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Operação

6 formas de otimizar a gestão de logística do e-commerce

otimizar a gestão de logística do e-commerce
Tempo de leitura: 4 minutos

O sucesso de um e-commerce depende de um conjunto de processos que, quando executados corretamente, conferem agilidade a todas as práticas rotineiras — agregando, assim, qualidade na operação como um todo. E um dos principais pilares para a fluidez do negócio é a logística.

Fator de orgulho para algumas lojas virtuais — e motivo de desespero para outras —, a estrutura logística torna-se a espinha dorsal da operação após a venda, e sua performance diz muito sobre o comprometimento da sua empresa para com a satisfação do cliente.

Neste artigo, confira seis importantes dicas para otimizar a sua gestão logística e, assim, manter a operação alinhada — desde o processamento do pedido até a entrega do produto. Continue a leitura!

Gestão centralizada com ERP

Muitas vezes a palavra logística traz à mente somente o sentido de transporte — no entanto, a abrangência do termo é muito maior. Nele, estão contidos diversos processos, como recebimento de mercadoria, notas fiscais, boletos, controle de estoque, inventários e mais diversas outras atividades. E tamanha quantidade de dados só pode ser controlada através de um ERP.

Um exemplo é o Ecossys, um robusto ERP para e-commerce que, além de permitir a gestão completa da sua logística, conta também com módulos financeiros e integração com sistemas de pagamento.

Relacionamento e integração com transportadoras

O relacionamento com os clientes internos é de suma importância para a fluidez do processo logístico. Muitas empresas possuem má reputação no mercado em virtude da falta de qualidade no serviço de transporte, mesmo este sendo terceirizado.

Seus parceiros representam a sua empresa. Portanto, monitorar o serviço deles é indispensável para assegurar a qualidade de todos os elos da operação. Uma das formas de fazer isso é utilizar um ERP como o Ecossys, capaz de integrar-se com os sistemas das transportadoras para monitorar os dados de transporte e avaliar ou corrigir falhas.

CRM e o relacionamento com o cliente

Um plano de comunicação com o cliente (CRM) é um excelente complemento do processo logístico, devendo ser utilizado principalmente no estágio pós-compra. O primeiro contato deve ocorrer após o checkout, com um e-mail contendo os dados pertinentes à compra — como produtos adquiridos, valor e tempo de transporte, nome do transportador, etc.

Depois que o produto sair para a entrega, é indispensável fornecer o rastreamento da compra e questionar a satisfação do cliente quanto ao serviço, avaliando se ocorreu qualquer problema com a entrega do produto.

Monitoramento de estatísticas da operação

Este é o ponto onde os processos são avaliados e os problemas são resolvidos. Monitorar a eficiência de todas as operações, incluindo — e especialmente — aquelas envolvidas com a logística, é essencial.

Aqui, evidencia-se ainda mais a importância de um bom ERP, capaz de unificar diferentes dados, de diversas fontes — permitindo, assim, a análise do quadro geral dos processos. Com essas informações, é possível identificar os pontos onde ocorrem demoras e gasto desnecessário de tempo, possibilitando a correção dos mesmos.

Gateway de fretes

Ferramenta ainda em processo de difusão no Brasil, o gateway de fretes é um sistema que entra em ação no momento do checkout da venda. Ele é capaz de se conectar aos sistemas das transportadoras e oferecer opções de entregas para os clientes, com variedades de transportadoras, custos e tempo de entrega.

Além disso, ele permite ao gestor avaliar a eficiência do serviço e os gastos com transporte, possibilitando o aprimoramento desse ponto da operação.

Gestão logística unificada

A logística do e-commerce é um processo cujos procedimentos devem ser definidos com base em um planejamento conciso — somente um sistema totalmente integrado será capaz de lidar com altas demandas sem que, com isso, ocorra degradação na qualidade do serviço.

Quando falamos em integração, deve-se ter em mente que tal característica é composta por planejamento, pessoas e sistemas robustos de gestão — e todas essas escolhas são cruciais para o bom andamento da operação. Avaliar as possibilidades, plataformas, prestadores de serviços e os sistemas ERP e CRM é a melhor forma de evitar estagnação e, ainda, otimizar continuamente o processo logístico.

Entendeu por que a logística é tão importante para o gerenciamento do seu e-commerce? Quer saber mais sobre o assunto? Confira também nosso post sobre a logística reversa, e saiba como aplicar essa estratégia na sua empresa!

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Faça o teste grátis por 15 dias! Saiba mais em: eccosys.com.br.

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