Você sabe por onde anda o seu cliente? Para a maior parte dos lojistas, a resposta deve ser “em todo o lugar”, afinal, o e-commerce permite alcançar um grande número de consumidores sem aumentar os custos de estrutura.
Mas não seria conveniente se você pudesse andar lado a lado com o seu cliente, onde quer que ele estivesse? Para isso, é preciso se perguntar se o seu e-commerce está preparado para o universo mobile.
O e-commerce mobile já é uma realidade e as expectativas de crescimento para os próximos anos são surpreendentes. Até 2018, estima-se que haja um aumento de 54% neste mercado, que inunda os mais diversos segmentos de varejo eletrônico. Contudo, para entrar nesse universo é preciso ter alguns cuidados, a fim de garantir uma experiência única e satisfatória para o cliente.
Prepare-se para o 4G
Uma das falhas de muitos e-commerces que se aventuram no m-commerce (mobile commerce) é a falta de estrutura tecnológica para garantir a responsividade da ferramenta. Ou seja, proporcionar uma boa conexão, rapidez no carregamento da página, agilidade na inscrição do cliente e na finalização da compra.
Para não perder tempo desenvolvendo novos recursos, o empreendedor deve deixar a sua plataforma preparada para o 4G, que já está com força total no país.
Invista em design responsivo
Como falamos, garantir o desempenho da loja é essencial para manter o cliente satisfeito. Para isso, contrate um bom web designer que consiga otimizar a experiência mobile. Ele poderá criar um layout agradável, intuitivo e com boa usabilidade.
Muitas pessoas deixam de realizar compras pelo celular por causa do processo. Isso ocorre porque o m-commerce continua com a mesma cara do e-commerce, com cadastros longos e processos cansativos para fechar a compra.
Melhore a experiência de compra no mobile
Comprar já não é mais um ato de impulso. As pessoas comparam preços, características dos produtos e a reputação da loja virtual. Sendo assim, promova ações que melhorem o relacionamento do cliente com o seu m-commerce. Por exemplo, ofereça confirmações de compra via SMS, cadastros simples, comunicação clara e assertiva.
Invista em atendimento personalizado
A evolução do atendimento via chat é o atendimento via Whatsapp, que está totalmente de acordo com a tendência do universo mobile. Enquanto seu cliente busca informações sobre um produto no celular, ele pode tirar dúvidas via Whatsapp ou outro canal. Consequentemente, a experiência de compra se torna mais interessante e eficaz.
Em 2013, o m-commerce chegou a 2 bilhões de vendas no Brasil, o que não é pouco se comparado ao resto do mundo. Como alternativa prática e de fácil absorção pela população mais jovem, o m-commerce tem um caminho longo e promissor pela frente, já que o número de smartphones e tablets cresce a cada ano.
Para não ficar de fora dessa fatia de mercado, pesquise sobre as novidades que vêm sendo implantadas neste segmento. Não deixe também de acompanhar o nosso blog, onde reunimos as melhores dicas e informações para ajudar a sua loja virtual a conquistar os melhores resultados!