São inúmeras as vantagens de ter clareza no estoque disponível para venda no e-commerce. E embora pareça uma prática simples, existe certo grau de atenção entre os lojistas. Especialmente quando falamos de segmentos que lançam coleções novas frequentemente ou têm muitos SKUs. Mas independentemente do volume, otimizar o controle de estoque é uma necessidade latente e que precisa de atenção.
Agora, para simplificar esse controle, existem estratégias e nós vamos compartilhar neste artigo. Acompanhe.
1- Previsão de demanda com base em dados históricos
Não é novidade que ter um estoque bem gerenciado pode melhorar a experiência do cliente. Afinal, isso garante que os produtos estejam sempre disponíveis no estoque físico. Quando você faz uma venda e não tem o estoque disponível, até repor poderá atrasar a entrega. Também existem riscos associados a um estoque descontrolado, como excesso de estoque (custos elevados de armazenamento) e obsolescência de produtos. Ou seja, muito produto parado no estoque físico é dinheiro parado.
Por isso, a primeira estratégia é aprender a prever a demanda com base no seu histórico. Relatórios de ERP são fundamentais para esse resgate.
2- Tendências futuras no controle de estoque
As mudanças no mundo da tecnologia são constantes, e quem trabalha com ela precisa estar atento às novidades propostas. Aliás, adoção de inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning), são alguns dos tópicos mais comentados.
O que funciona muito bem para o e-commerce é o ERP. Este sistema, com toda a tecnologia dos seus códigos, tem o papel de integrar o estoque com a plataforma. E é por isso que ele precisa ser robusto para não cometer erros de inventário.
São diversas as opções do sistema no mercado, por isso é fundamental escolher o ERP que se adapta melhor às suas necessidades.
O Eccosys é ideal para lojas virtuais que querem um controle eficaz do estoque, incluindo a realização de inventários regulares. Afinal, mais do que isso, o ERP é capaz de gerar relatórios que podem orientar ações mais assertivas para o futuro.
Sabendo o comportamento do usuário e suas preferências, fica mais fácil prever o estoque.
3- Otimizar o controle de estoque com a tecnologia
Coordenar o estoque dos produtos tende a ser tarefa delicada tanto para quem tem 100 ou 10.000 produtos diferentes. Controlar tantos SKUs assim – código único do item para ajudar a controlar o inventário – pode ficar mais fácil com um sistema ERP. Afinal de contas, o sistema tem ferramentas que, por exemplo, evitam que você compre itens que já foram comprados. Assim, essas funções deixam a cobertura do estoque mais eficiente.
No ERP Eccosys, existe uma tarefa automática para parametrizar o estoque mínimo e máximo dos produtos. Fazendo essa configuração, um calculo automático será gerado a cada sete dias e, com isso:
- O Eccosys analisa as saídas do produto nos últimos 30 dias;
- Com esse valor obtido, divide em 30 para apresentar a quantidade média de produtos vendidos por dia no período;
- O valor de unidades vendidas por dia é multiplicado pelo campo de cobertura que está sendo alterado.
Veja um exemplo de como fica o cálculo levando em consideração uma cobertura mínima de 15 dias:
(saídas nos últimos 30 dias / 30) x 15 dias de cobertura = estoque mínimo.
Se o cliente Eccosys deseja ativar a tarefa, basta entrar no Módulo de Compras, e aplicar o filtro chamado “Produtos abaixo do estoque mínimo”.
Vale ressaltar que o cálculo também considera as Ordens de Compra em aberto, se tornando ainda mais inteligente. com isso, você não terá a chance de comprar o que você já comprou, e está apenas esperando o recebimento.
Esta é apenas uma das ferramentas que o sistema ERP oferece para otimizar o controle de estoque. Sabemos das dificuldades de quem vende no e-commerce, especialmente quando o estoque é mais complexo. Mas podemos facilitar a rotina com o apoio da tecnologia. E isso pode custar muito menos do que você imagina.
Conclusão
Estas são algumas ideias que você pode colocar em prática ainda hoje, caso queira melhorar o controle do seu estoque.
Além de vender mais, é importante pensar em técnicas para manter as vendas controladas. E, obviamente, o seu cliente só vai poder comprar o que tiver estoque físico. Ou seja, o estoque da plataforma é um dado, mas precisa ser controlado o tempo todo.
Conheça o protagonismo do sistema ERP na rotina de uma expedição organizada e fluída, acessando o site da Eccosys.