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5 formas de otimizar a experiência do usuário na sua loja virtual

formas de otimizar a experiência do usuário na sua loja virtual
Tempo de leitura: 4 minutos

São diversos os atrativos que a sua loja virtual precisa apresentar para atrair a atenção do cliente. Preço, formas de pagamento e opções de entrega são alguns dos atributos chave para decisão do cliente — no entanto, eles só vão te garantir uma primeira chance com ele.

Melhor do que um cliente de primeira compra é um cliente fiel, e a única maneira de conseguir isso é provendo uma boa experiência do usuário inicial. Confira neste artigo 5 dicas sobre como oferecer uma ótima experiência de compra!

1 – Mantenha a interface amigável

É frustrante para qualquer cliente se deparar com interfaces mal projetadas e elementos desorganizados. Banners com propagandas não precisam aparecer a cada rolagem do mouse. Reserve um espaço discreto para apresentar produtos de interesse do usuário. Botões de Call to Action (que exercem alguma função importante no site) como ‘Acessar carrinho’ e ‘Finalizar compra’ devem estar destacados e acessíveis.

O layout precisa ser convidativo e amigável, o que, além de transmitir profissionalismo, facilita a navegação do cliente dentro da loja virtual. Invista em técnicas e ferramentas de UI (Interface do usuário) para aprimorar a experiência do usuário constantemente.

2 – Dê importância ao mobile

Vivemos em uma geração móvel, onde os smartphones e tablets pairam sobre computadores na preferência das pessoas durante a maior parte do dia, e muitas das tarefas rotineiras são feitas através destes dispositivos – inclusive compras pela internet.

Visto isso, é absolutamente necessário que o design da sua loja virtual seja responsivo, isto é, capaz de identificar de que tipo de dispositivo se originou o acesso e se adaptar a ele. Afinal, em uma tela de 5 polegadas é crucial reorganizar todos os elementos para que o cliente consiga comprar sem complicações.

3 – Invista em CRM

Um bom relacionamento com o cliente é uma das melhores formas de demonstrar interesse na satisfação dele. No entanto, é importante deixar claro que um bom plano de relacionamento vai muito além de mandar um newsletter por semana.

O CRM (Customer Relationship Management) deve estar presente em todos os estágios da compra. Enviar um e-mail marketing com um cupom de desconto para resgatar um carrinho abandonado, perguntar ao cliente se ocorreu tudo certo com a entrega e contatá-lo alguns dias após a compra para questionar a sua satisfação com o produto são práticas essenciais para a experiência do usuário que compõem um bom CRM.

4 – Organize a sua logística

A logística é um dos pilares da operação de um e-commerce e é um dos mais importantes indicativos do quão competente a sua empresa é para com a entrega daquilo que ela se propõe a vender.

Implemente tecnologias de forma a automatizar e agilizar tudo o que for necessário, desde a etapa do controle de estoque e separação de mercadorias até e, principalmente, na entrega. Mantenha o cliente sempre informado, fornecendo feedbacks constantes com cada movimentação do produto comprado, além de monitorar constantemente a performance do operador logístico através da integração entre sistemas e análise de dados dos processos.

5 – Simplifique o checkout

Diversas pesquisas vêm apontando que grande parte dos abandonos de carrinho ocorrem no processo de finalização da compra, o checkout. As pessoas estão sempre atarefadas e com pressa, e provavelmente não estão dispostas a preencher extensos formulários só para finalizar uma compra.

Simplifique o checkout da sua loja ao máximo, exigindo somente as informações realmente necessárias e relevantes para o processo de venda, como CPF e dados de pagamento e entrega, deixando preferências de newsletter, aniversário e dados menos pertinentes para outra hora.

Por fim, é necessário deixar claro que o foco do aprimoramento do seu e-commerce como um todo não deve ser somente causar boas impressões aos clientes de primeira compra, mas também oferecer cada vez mais facilidades àqueles que você já fidelizou, afinal, o mercado evolui constantemente e, perante a concorrência cada vez mais acirrada, seus clientes raramente vão pensar duas vezes antes de migrar para a concorrência caso você não se adapte às necessidades deles.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira mais motivos pelos quais você deve preocupar-se com a experiência do usuário dentro da sua loja.

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