Nos últimos anos, principalmente com a virada de hábitos de 2020, as pessoas têm se habituado a comprar online. Com isso, deixando os receios de lado, agora os consumidores estão mais exigentes. Eles aprenderam que podem comprar online e, ainda, também podem ditar as regras. Por isso, existem diversas boas práticas no e-commerce para 2023. Vamos falar sobre elas?
O que poderia ser um comportamento comum há muitos anos, comprar online só ganhou grande espaço quando esta era a única saída.
Três anos atrás, com a chegada da pandemia, muitas pessoas precisaram enfrentar seus receios também no que diz respeito às compras no e-commerce. Afinal, existia o medo de golpes e vazamento de dados, por exemplo. Mas o fato é que as pessoas aprenderam o quanto comprar online é facilita o dia a dia.
Podemos destacar, também, que não foi apenas o consumidor que precisou mudar a chave; as lojas virtuais também precisaram aprender e colocar em prática novas formas de negócio em pouco tempo.
E de lá pra cá, muitas técnicas e tendências foram testadas e aprovadas. Aliás, 2023 não será diferente, os consumidores estão online – literalmente. A Visa apontou em um relatório que o Brasil pode representar 54% do volume das compras online da América do Sul neste ano. O Brasil deve atingir US$ 171 bilhões.
Conteúdos do Post
Cada vez mais rápido
O computador sempre foi um símbolo de inovação, mas o consumidor está cada vez mais imediatista. Certo do que precisa e quer comprar, quer resolver tudo na palma da mão.
Por isso, ter uma loja virtual responsiva para mobile é fundamental e tem se tornado o caminho mais fácil de captar o cliente.
Além disso, a tendência do comércio eletrônico móvel tem crescido devido ao aumento do uso de dispositivos móveis. Então, pense muito nisso quando avaliar o seu site:
Minha loja virtual atende bem o consumidor que quer comprar pelo celular?
Isso é importante porque o crescimento do comércio eletrônico móvel tende a aumentar, tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais confortáveis com as compras no celular.
Assim, a primeira dica de boas práticas do e-commerce para 2023 é: mais do que nunca, não dificulte a compra do seu cliente. Ele tem pressa e tem muita oferta disponível com apenas uma busca. Tente facilitar ao máximo o “trabalho” dele.
Inteligência artificial: o que esperar?
O ChatGPT é mais um caso de como a Inteligência Artificial tem estado cada vez mais presente na vida das pessoas. Esse modelo de comércio eletrônico baseado em aprendizado de máquina mostra o quanto os lojistas têm a possibilidade de usar tecnologias avançadas para personalizar ofertas e recomendações para seus clientes. Isso tende a melhorar a experiência do usuário e aumentar as vendas.
E por mais que seja difícil determinar qual das tendências do e-commerce é a mais poderosa, precisamos pensar sobre cada uma delas. Afinal, todas têm seu potencial particular de impacto no setor. Ou seja, cada tendência tem suas próprias vantagens e desafios, e a relevância de cada uma pode variar dependendo do negócio e do mercado específico.
No entanto, algumas tendências, como o comércio eletrônico baseado em inteligência artificial e aprendizado de máquina, podem ter um impacto mais significativo no futuro, pois permitem aos lojistas personalizar ofertas e recomendações para seus clientes, melhorando a experiência do usuário e aumentando as vendas.
Recompra: como instigar
Existem vários fatores que podem levar as pessoas a quererem comprar coisas novas. Alguns desses fatores incluem necessidade, ou seja, o consumidor realmente precisa de determinado item, ou apenas desejo. E neste último caso, sabemos que as empresas têm usam publicidade e o marketing para criar desejo nas pessoas, oferecendo um produto ou serviço específico.
Por isso, quando um consumidor estiver decidido a comprar, que seja na sua loja virtual, certo?
Neste caso, vale amarrar diversas estratégias.
O “figital”, loja virtual e loja física associadas, é uma ótima sacada para quem já tem ponto comercial. E por isso esta é uma das boas práticas de e-commerce em 2023.
Muitas pessoas estão comprando online e preferem retirar presencialmente. A escolha por essa estratégia pode ser obvia se por exemplo o cliente puder retirar para não pagar frete.
Clique e confira 5 atitudes para destacar a sua loja virtual
Boas práticas de e-commerce em 2023: o básico funciona?
Sim, funciona e é extremamente necessário. A exemplo, foque no atendimento. Atenda bem o seu cliente.
E não só eles; atenda muito bem todos os interessados pelos seus produtos. Eles podem não ser clientes hoje, mas em breve, sim.
Para isso, se possível, tenha um chat disponível para atendimento. Os consumidores querem resolver suas dúvidas quase que de forma instantânea, então o método de suporte “ao vivo” é um dos preferidos.
Acredite: você pode perder uma venda para um concorrente caso não tenha um método de atendimento ágil e assertivo. Esteja disponível para eliminar dúvidas e demandar o menor esforço possível. Com certeza colherá bons frutos.
Ferramentas
Em resumo, existem diversas boas práticas no e-commerce, mas é importante destacar que você precisa ter conhecimento sobre o momento do negócio. É melhor ter certeza antes de agir.
As ferramentas são ótimas aliadas para quem quer crescer com clareza do caminho que está trilhando. Por exemplo, uma ferramenta importante que oferece diversas boas práticas para o e-commerce é um sistema ERP. Com ele, você é capaz de agilizar processos manuais e burocráticos. Com poucos cliques, o Eccosys emite a nota fiscal para você e, de quebra, deixa as etiquetas de produto e transporte prontas.
O sistema te mostra relatórios que podem ajudar a criar novas estratégias comerciais. Ainda, é integrado com gateways de pagamento seguros e confiáveis. As plataformas integradas são as melhores do mercado.
Então, basicamente, um ERP é uma solução que ajuda a empresa a trabalhar de forma mais integrada e eficiente.
Lições
O e-commerce é vasto e o mercado online é um tema que rende muitas descobertas e atualizações constantes. Por isso, neste artigo pincelamos pontos de atenção para este ano.
Continue estudando e se atualizando. Informação nunca é de mais. E não esqueça, sua loja precisa:
- Oferecer opções de pagamento confiáveis
- Manter um design atrativo e de fácil navegação
- Garantir a disponibilidade de informações claras e precisas sobre os produtos e a entregas
- Fazer follow-up após a compra para assegurar a satisfação do cliente
- Ter políticas de devolução e troca
Seguindo essas dicas, você pode construir uma presença sólida e confiável no mercado eletrônico, aumentando a satisfação e a fidelidade dos clientes.
O artigo que li apresenta excelentes práticas para empreendedores que buscam aprimorar o desempenho de seus e-commerces em 2023. Com uma linguagem clara e direta, o você ofereceram dicas valiosas e insights relevantes para se destacar no mercado digital e superar a concorrência. Parabéns Mainara por compartilhar conteúdo relevante para o setor de e-commerce =)