Quem é fã de alpinismo (e mesmo quem não é) já deve ter ouvido falar, pelo menos uma vez na vida, no Monte Everest. Ele proporciona uma das mais desafiantes e temidas aventuras da Terra. Para alcançar os 8.848 metros de altitude é preciso, entre outros requisitos, ter bom preparo físico e psicológico, estar com roupas adequadas para suportar o frio extremo e possuir todo o aparato de segurança – mas, antes de tudo isso, é preciso ter foco.
Alpinistas não suportariam o ar rarefeito e temperaturas abaixo de zero se não focassem completamente no objetivo: alcançar o cume. Mas o que tem a ver essa história de alpinismo com e-commerce? A resposta é: tudo.
Para que um comércio eletrônico seja bem-sucedido também é imprescindível haver foco. Em algumas ocasiões, especialmente em pequenos e médios negócios, o gestor do e-commerce se esbarra em dificuldades em controlar, por exemplo, a logística do negócio, tendo que se esforçar em áreas que, às vezes, não domina.
Uma boa solução para se concentrar naquilo que o dono do e-commerce tem total controle e habilidade está no outsourcing. Essa palavra lhe soa familiar? Ela pode parecer nova, mas na verdade é uma velha conhecida, também chamada de terceirização. Quem é focado em e-commerce pode querer diminuir o trabalho quando o assunto é controle de estoque, por exemplo, e deixar o serviço nas mãos de quem concentra todos os seus esforços neste segmento.
Aplicando o Outsourcing
Se você ainda não pode investir em estrutura física e recursos humanos para organizar o estoque e despachar produtos, a dica é terceirizar diretamente com distribuidores e fabricantes. Essa opção permite ampliar o catálogo de produtos e fazer pedidos conforme a demanda do comércio eletrônico.
O processo de comprar um produto, esperar chegá-lo à loja e cadastrá-lo em seu sistema pode ser longo. Por isso mesmo optar pelo estoque terceirizado representa agilidade na disponibilização dos itens para os consumidores. Basta estar em sintonia com fabricantes ou distribuidores para confirmar a disponibilidade de comercialização dos produtos e já inseri-los em seu e-commerce.
Normalmente, negócios que optam por essa alternativa têm uma lista imensa de fornecedores e isso pode tornar o processo de devolução e troca de mercadorias um pouco mais complexo. Falando nisso, está aí mais uma forma de terceirização (esta mais comum em quase todos os negócios): a do transporte e entrega.
Os Correios são referência nesse assunto. Hoje, a empresa oferece serviços voltados exclusivamente para o comércio eletrônico, com soluções para vários tipos de necessidades. Mas há outras empresas de logística no mercado. O importante é ter em mãos a solução ideal para seu tipo de negócio e nicho de mercado.
O desafio da gestão
Reduzir custos, ter agilidade na disponibilização e entrega de produtos. O outsourcing facilita a vida de quem tem e-commerce. Mas para que a estratégia dê certo, é preciso que a gestão do negócio seja ainda mais eficiente. A informatização desses processos torna-se fundamental. A utilização de um sistema integrado de gestão (ERP) eficiente é essencial para que haja esse alinhamento logístico. Assim é possível reduzir efetivamente os custos e aumentar a lucratividade do negócio.
No mercado brasileiro já existem ERPs bem robustos, que oferecem em um só ambiente a possibilidade de controlar estoque, ações de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Nós temos um post que pode ajudá-lo (link para post) na escolha de um.
E você, já aplica o outsourcing nos processos do seu e-commerce? Compartilhe sua experiência conosco!