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Tendências de e-commerce III – Ferramentas de apoio e e-mail marketing

Tendências de e-commerce III - Ferramentas de apoio e e-mail marketing
Tempo de leitura: 31 minutos

Em um artigo publicado no blog da plataforma americana Bigcommerce, a especialista em comércio eletrônico Tracey Wallace listou as principais tendências de e-commerce em 2018. Elaborada com o auxílio de outros 31 profissionais do setor, a lista inclui desde métricas de acompanhamento até as estratégias preferidas pelos lojistas na hora de planejar investimentos para o novo ano.

Nesta série dividida em quatro partes, iremos nos aprofundar nos onze pontos mais relevantes para a sua loja virtual. Em cada postagem, ofereceremos alguns exemplos práticos de como utilizar as tendências de e-commerce para conquistar o público e aumentar as vendas. Caso tenha perdido as Parte 1 e 2, clique aqui e aqui!

7. Tecnologia (Ferramentas de apoio)

A alta competitividade no mercado de e-commerce impulsiona a busca por soluções que facilitem a operação do dia a dia. Em um mundo onde todos os concorrentes estão a apenas alguns cliques de distância, quem gostaria de investir tempo em tarefas recorrentes ou repetitivas?

A boa notícia é que você não deve estar sozinho. A menos que a sua área de atuação seja completamente diferente de tudo o que já existiu, as chances de que outra empresa tenha passado por uma dificuldade semelhante são grandes. Da mesma forma, é bem provável que alguém, em algum lugar, já tenha encontrado uma resposta à altura, certo?

Nesta seção, discutiremos o uso da tecnologia aplicado ao e-commerce. Cada vez mais, ela tem auxiliado gestores a otimizar processos para focar no que realmente importa. Com exemplos de ferramentas gratuitas e pagas (incluindo algumas testadas por nós), listamos ainda dicas importantes para pesquisar opções e não se perder em meio aos resultados. Confira!

Por que precisamos falar sobre ela?

Se você trabalha com comércio eletrônico, é seguro presumir que está ciente do potencial transformador da tecnologia. Não é preciso voltar mais do que dez anos no tempo para perceber como o nosso comportamento foi influenciado pelas redes sociais, smartphones, marketplaces e outras inovações do gênero, não é mesmo?

Tais mudanças se estenderam ao mercado de trabalho. À medida que as empresas precisam satisfazer um público exigente e imediatista, a necessidade de processamento também atinge níveis mais altos.

Assim, lojistas se veem diante de uma escolha: aumentar a equipe para suprir a demanda ou rever as metodologias atuais? A resposta, é claro, depende do orçamento, recursos e do próprio problema a ser resolvido. Em todo caso, soluções tecnológicas costumam ser consideradas antes de realizar novas contratações. Os motivos para isso incluem:

  • Automatização de processos;
  • Ganho na produtividade;
  • Redução de gastos;
  • Facilidade de comunicação com a equipe;
  • Possibilidade de trabalho remoto (ferramentas online).

Escalabilidade e esforço

Para Tracey Wallace, da plataforma americana Bigcommerce, o momento atual do varejo se resume em dois fatores: custo de entrada e escala. Segundo ela, serviços como a hospedagem de um site, por exemplo, costumavam ser incrivelmente caros no passado. Hoje em dia, no entanto, é normal que tenham um preço reduzido. Com isso, mais e mais pessoas aderem a eles e conseguem crescer sem medo, pois o custo ainda será acessível.

Em linhas gerais, especialistas concordam que as novas tecnologias podem ser facilitadoras da sua rotina. Isto não significa que elas irão assumir a responsabilidade pelos maiores desafios, mas sim que lhe darão tempo para lidar com os 20% de tarefas que geram 80% dos seus resultados. Leia mais sobre a Regra 80/20 ou Princípio de Pareto aqui.

