Neste artigo, vamos apresentar as vantagens de vender em nichos de e-commerce lucrativos e sugestões de 6 melhores nichos para investir.
Isso porque o e-commerce é um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo, especialmente com a pandemia da Covid-19, que acelerou a digitalização dos negócios e dos consumidores.
Segundo a Ebit/Nielsen, as vendas online no Brasil cresceram 41% em 2022, movimentando R$ 225,6 bilhões.
Mas, para ter sucesso nesse mercado, não basta apenas criar uma loja virtual e esperar os clientes chegarem.
É preciso escolher um nicho de mercado que tenha demanda, potencial de lucro e pouca concorrência.
Um nicho de mercado é um segmento específico dentro de um setor maior, que atende a um público-alvo com necessidades, preferências e hábitos particulares.
E temos algumas sugestões de quais são os melhores e mais fáceis de investir com um bom retorno financeiro.
Acompanhe!
Conteúdos do Post
Vantagens de vender em nichos de e-commerce lucrativos
Investir em nichos de e-commerce que são realmente rentáveis pode parecer intimidante, mas acredite, as recompensas valem a pena.
E é aqui que entra a importância de um bom plano de negócios, porque com ele você vai conseguir mapear todos os detalhes do mercado escolhido.
Mas vamos direto ao ponto, que tal explorarmos juntos as vantagens incríveis que esse universo pode trazer para o seu empreendimento?
Para começar, temos a questão da visibilidade. Sabe aquele ditado que diz que quem é visto é lembrado?
Pois é, ao focar suas energias em um nicho específico, é como se você acendesse uma luzinha e dissesse “ei, estou aqui!”.
Isso te dá uma oportunidade única de chamar a atenção dos consumidores que estão na busca exata pelo que você oferece.
Além disso, essa conexão mais estreita com seu público permite que você construa relações mais sólidas.
É como se fosse um círculo virtuoso:
- você oferece um produto ou serviço que é o que aquele cliente estava buscando;
- ele fica satisfeito;
- cria uma relação de confiança com a sua marca;
- as chances de que ele volte a comprar aumentam;
- ele poderá indicar para amigos.
A fidelização do cliente, neste caso, vai além da venda: é uma parceria que pode durar muitos anos.
Fidelização
Falando em fidelização, temos outro ponto a se destacar: a rentabilidade.
Quando você se especializa em um nicho que dá dinheiro, você tem a liberdade de praticar preços mais competitivos e ainda manter uma margem de lucro interessante.
Isso acontece porque os consumidores, quando encontram algo que realmente atende às suas necessidades específicas, estão dispostos a pagar um pouco mais por isso.
E, finalmente, temos a questão do custo.
Pode parecer contraintuitivo, mas vender para um público mais específico pode realmente ajudar a reduzir suas despesas.
Como? Bem, imagine que você está organizando uma festa.
Se você sabe exatamente quem são os convidados, você pode fazer um cardápio que agrade a todos, comprar a quantidade certa de comida, e evitar desperdícios, certo?
O mesmo acontece com o e-commerce.
Quando você conhece bem o seu público, pode otimizar seus esforços de marketing, gerenciar melhor seu estoque e aprimorar sua logística.
E, em última análise, economizar dinheiro.
6 melhores nichos de e-commerce para investir
Agora que você já sabe as vantagens de vender em nichos de e-commerce lucrativos, vamos conhecer as sugestões de 6 melhores nichos de e-commerce para investir.
#1 Moda
Esse é um nicho clássico, que nunca sai de moda, literalmente!
Mas, como em qualquer festa badalada, a concorrência é pesada.
Por isso, para brilhar nesse universo, você precisa oferecer algo que seja realmente único e de qualidade, algo que faça as pessoas pararem e dizerem “uau, preciso disso!”.
Uma maneira bacana de fazer isso é focando em subnichos dentro da moda, como moda plus size, moda infantil, moda fitness, moda praia, e por aí vai.
Assim, você conquista um público mais específico que vai se identificar mais com a sua marca.
#2 Beleza e Cosméticos
Esse é outro segmento que tem um público cativo, especialmente entre as mulheres.
E aqui vale a pena destacar com produtos que estão bombando no mercado, como produtos naturais, veganos, personalizados, entre outros.
E não se esqueça de investir em conteúdos interessantes e informativos nas redes sociais, tá?
Afinal, quem não gosta de saber mais sobre os produtos que usa no dia a dia?
#3 Brindes
Quem não gosta de dar (ou receber) um presente bem criativo e personalizado, né?
Então, se você investir em designs que sejam atraentes e oferecer a possibilidade de personalizar os produtos, já tem meio caminho andado.
Além disso, uma logística afiada é essencial para garantir que seus produtos cheguem rapidinho nas mãos dos clientes.
#4 Casa e decoração
Agora, vamos falar de um nicho que conquistou o coração (e a casa) de muita gente nos últimos anos: a decoração.
Com as pessoas valorizando cada vez mais o conforto e a estética dos seus lares, produtos como móveis, tapetes, luminárias, plantas e outros itens de decoração estão com tudo.
E como em todos os outros nichos, a logística é um ponto-chave para garantir a satisfação do cliente.
#5 Alimentação
As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de uma alimentação balanceada e nutritiva.
E, por isso, produtos orgânicos, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose e outros estão em alta.
Aqui, é essencial oferecer produtos que atendam às necessidades e aos gostos dos consumidores.
Também, claro, garantir que eles cheguem fresquinhos e em tempo hábil até o cliente.
#6 Pets
Por último, mas definitivamente não menos importante, temos o nicho do e-commerce pet.
Afinal, quem resiste a um olhar de cachorrinho pedindo por um brinquedo novo ou uma comidinha especial?
E o melhor é que esse mercado é super diversificado, com produtos para todos os tipos de pets, de cães e gatos a pássaros, peixes e até répteis.
Portanto, aqui as possibilidades são inúmeras.
Como você pôde perceber, os nichos de e-commerce lucrativos para investir em 2023 são bem variados.
Mas antes de escolher o seu, lembre-se: é fundamental fazer uma boa pesquisa de mercado para identificar as oportunidades e desafios do segmento que você pretende atuar.
Além disso, planejamento é tudo!
E nesse ponto, ferramentas de assinatura digital e assinatura eletrônica podem te ajudar a tornar seus processos mais eficientes e seguros.
Principalmente quando for lidar com os seus fornecedores.
Com tudo isso em mente, é uma boa dose de coragem e determinação, você está mais do que pronto para embarcar nessa aventura.
Bons negócios!