo, indo mais fundo no assunto, podemos comparar algumas partes da indumentária plus size e entender o comportamento deste público:
O gráfico acima comparou algumas peças da indumentária plus size: lingerie, vestidos, calças e blusas. Fica bastante evidente que o público plus size busca muito mais por vestidos do que qualquer outra peça de vestimenta. Nota-se também uma ligeira crescente na busca por calças, enquanto que blusas e lingerie tem representação ainda tímida neste segmento.
Leitura dos dados do gráfico
A conclusão que podemos ter deste gráfico é que vale muito mais a pena investir no nicho de produto vestidos plus size do que lingerie ou blusas, por exemplo.
De forma alguma isso significa que não há potencial ou público para estes produtos. O gráfico acima indica apenas tendência, mas talvez já haja algum grande campeão vendendo vestidos e ninguém vendendo calças ou blusas. Vale a pena continuar a pesquisa e ver onde se especializar e como dominar este público!
Como pudemos ver até agora, o Google Trends é uma ferramenta poderosíssima para análise de comportamentos, que leva em consideração redes sociais, busca e outros fatores.
Entrando mais a fundo no seu nicho de produto, se você já fez a montagem das suas personas (explicamos mais sobre isso no post anterior), você deve ser capaz de entender como a sua persona se relaciona e consome o produto que você está criando.
Agora chegou a hora de avaliar o volume de buscas e a demanda do produto no mercado! Pra isso, vamos usar o planejador de palavras-chave do Google Adwords.
O que é o planejador de palavras-chave do Google Adwords?
O Google Adwords é a ferramenta de gestão de anúncios do Google, a qual permite publicar e gerenciar anúncios facilmente no gigante das pesquisas.
Dentro dela estão várias outras ferramentas embutidas que servem de apoio para o dia-a-dia do marketing digital!
A ferramenta que vamos mostrar é o Planejador de palavras-chave!
Na versão atual do Google Adwords, ele fica aqui:
Essa ferramenta permite que você faça simulações do volume de buscas de cada termo por mês. Sem mais delongas, vamos aos exemplos!
Exemplo de uso do planejador de palavras-chave: plus size
Usei os mesmos termos que falamos anteriormente sobre plus size para ter uma ideia do volume de busca desde o início de 2017. A ferramenta lhe permite explorar um histórico mais longo de pesquisas se você quiser.
O resultado já lhe permite ter uma ideia do volume de buscas mensais de cada termo.
Você pode adicionar mais palavras-chave à comparação para entender outras variações, mas em nome da simplicidade, vamos manter apenas estes para facilitar a análise.
Como já era de se esperar, o termo plus size sozinho é o mais representativo, sendo seguido pelos vestidos plus size, confirmando o que o Google Trends havia nos dado como tendência.
A informação de concorrência é uma métrica do Google sobre o quanto este mercado é concorrido frente à base de clientes em potencial. Uma alta concorrência acaba fazendo com que o lance sugerido e, consequentemente, o CPC, sejam mais altos.
Quanto maior a concorrência, mais caro vai ser o leilão praticado pelo Google Adwords.
Vale lembrar que esta ferramenta é exclusiva para buscas no Google e sua rede de display (sites afiliados).
Além do volume de buscas, a ferramenta lhe dá também termos similares para você pensar em expandir
Para outras mídias, como Facebook e Instagram, há outras ferramentas para analisar.
Considerações sobre a pesquisa
Não há regra quanto à taxa de conversão a cliques, o tal do CTR, mas vale pensar em uma taxa de 1% como sendo algo positivo / bom. Sempre vai depender do seu produto, concorrência e outros fatores, mas serve como valor para uma “conta de padeiro”. Lembrando que esse CTR é de pessoas que acessarão seu site a partir do Google, você ainda tem que levar em consideração a taxa de conversão dentro da loja.
Assim sendo, se considerarmos 1% de CTR do Adwords + 3% de CTR dentro do site, anunciando em todas as palavras descritas acima, teríamos o seguinte funil:
83.600 impressões de anúncio
1% de conversão ao site => 836 visitas ao site
3% de conversão em vendas => 25 vendas / mês
Certamente vai ser impossível sobreviver de um e-commerce que faça 25 vendas por mês!
Todos os percentuais aqui são simplórios, e são apenas para esboçar possíveis cenários. É evidente que melhorar qualquer etapa do seu funil faz com que todo o processo se torne muito mais rentável e atraente.
Vale também alertar que o Adwords não será sua única fonte de vendas, mas é uma importante fonte!
Análise da concorrência
Depois de ter feito a lição de casa acima com a simulação e montagem de palavras-chave que você quer emplacar, é hora de avaliar a sua concorrência.
Sabemos que todos querem estar no Google, então esta é a arena onde você vai querer brigar também!