“Meu conselho para outros empresários é o seguinte: é importante economizar tempo e trabalhar naquilo que importa. Ao invés de amarrar o tempo com entrada manual de dados e embalagens, concentre-se em coisas que ajudem o seu negócio a crescer – como marketing, desenvolvimento de negócios, etc. Deixe ferramentas e integrações cuidarem dos outros elementos e terceirize o trabalho quando precisar. Não tenha medo de investir em recursos que o ajudem a crescer mais rápido e com menos estresse”

— Grant Yuan, Presidente da CuttingBoard.com

22 ferramentas de apoio para o seu e-commerce

O mundo dos negócios é repleto de incertezas. Ainda assim, diariamente nos vemos envolvidos em tarefas previsíveis, cansativas. Apesar de relevantes, elas ocupam o nosso tempo de uma maneira pouco inteligente…

Pensando nisso, selecionamos alguns recursos tecnológicos que podem ajudá-lo a tirar as atividades recorrentes do caminho. Ah, nós também incluímos os preços de cada ferramenta, conforme disponível nos sites oficiais em março de 2018. Leia a lista com atenção e descubra como concentrar a sua energia onde ela é indispensável 😉

1) Trello

O que é? Ferramenta online para gestão de projetos.
Pra que serve? De acordo com o site oficial, o Trello é “uma lista de listas, cheia de cartões, usada com um time ou por você, sozinho”. A ideia é eliminar o uso de papéis para o controle de projetos, substituindo-os por quadros (colunas) e cartões virtuais. Cada cartão corresponde a uma tarefa (ou grupo de tarefas), o qual pode ser atribuído a usuários ou times. Você pode classificar e complementar estes cartões com as informações que julgar pertinentes (tags, imagens, anexos), além de definir prazos, fazer comentários e acompanhar seu progresso.
As tarefas são adicionadas aos quadros criados por você e estarão visíveis para todo o time. Quando finalizadas, elas podem ser movidas para uma coluna específica de atividades concluídas, mantendo o seu projeto limpo e organizado.
Quanto custa? O núcleo de funcionalidades básicas do Trello é 100% gratuito, por tempo ilimitado. Empresas ou equipes maiores podem optar por planos pagos, tanto para uma maior segurança dos dados quanto para ter acesso a integrações. Os planos pagos vão de US$ 9,99 (Business Class) a US$ 20,83 (Enterprise) mensais.
Onde fica? www.trello.com 🇧🇷

2) Asana

O que é? Ferramenta online para gestão de projetos.
Pra que serve? O Asana é um sistema web que permite “quebrar” projetos e fluxos de trabalho em uma série de tarefas menores. Com isto, ele facilita a administração da rotina e acompanhamento de equipes. Você pode gerenciar múltiplos projetos ao mesmo tempo, criando atividades, atribuindo responsáveis e marcando o que já foi concluído.
Assim como no Trello, é possível utilizar o conceito de quadros e cartões para a estrutura dos projetos. Você também pode optar pelo modelo de listas, com seções específicas para divisão das tarefas.
Quanto custa? A versão básica, para equipes de até 15 pessoas, não possui custo. O plano Premium tem valor mensal de US$ 9,99 por membro do projeto (a cobrança é realizada anualmente). Já o plano Enterprise deve ter seu valor calculado mediante solicitação.
Onde fica? www.asana.com 🇧🇷

3) LiveChat

O que é? Software de chat para atendimento ao consumidor
Pra que serve? Serviço de mensagens instantâneas para atendimento ao cliente em sites e loja virtuais. Utilizado por mais de 14 mil empresas em 150 países. Contém uma série de funcionalidades e integrações que agilizam a comunicação, como a possibilidade de visualizar o que o cliente está digitando antes de ele enviar a mensagem. O LiveChat também oferece mecanismos de feedback do usuário a cada contato, de modo que a avaliação do consumidor possa contribuir para melhorias no processo.
Quanto custa? Os preços variam de US$ 16 a US$ 60 mensais, com teste grátis de 30 dias.
Onde fica? www.livechatinc.com/pt 🇧🇷

4) Zendesk

O que é? Plataforma de suporte técnico
Pra que serve? Software de atendimento ao cliente com sistema de tickets de suporte e base de conhecimento. Solução de central de suporte baseada na nuvem, utilizada por mais de 200.000 organizações no mundo todo (incluindo o ERP Eccosys).
Quanto custa? A precificação é feita de acordo com o número de agentes de suporte. Os planos mensais variam de US$ 5 a US$ 199 por agente. Possui avaliação grátis por 30 dias.
Onde fica? www.zendesk.com.br 🇧🇷

5) SurveyMonkey

O que é? Plataforma online de pesquisas
Pra que serve? Crie e publique questionários online em poucos minutos e exiba os resultados na forma de gráficos em tempo real. O SurveyMonkey pode ser usado para medir a satisfação dos clientes, receber feedback de usuários e funcionários, planejar eventos e realizar pesquisas de mercado. A empresa estima que 600 mil questionários sejam enviados todo mês.
Quanto custa? O plano gratuito permite um número ilimitado de questionários com até 10 perguntas. Cada questionário pode receber no máximo 100 respostas. Já os planos pagos têm mensalidades de R$ 88 a R$ 225, com menos restrições e ferramentas específicas para análise dos resultados.
Onde fica? pt.surveymonkey.com 🇧🇷

