Quer vender produtos e serviços com baixo custo operacional e com grandes chances de ganhar escala em vendas? Então a web é o caminho certo! Este ambiente é propício para quem quer ter seu próprio negócio, mas não está disposto a desembolsar valores astronômicos em locação de imóvel. Ele também é indicado para aqueles que pretendem ganhar escala na venda de seus produtos e serviços! Mas você sabe exatamente como montar um e-commerce? No texto a seguir, a gente te ensina os primeiros passos!
Como montar um e-commerce: por onde começar?
Antes de contratar o domínio e começar a vender, existem alguns passos extremamente importantes que devem ser seguidos para obter uma trajetória de sucesso. De forma bem resumida, vamos conhecer os principais.
Plano de negócios
Abrir uma empresa, e-commerce ou não, sem antes saber em que território está pisando é extremamente perigoso. No entanto, é o que a grande maioria dos empresários brasileiros fazem. Não é a toa que somente um mínimo percentual das empresas em nosso país completam cinco anos de existência. Por isso, estudar mercado, concorrentes, público-alvo, fornecedores e custos é primordial para endossar a real viabilidade do negócio. O SEBRAE pode ser um ótimo caminho para isso.
Organização, gestão e planejamento
Constatada a viabilidade do negócio, é hora de organizar a empresa e planejar. Esse é outro ponto que tem grande participação nos índices de fechamento de empresas brasileiras. O brasileiro tende a trabalhar de forma quase que intuitiva, sem organização e planejamento.
Para não se tornar mais uma empresa pesando negativamente nestes indicadores, um bom começo é a contratação de um SIGE (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), ou ERP (Enterprise Resource Planning). É possível organizar, gerenciar e monitorar os diversos setores da empresa como o financeiro, estoque e vendas, de modo a gerar informações consolidadas que permitem tomadas de decisões consistentes.
Hoje em dia existem soluções na nuvem (online) focadas em comércio eletrônico, que além de permitirem acesso de qualquer local e a qualquer momento, cobram mensalidades bastante convidativas e oferecem integrações facilitadas com plataformas de e-commerce.
Plataforma de vendas
Já sabemos que o negócio é viável e como organizá-lo desde o seu começo, certo? Então agora é hora de pensar na operação em si. Para aqueles que possuem capital para criar sua própria plataforma online, este pode ser um bom caminho, afinal, poderá definir todas as funcionalidades de acordo com sua necessidade. No entanto, atualmente existem inúmeras plataformas padrões para e-commerce que costumam atender a demandas bastante distintas e, o melhor, com baixos custos para utilização. Este pode ser um bom caminho.
Divulgação
O negócio já está totalmente estruturado com plano de contas, fornecedores, produtos e estoque lançados no sistema. É hora então de planejar a divulgação da empresa, seja através de papelaria, redes sociais ou ferramentas de buscas. Talvez, todos eles.
Um profissional muito requisitado pelas empresas nos últimos anos é o de SEO (Search Engine Optimization). Ele tem como principal atribuição a de garantir um bom posicionamento do site nas plataformas de busca, como o Google. Pode ser um grande diferencial! Novamente, o importante é pensar nas soluções que melhor atendem ao que foi estabelecido durante seu planejamento. Entenda o seu público e onde a sua divulgação pode atingi-lo da forma mais eficiente.
Gostou das nossas dicas de como montar um e-commerce? Seguindo-as, você estará preparado para fazer parte do pequeno percentual de empresas que prosperam no Brasil!
E se ficou alguma dúvida sobre como montar um e-commerce, conte pra gente nos comentários!