Os marketplaces vieram para ficar e estão assumindo um papel cada vez mais importante dentro do e-commerce. Os motivos para gerenciar vendas neste recurso são o marketing para seus produtos e a sólida carteira de e-consumidores que, muitas vezes, preferem recorrer a marketplaces como Mercado Livre, Walmart, Submarino, entre outros.
Por que gerenciar vendas simultaneamente?
Ao falarmos de marketplaces, precisamos salientar que é mais produtivo para um e-commerce quando as suas vendas pelos dois canais – site e marketplace – são gerenciadas simultaneamente.
Atualmente, as plataformas de lojas virtuais e os próprios marketplaces têm oferecido o compartilhamento ou a exportação de informações simultânea do seu site para ele ou vice-versa. Ao anunciar um produto, você tem o poder de escolher se ele será anunciado em outro veículo e quais informações dele serão compartilhadas, com poucos cliques.
Gerenciar vendas simultaneamente permite o controle mais preciso do estoque e o gerenciamento das vendas por meio de um único canal – o que vai permitir que a execução de processos seja ágil e integrada. Assim, você evita ter que, praticamente, administrar dois sites ao mesmo tempo.
Este gerenciamento, sobretudo o do estoque, precisa ser integrado à sua plataforma de e-commerce. Assim você elimina o gasto do tempo com ajustes manuais nas quantidades. O ajuste manual, além de consumir o seu tempo, ainda possibilita o erro de administração, podendo ocasionar a venda de produtos que não estão mais em estoque ou o contrário.
Como fazer este gerenciamento?
Para que este gerenciamento simultâneo seja bem-sucedido, você precisa atuar com um sistema de gestão ERP robusto, que faça este relacionamento entre as duas plataformas, permitindo que você realize o faturamento, a emissão das notas fiscais e o direcionamento dos processos de qualquer compra – sejam elas feitas pelo marketplace ou pelo seu e-commerce.
Este sistema permite a gestão de pedidos de forma automatizada, o que proporciona economia de tempo e minimiza a chance de erro. Para economizar não só o tempo, mas em dinheiro e ainda ganhar em praticidade, é importante trabalhar com o sistema ERP na nuvem.
Esta opção vai permitir o gerenciamento de todos os pedidos em tempo real, proporcionando controle de estoque mais assertivo e anulação de gastos com servidores internos e profissionais de TI. Quando seus dados estão disponíveis na nuvem, estão mais seguros contra invasores e você pode acessá-los de qualquer lugar, permitindo a gestão full time do seu negócio.
Outros benefícios da gestão simultânea
Podemos relacionar como benefícios desta gestão de vendas simultânea de seu e-commerce e dos marketplaces o aproveitamento de serviços exclusivos disponibilizados pelo seu sistema de gestão ERP. O Business Intelligence (BI) e a gestão dos fretes serão funcionais, também, para as compras realizadas por meio dos marketplaces.
Por fim, podemos ressaltar que a vinculação de um marketplace ao seu negócio quando, gerenciado de maneira categórica, cumprirá com o papel de aumentar suas conversões em vendas, já que a abrangência de clientes aumenta, assim como o marketing que divulga seus produtos em paralelo à divulgação de sua loja.
Gerenciar as vendas com estes recursos vai permitir que você alcance resultados nunca antes alcançados e não temos como retroceder a isso. Os marketplaces não podem ser ignorados. São uma estratégia irrecusável de atingir resultados muito maiores de vendas.
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