6) Mailchimp

O que é? Ferramenta para automatização de e-mails
Pra que serve? “Construa sua marca. Venda mais coisas”. Com o Mailchimp, a automatização de e-mail marketing é realmente simples. Utilize templates prontos ou monte o seu próprio modelo. Segmente sua lista de e-mails, defina a data e horário e aguarde o envio. Depois é só acompanhar os resultados e avaliar possíveis melhorias com os relatórios de performance. O Mailchimp possui integração com as principais plataformas de e-commerce internacionais (Magento, PrestaShop, Bigcommerce, Shopify…) e te ajuda a usar os dados que já estão disponíveis a seu favor.
Quanto custa? Grátis para empresas iniciantes, o Mailchimp também possui planos pagos com funcionalidades avançadas que vão de US$ 10 a US$ 199 mensais.
Onde fica? www.mailchimp.com 🇺🇸

7) Canva

O que é? Ferramenta para criação de arte e material promocional
Pra que serve? Você não precisa ser um designer gráfico (e nem dominar os softwares mais complicados) para produzir trabalhos de qualidade. Basta clicar, arrastar e personalizar! O Canva surgiu com a finalidade de simplificar o trabalho de profissionais de marketing e usuários em geral. Com diversos modelos customizáveis, a plataforma online permite criar banners, diagramas, fotos de capa, imagens para posts em redes sociais, editar fotos e produzir uma infinidade de recursos visuais. Os templates seguem as boas práticas de design, afinal, foram desenvolvidos por artistas que entendem do assunto. Você ainda tem acesso a uma vasta biblioteca de imagens (gratuitas e pagas) para deixar o material ainda mais profissional.
Quanto custa? O Canva conta com um plano gratuito que cobre a maior parte das funcionalidades. Para um uso mais avançado, é possível optar pelo plano “Canva for work”, com custo mensal de US$12,95 (ou US$ 9,95 no plano anual).
Onde fica? www.canva.com/pt_br/🇧🇷

8) Freepik

O que é? Biblioteca de imagens gratuitas
Pra que serve? Ilustrações profissionais de muito bom gosto, para uso pessoal e comercial, que não custam nem um centavo. Essa é a premissa do Freepik, um dos nossos serviços preferidos nessa lista! Com quase 1 milhão de fotos, o site é uma verdadeira mão na roda para designers e profissionais da área de criação. Isto porque ele também conta com mais de 500.000 imagens vetoriais, que podem ser redimensionadas, editadas e adaptadas para qualquer necessidade. Basta escolher os recursos certos e deixar a criatividade falar mais alto!


Exemplo: os vídeos e materiais promocionais do ERP Eccosys combinam uma série de recursos obtidos gratuitamente no Freepik.

Quanto custa? Como o próprio nome sugere, o Freepik é e sempre será gratuito. A única exigência (muito justa, diga-se de passagem) é conceder os devidos créditos pela arte em algum cantinho do seu material derivado. Caso não possa/queira fazer isso, você também pode optar pelo plano pago (US$ 9,90 mensais, US$ 7,50 no plano anual) que, além de isentá-lo de identificar o autor, também lhe dará acesso a uma série de conteúdos premium.
Onde fica?  www.freepik.com 🇺🇸

9) Pexels

O que é? Biblioteca de imagens gratuitas
Pra que serve? Se você já precisou de imagens para ilustrar seu site ou alguma campanha publicitária, deve saber que não basta pesquisar no Google e escolher a primeira foto que aparecer! Além da qualidade, é preciso ter um cuidado redobrado para não violar nenhum direito autoral. Neste sentido, o site Pexels facilita a sua vida, já que reúne apenas imagens profissionais, em boa resolução e com uso comercial liberado. As imagens possuem a licença Creative Commons Zero (CC0), o que significa que você pode utilizá-las, distribuí-las e até modificá-las sem nenhum tipo de crédito ao autor.
Quanto custa? Nada! O Pexels é 100% grátis.
Onde fica? www.pexels.com 🇺🇸

