A tradição americana da Black Friday desembarcou no Brasil em 2010, acompanhada por promessas de movimentar o comércio nacional e oferecer bons descontos ao consumidor. Mas o que poderia ter sido uma grande festa para todos os envolvidos, logo se transformou em decepção para um dos lados. Você já ouviu falar da “Black Fraude”, certo?
Apesar deste início conturbado, a Black Friday eventualmente conquistou o seu espaço em nosso país, especialmente no que diz respeito às vendas on-line. À medida que lojistas e clientes aprendem as regras do jogo, a data se consolida como uma das mais importantes para o calendário do e-commerce brasileiro.
A Black Friday acontece na quarta sexta-feira de novembro e, de acordo com o diretor de soluções de marketing do Google Brasil, o planejamento por parte dos comerciantes deve iniciar pelo menos um mês antes. Ofertas, divulgação, manutenção da loja, operação, atendimento ao consumidor… tudo deve estar no ponto para aumentar as chances de sucesso!
Mas se você quer participar do evento e não sabe por onde começar, não se preocupe!
No e-book gratuito Manual de sobrevivência à Black Friday para lojistas de e-commerce, o ERP Eccosys reuniu as principais dicas de especialistas em vendas, marketing e tecnologia para te ajudar a fazer bonito no grande dia. E o melhor: SEM sacrificar a sua rentabilidade!
Confira a seguir alguns pontos abordados pelo e-book. A versão completa do material conta ainda com uma checklist exclusiva para deixar tudo em ordem antes da última hora. Baixe agora em: promo.eccosys.com.br/blackfriday!
Black Friday X Promoções de verdade
A maior parte dos consumidores brasileiros já está vacinada contra os descontos do tipo “metade do dobro”. O uso de ferramentas como ReclameAqui, bem como de sites que monitoram os valores das mercadorias ao longo do ano, fez das “promoções de verdade” um pré-requisito para quem quer se destacar positivamente na Black Friday.
Some isso ao fato de que a concorrência no comércio eletrônico é maior do que a do varejo físico (já que coloca empresas de diferentes portes no mesmo campo de batalha). Será que acompanhar os preços dos concorrentes é uma estratégia sustentável para todos os tipos de negócio? A resposta curta é “não”!
Na seção “Como fazer ofertas e não perder dinheiro” de nosso e-book exclusivo, listamos algumas sugestões de precificação inteligente, como:
- Ajuste de markup;
- Aumento de tícket médio;
- Segmentação de promoções.
Black Friday X Divulgação
Se a propaganda é a alma do negócio, planejar as ações de marketing é fundamental! Lembre-se de que, além de boas ofertas, você precisa conquistar o público certo.
Mas se engana quem pensa que uma divulgação de qualidade requer um orçamento astronômico. Na seção “Como chamar atenção na Black Friday”, reunimos algumas medidas simples (e baratas!) que podem fazer toda a diferença na hora de vender o seu peixe. Algumas delas incluem:
- Campanhas de e-mail;
- Ajustes no site;
- Acompanhamento de reputação;
- Geração de expectativa.
Black Friday X Site
Por melhor que seja o site da sua loja virtual, ele também está sujeito a sair do ar caso o número de acessos seja superior à sua capacidade. Mas existe algum momento mais inoportuno para a mensagem de “página
indisponível” do que o dia mais esperado do ano?
Não deixe que todo o seu esforço morra na praia! Em “Como não sair do ar na Black Friday”, você confere recomendações úteis para manter a loja firme e forte em períodos mais movimentados, como por exemplo:
- Análise da infraestrutura;
- Testes de disponibilidade;
- Medidas de segurança.
Checklist
A lista de afazeres pode ser bastante longa… Portanto, não deixe para a última hora!
E se você já sabe o que precisa ser feito, que tal utilizar nossa checklist exclusiva pra acompanhar os preparativos? Baixe agora mesmo o nosso e-book grátis e descubra algumas formas de vencer a Black Friday!
Olá,
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Gostei muito do seu Post.
Obrigado
Pedro Miguel