Em um cenário cada vez mais digital, centenas de empreendedores lançam-se no mercado de e-commerce. Entretanto, enquanto alguns negócios decolam, outros não chegam nem perto de funcionar. Porque tanta discrepância? A resposta é muito mais interna e administrativa do que parece: exercer uma boa gestão de e-commerce requer, acima de tudo, organização e planejamento.
Boas ideias não bastam. Apesar de importantes, elas não são suficientes para sustentar seu negócio. O ambiente do e-commerce é muito mais agressivo que o varejo tradicional. Sua empresa vai lutar contra gigantes e qualquer falha ou despreparo em seu planejamento financeiro ou estratégico pode ser suficiente para acabar com suas expectativas.
Mas fique calmo! Neste post, te ajudaremos a entender as melhores estratégias para gestão de e-commerce, confira:
Não empurre o planejamento para o fundo da gaveta
Muitos empreendedores até possuem boas intenções, mas, na hora da tomada de decisões que ditam o futuro de sua marca, eles simplesmente agem por impulso, utilizando investimentos que não estavam previstos em seu planejamento e deixando alguns pontos importantes para trás.
Isso não significa que a gestão deve obedecer sempre ao script, mas é necessário olhar com muita calma todos os dados disponíveis antes de fazer uma escolha. Além disso, se os dados não estiverem atualizados, o profissionalismo do empreendedor terá sido apenas uma ilusão.
Atualizações semanais ou mensais que acompanham um controle de fluxo financeiro detalhado (entrada e saída diária) são indispensáveis para que o planejamento cumpra seu papel.
Não negligencie o gerenciamento de loja virtual
O barato pode sair caro. Plataformas que não estão preparadas para seu segmento só te trarão dor de cabeça. Opte por aquelas que oferecem maior facilidade para o gerenciamento do seu negócio, afinal, essa etapa já é complexa o suficiente para que a compliquemos ainda mais.
Integração é a palavra da vez. Busque plataformas que sejam abrangentes, e incluam desde o pagamento até a logística. Não reinvente a roda: escolha uma ferramenta que já tem o processo de gestão mapeado e expansível, como o ERP Eccosys. Facilite a gestão do seu e-commerce, tire os planos do papel e execute-os.
Foque em parcerias duradouras
A gestão de sucesso depende de diversos fatores, e alguns deles não serão sua especialidade. Para contornar isso, é necessário que você se una a empresas que são peritas em serviços que você ainda não é capaz de oferecer e vice-versa.
Parcerias duradouras oferecem ótimos resultados em médio e longo prazo, pois você conquista clientes sem grandes esforços e passa a entender melhor como todo o processo funciona. É possível ainda identificar oportunidades de mercado ou preparar-se de maneira adequada para incluir a prestação desse serviço com a qualidade necessária no futuro.
Percebeu como tudo está interligado? A boa gestão de e-commerce depende de um olhar expansivo, capaz de perceber que nenhum problema ou oportunidade acontece de maneira isolada. Empreendedores que transformam falhas em aprendizado saem na frente em vários quesitos, afinal, os obstáculos vão sempre existir e ganha quem estiver mais preparado.
E agora, ficou mais fácil traçar os próximos passos? Compartilhe com a gente suas impressões, comente!