10) Pixlr

O que é? Editor online de imagens
Pra que serve? Uma alternativa grátis para o Photoshop e outros grandes nomes do mercado. Edite suas fotos de maneira simples, utilize filtros pré-definidos, trabalhe com texto, camadas e até adicione efeitos mais avançados. O Pixlr é um editor gratuito que funciona diretamente do seu navegador (não é preciso instalar nada!). Você ainda pode utilizá-lo em conjunto com o Vectr, produto dos mesmos criadores que permite a edição online de imagens vetoriais (como aquelas disponíveis no Freepik.com).
Quanto custa? Tanto o Pixlr quanto o Vectr não possuem nenhum custo para uso.
Onde fica? www.pixlr.com 🇺🇸

11) e-goi

O que é? Plataforma para automatização de marketing
Pra que serve? “Tracking web 360º, campanhas de e-mail e mobile (SMS, push e voz) com automatização… tudo online!”. O serviço português e-goi se propõe a poupar o tempo investido em campanhas de marketing enquanto diminui a taxa de abandono de carrinhos. Por ser multicanal, permite interagir com leads em dispositivos variados (enviando uma mensagem de texto para quem ainda não abriu o e-mail, por exemplo). A ferramenta oferece modelos de formulários, newsletters, autobots e documentação abrangente, além de simplificar a criação de campanhas baseadas no perfil e comportamento dos seus clientes.
Quanto custa? Atualmente, o e-goi possibilita enviar campanhas de e-mail para até 5001 contatos sem nenhum custo. O plano gratuito 5001 inclui as seguintes restrições: máximo de 15.000 e-mails enviados por mês, 1 lista de contatos, 3 formulários publicados, 1 usuário, 1 remetente e 1 autobot.
Onde fica? www.e-goi.com.br 🇧🇷

12) leadlovers

O que é? Plataforma de automação de marketing digital
Como funciona? Segundo o site do serviço, no leadlovers você encontra todas as funcionalidades necessárias para dar início a uma estratégia de marketing digital, sem gastar mais do que realmente é necessário para atrair cada vez mais clientes para o seu negócio. Os recursos disponíveis incluem segmentação de público e envio de e-mails, construtor de landing pages e até mesmo uma plataforma EaD para cursos online.
Quanto custa? Os valores variam de acordo com o plano: mensal, semestral ou anual. A primeira modalidade custa R$ 154 por mês.
Onde fica? www.leadlovers.com 🇧🇷

13) Rebrandly

O que é? Ferramenta para personalizar links
Pra que serve? Mesmo na web, endereços longos são mais difíceis de memorizar. Consequentemente, a taxa de cliques pode ser até 39% mais baixa. Não é difícil encontrar serviços online que reduzam a URL, mas estes normalmente a substituem por números ou caracteres estranhos. Com o Rebrandly, você escolhe como apresentar o seu link. Basta definir o domínio do seu site e pronto. Seus links estarão muito mais bonitos e chamativos.

Quanto custa? O plano gratuito permite criar até 1000 URLs personalizadas em um único domínio. Os planos pagos variam de US$ 19 a US$ 499 mensais.
Onde fica? www.rebrandly.com

14) RD Station

O que é? Plataforma de inbound marketing
Pra que serve? Atraia visitantes qualificados para o seu site, converta-os em leads e oportunidades de negócio, construa relacionamentos, analise os resultados, otimize o processo e prove ROI. Este é o processo base do RD Station, uma plataforma desenvolvida pela agência Resultados Digitais que possui uma comunidade com mais de 10.000 clientes. Nossa experiência com o RD Station foi bastante positiva, não apenas pelas funcionalidades, mas também pela consultoria durante a fase de implementação. A ferramenta conta ainda com integrações, agências parceiras e materiais de apoio sobre marketing digital.
Quanto custa? Os planos disponíveis são o Basic (R$ 349 /mês), Pro (R$ 719 /mês) e Enterprise (R$ 1.879 /mês), todos com contrato mínimo de um ano e pacote de implementação obrigatório (a partir de R$ 1.290).
Onde fica? www.rdstation.com 🇧🇷

15) Calculadora para marketplaces

O que é? Calculadora de preços em marketplaces para e-commerce
Pra que serve? Quem vende em múltiplos canais de venda sabe que cada marketplace tem a sua taxa. Isto precisa se refletir no valor dos produtos, mas calcular os valores individualmente pode levar bastante tempo…
Se este é um problema para a sua operação, a planilha em questão é perfeita para você! Com ela é possível cadastrar até 10 canais de vendas diferentes (e suas respectivas taxas) para descobrir o preço de venda ideal em todas elas.
O percentual de impostos informado por você também será adicionado à fórmula do preço, afinal, impostos fazem parte do custo. E se você já sabe quão rentáveis os produtos devem ser, melhor ainda! Aqui você pode informar a margem bruta desejada para saber exatamente quanto cobrar para obtê-la.

