fbpx
Vendas

Natal 2022: Como preparar sua loja virtual?

Tempo de leitura: 5 minutos

O Natal 2022 é uma das datas mais importantes para o varejo, pois é quando os consumidores começam a procurar ofertas e presentes. 

Essa é uma grande oportunidade para aumentar o seu faturamento e manter a sua loja virtual no topo das preferências dos consumidores. 

Por isso, neste artigo vamos dar algumas dicas sobre como se preparar para a data e garantir que seus negócios prosperem. 

Confira!

Como preparar sua loja virtual antes do Natal 2022?

A época do Natal movimenta bastante o comércio, e com isso, as lojas virtuais não ficam de fora. 

Para você aproveitar ao máximo essa temporada tão especial e alavancar suas vendas, preparar sua loja virtual adequadamente é fundamental.

A tendência do ano é que os consumidores façam muito mais compras pela internet, o que pode aumentar o tráfego em sua loja virtual e, consequentemente, as vendas. 

Por isso, é preciso se preparar para receber todos os clientes para conseguir aproveitar ao máximo essa época.

#1 Faça um bom planejamento no Natal 2022

Primeiro de tudo, é importante fazer um bom planejamento

Ele servirá para você definir quais produtos oferecer, como divulgar os produtos e qual estratégia usar para influenciar as vendas.

Além disso, lembre-se que, durante o Natal, muitas pessoas estão pesquisando os preços para comparar. 

Por isso, é importante que você trabalhe com descontos e promoções que sejam atrativos para os clientes.

Outra coisa importante no planejamento é se certificar de que sua loja virtual está preparada para as vendas e que não existam problemas técnicos. 

Se possível, realize testes antes do Natal para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

#2 Tenha um maior controle de estoque

Durante a época do Natal, o controle de estoque é ainda mais importante. 

Tente prever qual será a demanda para cada produto e planeje suas compras de forma que você tenha um estoque suficiente para atender às necessidades dos clientes.

Além disso, organize e atualize seu estoque, para que você possa oferecer os itens mais desejados pelos consumidores e entregar as compras rapidamente. 

Também é importante ter um sistema de alerta que informe quando o estoque está baixo, para que você possa repor os produtos a tempo.

#3 Marketing Digital

Uma boa estratégia de marketing digital é essencial para alavancar as vendas durante o Natal. 

Use as redes sociais para divulgar seus produtos e ofertas, crie campanhas nas quais os clientes possam ganhar descontos.

E, se possível, desenvolva um aplicativo exclusivo para sua loja virtual.

Também é importante que você crie uma página otimizada para dispositivos móveis, pois a maioria das pessoas usam o celular para fazer compras. 

Além disso, tenha um sistema de envio estabelecido para garantir que os pedidos cheguem a tempo.

Como um diferencial, faça um business school para entender as melhores estratégias para essa data sazonal. 

O Natal é uma oportunidade para alavancar as vendas e construir uma boa marca.

Como se preparar durante o Natal 2022

Agora que você já sabe como preparar a sua loja virtual para o período de Natal, é hora de pensar em como preparar o seu negócio de modo estratégico.

#1 Tenha canais de venda integrados

Hoje, não basta ter apenas uma loja virtual.

É importante que você tenha diversos canais de venda integrados para poder atender a todos os tipos de clientes. 

Seus produtos podem estar disponíveis em plataformas de marketplace, nas redes sociais e até mesmo nos aplicativos de entrega.

Esses canais multiplataforma ajudam você a alcançar um maior número de pessoas, o que significa mais vendas para sua loja.

A integração de canais pode ser mais facilitada por meio de tecnologias. 

Por exemplo, a assinatura eletrônica de documentos para ocupar o lugar da assinatura manual e uma plataforma de conciliação para pedidos e vendas.

#2 Ofereça o melhor atendimento

Pode parecer óbvio, mas ainda há empresas que prestam um atendimento ruim ao clientes. 

Isso impacta diretamente no resultado das vendas. 

Por isso, tenha um sistema de suporte aos clientes eficiente e empático para que você possa tirar dúvidas e resolver os problemas rapidamente.

Além disso, não se esqueça de oferecer boas opções de entrega e serviços como embalagens personalizadas. 

Esses detalhes tornam a experiência do cliente mais agradável e podem fazer toda a diferença.

Por último, não se esqueça de focar no customer success e usar a tecnologia para melhorar o processo. 

Por exemplo, chatbots podem ser uma ferramenta útil para oferecer um atendimento rápido e personalizado aos seus clientes.

#3 Centralize os pedidos

É importante que você crie um sistema centralizado para monitorar e gerir todas as compras.

Isso para facilitar o seu controle de estoque e garantir que todos os pedidos sejam entregues a tempo.

Escolha um software que tenha uma interface intuitiva e seja fácil de usar, bem como o ERP para e-commerce Eccosys.

Isso vai garantir que você tenha todas as informações da sua loja de forma centralizada e ainda vai te proporcionar mais velocidade em toda a sua operação. Tudo por conta das automações disponíveis em nosso sistema.

Dessa forma, pode mitigar os riscos e ter uma boa experiência de compra para seus clientes.

#4 Ofereça um envio ágil

Quando se trata das compras de Natal, a velocidade da entrega é um dos principais fatores para concluir uma venda e garantir a satisfação dos seus clientes. 

Por isso, é importante que você contrate bons serviços de logística e tenha parceiros de confiança para garantir o envio rápido.

Além disso, use a tecnologia para melhorar a eficiência das entregas. 

Por exemplo, ferramentas como gestão de estoque e geolocalização podem ajudar você a monitorar os pedidos em tempo real e garantir que tudo chegue no prazo.

Com esse cuidado, fica mais fácil criar uma boa experiência para seus clientes e construir uma relação de confiança com eles.

Com essas dicas, você já está pronto para aproveitar o Natal de 2022 e alavancar as suas vendas.

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Faça o teste grátis por 15 dias! Saiba mais em: eccosys.com.br.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.

Recomendações