As compras on-line são cada vez mais comuns na vida dos brasileiros. Com uma grande variedade de produtos, comodidade e bons preços, a cada dia as vendas online conquistam novos adeptos em todo o país. Por isso a operação de e-commerce precisa ser tão eficiente.
Em contraste com outros mercados, as restrições da pandemia impulsionaram o segmento das lojas virtuais e marketplaces no Brasil. Neste período, 7 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra on-line, de acordo com dados da Loures Consultoria.
É claro que os lojistas que já vendiam pela internet (ou tinham algum planejamento para isso) saíram na frente. Só que para aproveitar as boas oportunidades de negócio, não basta saber vender…
Mais do que investir nas conversões da loja, é preciso garantir uma operação de e-commerce eficiente e escalável, ainda mais com a segunda onda do COVID-19.
Neste artigo, reunimos algumas dicas para otimizar a rotina da sua loja virtual e aumentar a eficiência da sua operação. Não perca!
Conteúdos do Post
Quais as vantagens de ter uma operação de e-commerce eficiente?
A eficiência está diretamente ligada ao sucesso de qualquer negócio. Mas em um mercado tão competitivo como o e-commerce, focar na organização pode ser um diferencial.
Quando a sua equipe trabalha de maneira ágil, com processos e recursos bem alinhados, isto se reflete no atendimento. Como resultado, os clientes ficam satisfeitos e a fidelização se torna mais fácil.
Operar com eficiência também ajuda a reduzir a chance de falhas comuns. Assim, você evita retrabalho, prejuízos e a frustração do cliente.
Por fim, uma operação eficiente é sinônimo de tempo para focar no que realmente importa. Com um bom sistema de gestão, por exemplo, o lojista pode acompanhar métricas, relatórios e tomar decisões que contribuam para o crescimento da loja.
Dicas para deixar sua operação de e-commerce mais eficiente
Agora que você já sabe como uma operação de e-commerce eficiente pode beneficiar seu negócio, é hora conhecer alguns pontos de atenção. Vamos lá?
1. Site otimizado
Via de regra, a experiência do cliente com a sua loja começa no site. Logo, certificar-se de que ele funcione como deveria também é um requisito para a eficiência operacional.
Veja o exemplo do mobile. Muitos brasileiros acessam a internet por smartphones e tablets, mas nem todos os sites oferecem uma experiência pensada para esses dispositivos. Por consequência, a taxa de conversão diminui e o custo de aquisição só aumenta.
O mesmo vale para as etapas do checkout. Muitas vezes, as vendas on-line não se concretizam porque o processo de compra é longo demais, apresenta erros, ou até mesmo porque o usuário não encontra uma certa informação.
Seja qual for o motivo, o cenário mais provável acaba sendo o abandono do carrinho.
Portanto, comece observando os pequenos detalhes do seu site. Pense em como eles podem ser melhorados para que o cliente encontre o que precisa, realize o pedido e dê início ao ciclo de fulfillment.
Veja mais sobre este assunto no artigo 5 formas de otimizar a experiência do usuário na sua loja virtual.
2. Gestão de estoque
Gerenciar bem o seu estoque é crucial para uma operação eficiente. Ou seja, é necessário controlar tudo o que entra e sai da loja, qual o custo das mercadorias e quando encomendar a reposição.
O objetivo é evitar o excesso de produtos armazenados, mas também estar preparado para lidar com a alta repentina na procura de alguns itens (em datas comemorativas, por exemplo).
Ao mesmo tempo, um bom controle de estoque evita constrangimentos, como no caso de um pedido cancelado porque o produto não está mais disponível.
No artigo 9 dicas para melhorar a gestão do estoque da loja virtual oferecemos algumas dicas que te ajudarão a organizar o estoque do seu e-commerce.
3. Expedição ágil
De todos os desafios de uma loja virtual, poucos causam tanta preocupação quanto os prazos de entrega. Afinal de contas, nenhum cliente gosta de esperar mais do que o previsto por sua compra, não é mesmo?
Para manter a qualidade e satisfazer o seu cliente, você deve prestar atenção redobrada à separação e expedição de pedidos (também chamadas de picking e packing).
Tenha em mente que um estoque bem organizado agiliza a localização dos itens. Dessa forma, é possível encontrar todos os produtos rapidamente com o auxílio do sistema de gestão e atender o pedido mais rápido.
Na hora do envio, tudo deve estar bem embalado para proteger a mercadoria. Peso, tamanho e fragilidade irão determinar o tipo de embalagem, que também pode ter um estoque próprio.
Além disso, tanto a emissão da nota fiscal como a impressão do DANFE e etiqueta podem ser automatizadas, evitando que essas etapas atrasem as demais. Para isso, no Eccosys você pode utilizar uma impressora térmica.
Portanto, oriente a sua equipe, organize processos, trabalhe com prazos realistas e notifique o cliente sobre as atualizações mais relevantes.
Quer saber mais sobre como otimizar a gestão de logística do seu e-commerce? Em nosso artigo especial oferecemos 6 dicas bem importantes. Confira!
4. Trocas e devoluções
Embora a logística reversa seja vista como algo negativo, o grande problema não está na necessidade de fazer uma troca ou devolução. Na verdade, é a falta de preparo para essas situações que deve ser evitada.
Infelizmente, problemas acontecem, e é importante ter um bom plano para não deixar que uma etapa tão comum se torne prejuízo, reclamação e má reputação.
Você pode, inclusive, usar essa oportunidade a seu favor, com brindes ou outras estratégias, para contornar a experiência ruim e fixar sua empresa na mente do cliente.
Leia mais sobre como aplicar a logística reversa em nosso artigo relacionado.
5. Otimização constante
Para reduzir falhas e manter sua operação eficiente, é importante mapear os processos e verificar o que deve ser otimizado com frequência.
Nesta etapa, você pode utilizar a análise SWOT, que consiste em determinar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio. Assim, é possível definir indicadores para melhorar a performance da sua loja.
Esta, inclusive, é uma ótima forma de preparar a sua loja para a chegada de datas sazonais, como o Dia dos Namorados, Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais.
Em nosso artigo sobre custos operacionais no e-commerce, falamos sobre a importância de integrar processos para o sucesso do negócio.
E então, gostou das nossas dicas? Tem alguma outra sugestão para tornar a operação de e-commerce mais eficiente? Conte pra gente nos comentários!
E para mais dicas sobre gestão e otimização da rotina na loja virtual, não deixe de acompanhar o nosso blog!