ferramentas de apoio ecommerce calculadora de marketplaces

Quanto custa? Absolutamente nada! Basta preencher o formulário na página para baixar a planilha gratuitamente.
Onde fica? promo.eccosys.com.br/precos 🇧🇷

16) Google Trends

O que é? Ferramenta para medir a popularidade de termos e palavras-chave
Pra que serve? De modo geral, esta ferramenta gratuita permite medir tendências de mercado com base na popularidade de termos buscados no Google. Você pode ler mais sobre ela e como utilizá-la aqui e aqui.
Quanto custa? Nada!
Onde fica? trends.google.com.br/trends 🇧🇷

17) SEMrush

O que é? Ferramenta para análise de SEO, palavras-chave e concorrentes
Pra que serve? Conjunto de ferramentas de marketing desenvolvido para profissionais da área. Com mais de 1 milhão de usuários em todo o mundo (incluindo o Booking.com e o eBay), o SEMrush te ajuda a analisar as estratégias da concorrência, tais como orçamento de campanhas e termos de busca utilizados. Você também consegue encontrar palavras-chave com menor competitividade, comparar domínios, otimizar o tráfego do seu site e tomar decisões mais precisas com relatórios especializados.
Quanto custa? Os valores vão de US$ 99,95 a US$ 399,95, com possibilidade de upgrade para o plano Enterprise (valor sob consulta).
Onde fica? pt.semrush.com 🇧🇷

18) SimilarWeb

O que é? Plataforma de inteligência de mercado
Pra que serve? Assim como o SEMrush, esta ferramenta é indicada para quem quer ficar de olho na concorrência. Através de uma análise detalhada, ela consegue oferecer insights de SEO, tráfego, público e engajamento sobre qualquer site, aplicativo ou setor da indústria. De acordo com Adam Uzialko, do site Business.com, “o SimilarWeb reúne dados de várias fontes, incluindo painéis internacionais, dados do provedor de internet e, obviamente, rastreia os sites dos quais você deseja obter informações”. Os dados são selecionados e classificados automaticamente, podendo ser visualizados na forma de relatórios e gráficos.
Quanto custa? O serviço oferece um pacote gratuito com 5 resultados por métrica, 1 mês de dados de aplicativos e 3 meses de dados de tráfego Web. O pacote Premium tem valor variável e deve ser negociado no próprio site da ferramenta.
Onde fica? www.similarweb.com.br 🇧🇷

19) Clicksign

O que é? Plataforma de assinatura eletrônica de documentos
Pra que serve? A Clicksign é um ambiente seguro para contratação online que possibilita assinar uma série de documentos sem um certificado digital. Em conformidade com a legislação brasileira, foi desenvolvida para reforçar a validade de documentos e assinaturas eletrônicas. Atua como uma autoridade certificadora privada, oferecendo meios de comprovação da autoria e da integridade de documentos.
Quanto custa? No plano Budget, os 5 primeiros documentos do mês são gratuitos. Acima disso, uma taxa de R$ 5 será cobrada por cada documento adicional. Caso precise de um número maior de documentos por mês, você pode optar pelos planos Basic (R$ 99 mensais por 20 documentos, R$ 4 por doc. adicional) ou Growth (R$ 199 mensais por 60 documentos, R$ 3 por doc. adicional).
Onde fica? www.clicksign.com 🇧🇷

20) Hotjar

O que é? Ferramenta All-In-One de Analytics
Pra que serve? O Hotjar é uma suite de ferramentas online para análise de páginas web e da maneira como as pessoas interagem com elas. Você consegue configurar mapas de calor, pesquisas com usuários, análises de formulários e do funil de vendas. Em resumo, é possível saber no que as pessoas clicam, deixam de clicar e o que elas fazem no site da loja. E o melhor de tudo: a ferramenta ainda grava vídeos para você analisar o comportamento dos visitantes no contexto original. Assim você toma decisões mais confiantes sobre o conteúdo do site e como melhorar as conversões. Veja um exemplo de uso do Hotjar na parte 2 desta série!
Quanto custa? O custo do serviço varia de acordo com a quantidade de acessos diários à página. O plano pessoal básico é gratuito para estudantes e entusiastas, coletando dados de até 2.000 visualizações da página por dia. Empresas com tráfego de até 10.000 acessos diários podem optar pelo plano Plus, de US$ 29 mensais. Outras opções podem ser calculadas no próprio site, na seção Pricing / Business.
Onde fica? www.hotjar.com 🇺🇸

