Um estudo conduzido através da ferramenta Google Trends comparou buscas online por algumas das soluções para lojas virtuais mais famosas no Brasil em 2017. Foram consideradas pesquisas pelas plataformas de e-commerce Magento, VTEX e PrestaShop (todas integradas ao ERP Eccosys). Além disso, foram observadas as buscas pelo termo “marketplace“, frequentemente mencionado no mundo do comércio eletrônico. Os resultados da análise de popularidade podem ser vistos na sequência.
Buscas por “Magento”
A plataforma gratuita Magento atraiu atenção em todos os estados, registrando o maior número de buscas em dez deles. Conforme ilustrado abaixo, Santa Catarina foi a UF com o maior volume de pesquisas sobre o Magento.
Dentre as consultas relacionadas ao assunto, a mais frequente foi sobre o download da plataforma. Cursos referentes à sua utilização representam uma tendência em ascensão, com aumento de 70% no período.
Buscas por “Marketplace”
No Norte, Nordeste e parte da região Centro-Oeste do país, a preferência ficou com o termo marketplace. Uma possível explicação para tal fenômeno pode estar na menor participação destes estados no mercado nacional de e-commerce.
Fatores como a operação logística dificultada (tanto pelo custo como pelo tempo de transporte) podem influenciar na decisão de abrir uma loja virtual fora do eixo Sul/Sudeste. Ao mesmo tempo, a falta de outras opções poderia aumentar o interesse por canais de venda alternativos, como os marketplaces do grupo B2W, CNOVA, Mercado Livre e Amazon.
Buscas por “VTEX”
Já a brasileira VTEX possui seu número mais expressivo no estado de SP, onde ocupa a terceira posição no ranking geral. Ao longo do ano, contudo, a plataforma viu um crescimento superior a 600% no volume de buscas.
Com a realização do VTEX Day 2017, no final de maio, a VTEX superou temporariamente as buscas pelo Magento e marketplaces, especialmente na capital paulista. Considerado o maior evento de e-commerce da América Latina, o VTEX Day também aumentou as pesquisas nos estados vizinhos.
Buscas por “PrestaShop”
Por fim, o sistema de e-commerce open source PrestaShop aparece na quarta colocação, com números mais significativos nos estados do Sul e Sudeste. Assim como o Magento, Santa Catarina também foi o estado com maior volume de buscas pela Prestashop, sendo que o mês de maio concentrou os melhores resultados da plataforma de origem francesa.
Considerações Finais
Diante de tais dados, tem-se o gráfico de interesse do público brasileiro nos termos analisados. De acordo com o Google Trends, “um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo”.
Com relação à média de popularidade, percebe-se que o Magento ficou à frente dos concorrentes observados, com 64 pontos. Os marketplaces ocuparam a segunda posição em todos os estados, exceto o Tocantins (onde apenas buscas pelo Magento foram registradas). VTEX e PrestaShop obtiveram números parecidos durante todo o período, onde alternaram a terceira colocação no volume de buscas. A média da VTEX foi ligeiramente superior, graças ao total de pesquisas nos meses de maio e dezembro.