Assim sendo, pesquise pelas palavras-chave do seu interesse no Google, preferencialmente em uma janela anônima, e veja os primeiros 5 resultados.
É possível ir além dos primeiros 5 resultados, mas sabemos que a maioria do público não vai muito mais longe do que isso. Atenha-se às primeiras 5 posições.
Avalie cuidadosamente a concorrência e como eles se posicionam. Eles estão competindo diretamente com você?
Veja também se, ao longo de várias pesquisas, você cai sempre em um mesmo site. Se isso acontecer, é um forte indício de que o mercado já está dominado e reconhece um líder no segmento.
Se houver um líder no segmento, volte à mesa e reflita: você irá oferecer algum diferencial? Por que as pessoas vão comprar da sua loja e não da loja líder? Afinal, você é um novato no mercado, e já há um player consolidado.
Pesquisando por Roupa Plus Size temos o seguinte resultado:
E pesquisando também por Vestido Plus Size, vemos os seguintes resultados:
Fiz algumas outras pesquisas e em todas tive alguns pontos em comuns: Vk Moda Plus Size e a Posthaus sempre se destacaram nas buscas.
Isso significa que estes dois concorrentes estão atuando bastante forte neste segmento!
Pontos de atenção
Avalie os sites, veja o posicionamento, produtos, e compare tudo.
É importante levar em consideração fatores como:
- Frete grátis (a partir de algum valor? condicional?)
- Valor do frete
- Qualidade das fotos
- Qualidade da descrição dos produtos
- Prazo de entrega
- Formas de pagamento aceitas
- Avaliações e seguidores em redes sociais
Veja também questões negativas dos sites:
- Lentidão
- Falta de informações / clareza
- Prazos de entrega elevados
- Reclamações no Reclame Aqui
Como usar o Alexa para analisar a concorrência
Outra ferramenta que vale a pena olhar para ter uma ideia do desempenho da concorrência é o uso do site Alexa.
Os gráficos acima podem não apresentar muita informação diretamente, mas na verdade dão muitos insights sim!
O ranking indica o quanto um site está bem posicionado como um todo na internet. Dá pra imaginar que o Posthaus está tendo problemas e perdendo muito tráfego nos últimos meses!
Visitando o site podemos ver que a Posthaus não tem foco no segmento Plus Size, atendendo esse público de forma secundária. Além disso, o site da Vk, apesar de ter foco no público plus size, teve um bom aumento no ranking mas voltou a cair depois.
O mais importante a notar nos gráficos é o fato de que nenhum dos dois apresentou uma constante crescente. Isso nos leva a crer que pode haver espaço para explorar este mercado.
É importante validar este comportamento com outros sites também para entender o que tem acontecido com cada um. Um comportamento padrão em múltiplos sites pode indicar um problema, por exemplo, com o segmento.
Potencial do produto nas redes sociais
Se você já achou sua concorrência, um passo interessante pra olhar agora são as redes sociais.
Como está a saúde dos seus concorrentes nas redes sociais? Vale notar as avaliações, quantidade de seguidores, frequência de postagens, etc.
Se a sua concorrência já tem forte presença nas redes sociais, isso pode indicar que de fato há potencial para o seu produto naquela rede.
Cada rede social possui ferramentas diferentes, então a título de exemplo, vamos avaliar apenas o Facebook por enquanto.
Para isso vou usar a ferramenta de montagem de audiência do Facebook.
Há muitas variáveis para escolher, mas eu fui bastante objetivo na segmentação:
Coloquei como filtro demográfico o Brasil todo, idade entre 22 e 40 anos, mulheres, e interesses em Plus size e roupa feminina.
Há diversas informações que o Facebook provê para este público, dentre elas, as páginas que normalmente curtem. O mais importante a notar nesta audiência é que há 20 a 25 mil pessoas ativas neste segmento por mês.
Conclusão
A linha máxima do e-commerce é fazer uma boa medição do potencial do que você quer oferecer.
No post exploramos várias alternativas que tem por objetivo traçar e medir o potencial do seu produto no e-commerce.
Dominar o mercado eletrônico vai exigir que você ataque diversas frentes de uma vez, incluindo redes sociais, mecanismos de busca, posts orgânicos e muito mais.
Faça as contas, analise o mercado e entenda se é possível o seu negócio ir em frente. Aqui não estamos levando em consideração pontos relevantes como precificação, custos do e-commerce, ticket médio esperado, etc. Tudo isso é importante para avaliar se um negócio pode ir pra frente.
Há alternativas a estas formas que serão explicadas nos próximos posts, então fique ligado!
O que você achou do post? As informações te ajudaram? Ficou com alguma dúvida sobre como encontrar o nicho de produto certo para o seu e-commerce? Comenta e compartilha =)
Muito obrigado pela dica, segue meu site onde quero aplicar tecnicas de SEO: https://loopagencia.com.br