O gerenciamento de e-commerce é consideravelmente mais complexo do que a criação de uma loja virtual. Isso porque todo o processo de decisão, da escolha dos produtos à definição dos preços, é impactado pela quantidade de informação que os gestores conseguem colher.
Dessa forma, identificar os pontos mais delicados no gerenciamento de e-commerce pode guiar suas ações em busca de melhores resultados. Porém, esse é o tipo de situação onde não é possível indicar uma solução aplicável a todas as empresas. Dependendo do seu segmento, será necessário fazer correções até se alcançar a resposta desejada. Ainda assim, nos próximos parágrafos entregaremos dicas capazes de tornar a sua gestão campeã. Confira!
Reposições e novos produtos
A montagem do seu mix de produtos pode ser decisiva para o sucesso do seu e-commerce. Muitos empreendedores esquecem que seus clientes estão em busca de bons produtos. Para que isso se transforme numa vantagem competitiva, é importante entender a importância da gestão do mix.
Há boas formas de se fazer isso: identifique quais produtos são mais vendidos, quais tem maior lucratividade e quais emperram no estoque. Alie essas informações numa linha do tempo e você descobrirá como se comporta o seu cliente. Com isso, será fácil definir quais produtos merecem ser repostos e qual deve ser a linha dos novos lançamentos.
Além disso, essas informações serão capazes de ajudá-lo a ter um estoque mais eficiente, prever sazonalidades e aumentar a margem de lucro.
Status dos pedidos
Uma parte do gerenciamento de e-commerce que passa despercebida em muitas lojas mas que influencia a organização e a eficiência da operação é o acompanhamento do status dos pedidos. Para o consumidor, isso é importante porque o mantém informado sobre prazos e seguro quanto ao recebimento do produto.
Para a empresa, o status dos pedidos é importante para organizar cada setor da empresa de acordo com sua função. Se tratarmos uma loja virtual como uma linha de montagem, entendemos que a separação do produto, emissão da nota fiscal, embalagem e postagem precisam operar de maneira coordenada para que uma não atrase a outra. Isso significa que a gestão precisa estar alinhada para que todo o processo ocorre corretamente.
ERP poderoso
A busca por um gerenciamento de e-commerce realmente eficiente depende de uma poderosa ferramenta de ERP. Através dela é possível coletar todas as informações necessárias para a construção das suas estratégias de estoque e reposições, automatizar a geração de nota e outros detalhes fiscais, além de contribuir em outras áreas como relações humanas, marketing e financeiro.
Um ERP poderoso é, sem dúvida, fundamental para toda loja virtual e precisa estar integrado ao sistema de vendas, no caso sua plataforma de e-commerce, para que as informações sejam precisas. Caso contrário, o gestor corre o risco de tomar decisões baseadas em cenários errados, gastar mais do que deve e ver produtos empacados no estoque.
A escolha do ERP deve ser baseada na capacidade da ferramenta em trabalhar com os produtos que você oferece. Se você está em dúvida sobre essas características e funcionalidades, deixe um comentário! Queremos saber sua opinião.