O crescimento das lojas virtuais no Brasil foi acentuado nos últimos anos. Dentre os setores que apresentaram melhor desempenho destaca-se o e-commerce de moda e acessórios.
A explicação para essa movimentação é simples. Inegavelmente, o consumidor entendeu como aproveitar toda a conveniência da compra online.
Tanto é verdade que, mesmo com a reabertura das lojas físicas, as intenções de compra continuam altas para o e-commerce.
Estudo elaborado pela NielsenIQ Ebit, em parceria com a Bexs Pay, indica que 91,7% dos consumidores do e-commerce têm intenção de efetuar compras online no segundo trimestre de 2022. Isso representa alta de 1,7 ponto percentual sobre os primeiros três meses do ano.
Ainda segundo esse levantamento, é visto que os segmentos que estão em destaque são o de Cosméticos e Perfumaria, com 35,6% da intenção de compra dos entrevistados. Além disso, o de Moda e Acessórios, praticamente empatado, com 35,5%.
A expansão no número de lojas e o aumento no número de pedidos das lojas, contudo, exigem mais atenção também por parte das empresas. Afinal, ter uma boa gestão operacional é primordial para o que crescimento da marca ocorra de forma consistente.
A escolha da plataforma de e-commerce tem um papel decisivo nessa história. Por isso, ela deve ser feita com cuidado, atentando, principalmente, para as particularidades da área de moda e acessórios.
Separamos alguns pontos que devem ser observados ao se analisar as opções disponíveis no mercado. Confira!
Premissas chave para o setor de moda e acessórios
Antes de analisarmos as funcionalidades mais importantes para quem vende moda e acessórios pela internet, é preciso analisar as tendências nessa área.
Primeiramente, é essencial entender melhor o papel das soluções tecnológicas. Além de facilitar a venda, ao oferecer uma experiência mais adequada ao usuário, elas são fundamentais para assegurar uma gestão mais eficiente para a operação.
A tecnologia tem sido primordial, por exemplo, para que as empresas consigam administrar a logística da loja da melhor maneira. Isso vale, ainda, para e-commerce de moda e acessórios.
Até pelas facilidades encontradas no período de isolamento social, é visto que os consumidores tornaram-se mais exigentes em relação ao prazo de entrega.
Outro ponto importante é o emprego das ferramentas tecnológicas para aproximar o cliente da marca.
Pensamos aqui, em especial, nos inúmeros recursos que permitem que a marca estabeleça um relacionamento com o seu público.
A criação de réguas de relacionamento funciona bem para esses casos, porque a empresa consegue organizar com antecedência como abordará o cliente, considerando todas as etapas da sua jornada de compra.
Os relatórios gerados pela plataforma de e-commerce são úteis para a elaboração do fluxo de mensagens, viabilizando ações específicas, por exemplo, para clientes que fizeram a primeira compra ou que abandonaram o carrinho de compra.
Quais são as funcionalidades básicas para atender o consumidor de moda?
Para responder às exigências do público que consome no e-commerce de moda e acessórios existem funcionalidades básicas desenvolvidas para tornar a experiência do usuário mais fluida:
Checkout inteligente
O processo de compra da loja deve ser amigável, porque isso aumenta as chances de o cliente concluir o pedido.
Entre os recursos disponíveis, avalie, por exemplo, a possibilidade de o cliente fazer a compra com o login social.
Isso vai representar economia no tempo de conclusão da compra, uma vez que a pessoa poderá usar as informações disponíveis em suas redes sociais, em vez de preencher longos cadastros.
Como chegaram novos consumidores ao e-commerce, certamente vale atentar também para os recursos que tornam o processo de compra mais intuitivo.
É o que acontece, por exemplo, quando o usuário pode contar com auxílio visual no momento de preencher os dados de pagamento.
São detalhes simples, mas que fazem a diferença, principalmente por tornar a experiência do cliente mais rápida e segura.
Hub nativo
Considerando que os marketplaces concentram hoje a maior parte das vendas via e-commerce, a loja precisa estar presente nessas operações.
Para que isso aconteça da melhor forma, sem complicar a operação do dia a dia, o ideal é que a empresa tenha como fazer o gerenciamento das vendas de forma integrada.
Ou seja, vai conseguir controlar tudo num único lugar, usando o mesmo sistema. Para isso, ao analisar as plataformas de e-commerce, basta verificar quais os marketplaces que estão integrados de forma nativa ao sistema.
Esse tipo de integração facilitará bastante a gestão das vendas, evitando problemas na configuração da loja.
Solução omnichannel
O comportamento omnichannel do consumidor deixou de ser tendência. Esse movimento, que já estava em curso, foi acelerado no período da pandemia.
Quais as implicações disso no dia a dia de quem tem um e-commerce? Se o consumidor não vê diferença entre os ambientes online e offline, a operação deve ser integrada, oferecendo experiências adequadas, apesar do canal de contato.
Na parte operacional, isso envolve olhar para o cliente de forma única. Ou seja, permitindo que ele interaja com a marca da forma que for mais conveniente para ele.
É isso o que está por trás de uma solução omnichannel. A possibilidade de atender o consumidor na loja física, nas redes sociais, no marketplace ou mesmo via WhatsApp, sem atritos entre os canais.
Como diferenciar a loja virtual de moda e acessórios da concorrência?
Além de atentar para as soluções tecnológicas que colocam a loja em linha com as demandas atuais do mercado de e-commerce de moda e acessórios, é importante avaliar quais recursos permitirão que a marca se destaque da concorrência.
Neste caso, é essencial avaliar a disponibilidade de recursos como:
- A possibilidade de personalização de roupas, permitindo que o cliente customize o seu produto;
- Vitrine interativa, na qual o usuário poderá saber as cores e tamanhos existentes daquele modelo;
- Gestão do look, importante para que o cliente possa conhecer os produtos relacionados pela marca, analisando melhor as possibilidades de combinações;
- Grade de produtos, que permite fazer a combinação de diversas características dos produtos, tornando a compra mais flexível e adequada aos interesses específicos de cada cliente;
- Criação de um perfil do usuário, que permite ao usuário personalizar suas preferências de estilo e cores de roupas. Isso fará as buscas e as opções de looks serem mais compatíveis com o seu gosto.
- Descrição de produtos detalhada, com o máximo de informações possíveis, para minimizar a insegurança do usuário em relação à compra online;
- Uso de fotos, de forma a aprimorar a experiência do cliente, que deve conseguir visualizar todos os detalhes do produto.
Como vimos neste artigo, as soluções tecnológicas evoluíram muito nos últimos anos. Até para atender às demandas do consumidor, cada dia mais exigente.
A boa notícia é que esse investimento tem dado certo, tanto que o setor tem liderado o crescimento do e-commerce no Brasil.
O desafio para as marcas, nos próximos anos, será atuar em prol da fidelização dos consumidores, direcionando esforços para valorizar a sua experiência com a loja. No final das contas, é isso o que importa: usar a tecnologia para aproximar a marca do seu público, agregando valor à oferta.