Se você planeja abrir um e-commerce, a primeira coisa que vai ter que se preocupar é com a plataforma que irá escolher para dar início às operações. Essa ferramenta não será apenas a “fachada” da sua loja virtual para os seus clientes, como também atuará na gestão do negócio, facilitando a administração do dia-a-dia. Por isso, é fundamental que você faça a escolha certa, já que todo o seu negócio será estruturado a partir dessa base.
Entretanto, é muito comum encontrarmos empreendedores com dúvidas na hora de escolher parceiros para e-commerce. Por isso, resolvemos fazer esse post para facilitar a vida dos nossos leitores, apontando 4 dicas para você definir a plataforma ideal para o seu e-commerce. Vamos a elas!
Identificação das necessidades
Afinal, quais são as necessidades do seu negócio? Quais são as projeções e os objetivos a longo prazo? Aqui, não vale uma escolha baseada na sua atual estrutura. Diante da perspectiva de crescimento, a troca de plataforma de e-commerce pode sair muito mais caro do que você imagina.
Se não bastasse os custos da implementação de um novo mecanismo, você ainda perderá vendas e clientes no processo – que pode ser encarado como uma verdadeira reforma. Por isso, é preciso que você realize um estudo de mercado para definir um planejamento estratégico eficaz. Ele determinará a escolha de parceiros para e-commerce mais adequada para você.
Análise do custo benefício
Tomar decisões baseadas no que é mais barato pode sair muito caro. É cada vez mais comum encontrarmos plataformas genéricas, com opções limitadas e que podem prejudicá-lo durante suas operações. Tendo isso em vista, não deixe de avaliar a complexidade da ferramenta.
Confira as funcionalidades técnicas da plataforma escolhida, como os mecanismos para o gerenciamento de produções, as formas de pagamento disponíveis, a forma como o produto será exibido, entre outras.
Da mesma forma, analise todas as suas necessidades antes de escolher parceiros para e-commerce. Envie um RFQ (Request for Quotation) de forma que o fornecedor saiba exatamente o que você procura.
Procure uma consultoria
Dependendo da estrutura atual da sua empresa, ou das projeções e metas futuras estabelecidas, a contratação de uma consultoria pode ser essencial para que você faça uma escolha mais precisa. Empresas como a E-NEXT são especialistas no assunto e podem ajudá-lo desde o planejamento, até a gestão da plataforma da sua loja virtual.
Lembre-se que, para ter sucesso no e-commerce, é preciso que todos os processos internos estejam claros e bem estruturados. Assim, o monitoramento pode ser feito com mais eficácia e possíveis falhas serão identificadas rapidamente.
Confira o suporte oferecido
Existem inúmeros profissionais e empresas que oferecem ferramentas perfeitas e conseguem implementá-las com velocidade no seu negócio. Entretanto, você ainda deve se fazer uma última pergunta antes de fechar o modelo escolhido: Qual é o suporte oferecido?
Pedir referências de clientes e cases de sucesso na gestão de crise podem ser fundamentais. Se você for integrar sua loja no ERP, essa medida é obrigatória! Para ter mais segurança, dê preferência a parceiros para e-commerce que estão há mais de 3 anos no mercado.
Ainda ficaram dúvidas sobre a implementação da plataforma da sua loja virtual? Deixe aqui o seu comentário abaixo! Teremos o prazer em te responder.