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Finanças

Fluxo de caixa no e-commerce: 4 cuidados que você precisa ter

Fluxo de caixa no e-commerce: 4 cuidados que você precisa ter
Tempo de leitura: 4 minutos

Em 2015, o e-commerce brasileiro cresceu 15% e faturou mais de R$ 41 bilhões. Para 2016, a previsão de crescimento é de 8%. Embora esses números demonstrem o ótimo momento do varejo virtual, também é importante ter em mente que aumenta a necessidade de cuidados com a gestão para que o negócio possa se manter. Nesse sentido, usar o fluxo de caixa corretamente é uma das atitudes mais necessárias para o sucesso. Por isso, veja a seguir quatro cuidados para usar bem essa ferramenta.

Por que o fluxo de caixa é tão importante?

Qualquer negócio precisa de um bom fluxo de caixa para ter controle financeiro, pois é assim que a gestão identifica como ocorrem as movimentações financeiras e quais as necessidades específicas de diferentes períodos, sazonais ou não.

Para o e-commerce brasileiro, entretanto, essa ferramenta é crucial por um motivo principal: a popularidade do parcelamento. O brasileiro tem por hábito parcelas suas compras e no e-commerce isso é ainda mais forte.

Com isso, quando um e-commerce faz uma venda ele normalmente tem seus gastos cobrados em uma só vez por fornecedores ou em prazos menores, mas precisa lidar com as compras a prazo – em muitos casos, em até 12 vezes. Sem esse controle, o e-commerce não se torna capaz de financiar as compras dos clientes.

Quais cuidados você precisa ter?

Para evitar que o fluxo de caixa seja um ponto fraco para o seu e-commerce é preciso fazê-lo da maneira correta e para isso alguns cuidados são indispensáveis. Embora cada e-commerce tenha suas necessidades específicas, os cuidados gerais incluem:

Fique atento às contas a pagar e a receber

Se a maior dificuldade do e-commerce diz respeito às compras feitas a prazo, então você precisa ter cuidado redobrado com as contas a pagar e a receber. Enquanto para outros tipos de negócio essa pode ser uma etapa opcional, para o seu e-commerce um fluxo de caixa planejado é indispensável.

Lance adequadamente os prazos de contas a pagar e a receber e tome cuidado para nunca lançar compras feitas a prazo como se fossem à vista ou sua tomada de decisão sairá prejudicada.

Não se esqueça de taxas

Outro erro muito comum é o de desconsiderar as taxas que são cobradas, especialmente no e-commerce. Quando uma compra for realizada, ainda que à vista, você precisa levar em consideração a taxa que existe no processamento do cartão de crédito ou da própria plataforma usado pela loja virtual, por exemplo.

Identifique os lançamentos

Também é importante identificar adequadamente cada lançamento para poder cruzar informações e obter mais informações sobre um negócio. Ao fazer isso, você pode, por exemplo, fazer uma análise de estoque: caso um produto tenha poucos lançamentos de saída, é um provável sinal de que está encalhado e que precisa de uma atuação corretiva.

Faça o controle constante

Não importa quão boa ou ruim esteja a situação do seu fluxo de caixa: ele precisa de controle constante. Se você não fizer lançamentos todos os dias e se não avaliá-lo em uma base frequente, o resultado é que seu e-commerce estará exposto a possíveis dificuldades financeiras e vai perder oportunidades de ter melhores resultados.

Como a tecnologia pode ajudar?

Embora não sejam exigidas ferramentas específicas para a realização de um fluxo de caixa, quanto mais complexas ou volumosas forem as operações do seu negócio, mais difícil vai ser garantir que o fluxo de caixa esteja totalmente correto.

Por isso, uma possibilidade inclui contar com um sistema de gestão de modo que esses lançamentos sejam feitos de maneira mais facilitada. O uso desse sistema também permite análises mais relevantes, integração com outros dados e, portanto, um fluxo de caixa melhor.

O fluxo de caixa no e-commerce é a ferramenta que pode alçar ou derrubar o seu negócio no caso de você não usá-la corretamente. Por isso, os cuidados a serem evitados incluem tanto a periodicidade e a forma de lançamento até o controle dos resultados fornecidos por ele de modo a otimizar o seu empreendimento.

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