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Operação

Dicas para gestão de frete eficiente na loja virtual

8 dicas de gestão de frete que vão ajudar as lojas virtuais!
Tempo de leitura: 4 minutos

Não é novidade que o frete é o principal motivo para abandono de carrinhos no e-commerce. Além da concorrência acirrada, um possível motivo para isso é que o consumidor moderno está cada vez mais consciente. Como resultado, ele não tolera valores abusivos  ou mesmo prazos de entrega longos demais.

Da mesma forma, uma embalagem ruim pode causar prejuízos muito maiores do que os danos à mercadoria. Afinal, a reputação de sua loja nas redes sociais não tem preço.

É por isso que otimizar a gestão de frete no e-commerce é uma tarefa tão importante para os lojistas. Mais do que uma questão operacional, ela está diretamente ligada à visão que o público terá da sua marca.

No artigo a seguir, separamos 8 dicas de gestão de frete para ajudar a sua loja a evitar os erros mais comuns e otimizar a entrega. Confira!

8 dicas de gestão de frete para e-commerce

1. Invista na embalagem e manuseio dos produtos

Investir na embalagem e no manuseio dos produtos antes da entrega é importante para evitar desperdícios de materiais e grandes volumes desnecessários, que vão ocupar mais espaço do que deveriam no transporte.

2. Esteja por dentro da expectativa do seu cliente

Você precisa conhecer o seu cliente e o que ele espera da sua loja virtual. Assim, aproveite a navegação dele no site e coloque boxes ou formulários para entender quais são as expectativas dele, como, por exemplo, em relação a qual seria um prazo justo para a entrega de determinado item. Tente alinhar o seu prazo com a expectativa dele para cultivar uma boa relação!

3. Utilize um gateway de fretes

Automatizar o sistema de frete da sua loja virtual é importante para evitar erros em escala, como redução na margem de lucro. Quanto maior for o seu fluxo de venda, menos intervenção humana o frete deve ter.

Por exemplo: o ERP Eccosys está integrado ao software de inteligência em gestão de logística da Intelipost. Investir nesse tipo de integração permite a redução dos custos de frete por meio de uma interface única com todas as transportadoras, conciliação de frete fácil e a otimização dos seus custos, além de maior visibilidade de todos os processos e entregas.

4. Use a gestão de frete a favor da sua loja

Com um bom gateway de fretes, você consegue criar campanhas com base na capacidade dos fornecedores que atendem a loja para realizar a entrega dos produtos. A relação custo x lucratividade e o nível de procura podem fomentar uma boa campanha com base no frete.

5. Pense na logística reversa

O aumento da confiança do consumidor nas lojas online faz com que a logística reversa seja cada vez mais presente nas lojas online. Por isso, esteja preparado para a devolução de produtos que estavam com defeitos, não atenderam as expectativas do consumidor ou que foram entregues de maneira incorreta.

6. Procure um especialista em gestão de frete

Especialistas em gestão de frete podem otimizar o frete da sua loja virtual indicando, por exemplo, se você está trabalhando com os parceiros corretos para realizar as entregas.

7. Ofereça mais de uma opção

As ofertas de frete da sua loja devem ser competitivas, afinal, você não pode perder a venda para um concorrente, não é mesmo? Com mais de uma opção de frete, o cliente tem a possibilidade de escolher o melhor custo-benefício para a entrega do produto.

8. Otimize o seu trabalho integrando todos os processos

Com um bom ERP para e-commerce, você consegue gerenciar todos os processos da loja virtual em um único ambiente. E isso inclui a entrega dos pedidos. Otimizar o trabalho integrando os processos fará com que a gestão seja mais eficiente nas tomadas de decisões.

O importante é sempre alinhar todas as expectativas para atender o seu cliente da melhor forma possível. Em outras palavras, negocie com as suas transportadoras, tenha um bom gateway de frete e integre os processos para garantir economia de tempo e recursos.

E então, gostou das nossas dicas? Tem alguma experiência interessante com a gestão de frete no e-commerce? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

E para mais dicas sobre o mundo do e-commerce, continue acompanhando o nosso blog!

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Faça o teste grátis por 15 dias! Saiba mais em: eccosys.com.br.
2 Comentários
  1. Luana 8 anos atrás
    Responder

    Interessante.

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