21) Pingdom

O que é? Serviço de monitoramento de performance e disponibilidade de sites
Pra que serve? Permite avaliar diversos aspectos de páginas web, como tempo de carregamento, interações realizadas e experiência do usuário. O Pingdom busca oferecer um maior entendimento dos visitantes de sua loja virtual, com métricas semelhantes às do Google Analytics.
Seu grande diferencial está no monitoramento de disponibilidade, realizado minuto a minuto, a partir de múltiplos locais. Caso o site saia do ar em algum deles, você será o primeiro a saber. E mais do que apenas alertá-lo, a solução te ajudará a identificar as causas do problema, agilizando assim a sua correção. Clientes famosos incluem o Mailchimp, Buzzfeed e Netflix.
Quanto custa? Os planos variam de US$ 14,95 a US$ 249 mensais, de acordo com a quantidade de verificações e tráfego da página. Independentemente do plano, é possível realizar um teste gratuito das ferramentas por até 14 dias. Assinaturas anuais possuem desconto de 20% no valor da mensalidade.
Onde fica? www.pingdom.com 🇺🇸

22) Eccosys

O que é? ERP para e-commerce
Pra que serve? Completamente focado no e-commerce, o Eccosys é um sistema de gestão online, totalmente integrado às principais plataformas de e-commerce do mercado. Por meio de de ferramentas e relatórios inteligentes, este ERP para loja virtual oferece toda a automação necessária para que você tenha uma operação eficiente, de grande volume, com equipe pequena. Os módulos disponíveis incluem cadastros de contatos e produtos, pedidos de venda, marketplaces, emissão de notas fiscais, controle de estoque, picking, integração com transportadoras e geração de Pré-Lista de Postagem dos Correios (PLP).
Quanto custa? Para mais detalhes e informações de precificação, consulte o site.
Onde fica? www.eccosys.com.br 🇧🇷

Dicas para escolher ferramentas de apoio

Em algum momento da vida, alguém já deve ter lhe dito que “é necessário gastar dinheiro para ganhar dinheiro”. Você também já deve ter ouvido que “o barato às vezes sai caro”… Seja qual for a sua posição com relação a novos investimentos, o fato é que encontrar as ferramentas de apoio mais úteis para cada e-commerce pode exigir tempo, paciência e um pouco de persistência.

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que toda empresa possui as suas particularidades. É por isso que contratar a solução mais cara ou mais popular não é garantia de sucesso.

Como em muitas tarefas no mundo dos negócios, o fator decisivo ainda é o bom senso. A seguir, listamos algumas perguntas que podem ajudá-lo a evitar gastos ou mudanças desnecessárias nos seus processos.

Quem usa, aprova?

Avaliações não são tudo, mas lhe dão uma noção do que esperar. Consulte opiniões dos usuários atuais para saber se a ferramenta entrega aquilo que promete. Uma boa dica é ir além do que consta no site do próprio serviço, já que as empresas tendem a selecionar apenas os melhores reviews para o seu portfólio. Nestes casos, blogs e fóruns especializados podem ser as melhores fontes.

Você precisa disso?

Lembre-se da frase preferida por 10 em cada 10 mães: “você não é todo mundo”! Não importa se os seus concorrentes estão utilizando uma ferramenta maravilhosa, a grande questão é se ela faz sentido para o seunegócio (nesse momento).

Você já sabe que ela facilitaria a sua rotina, mas isso terá algum impacto negativo? Se ela for muito complexa, quanto tempo será necessário para aprender como funciona? Você precisará treinar alguém para utilizá-la?

Por maior que seja o benefício, considere também as potenciais desvantagens. Não há problema nenhum em ter uma curva de aprendizagem longa ou usuários resistentes à mudança, desde que você disponha de tempo e recursos para lidar com isso.

Existem outras alternativas?

Com alguma sorte, você encontrou uma solução para o seu problema. E quanto às outras? Certifique-se de estar ciente de pelo menos duas alternativas antes de bater o martelo em uma. Ao comparar ferramentas distintas, você pode rever seus conceitos do que é essencial para a funcionalidade, bem como do que não faria muita diferença para o seu negócio.

Há algum custo para experimentar?

Quando se trata de preço, cada produto tem o seu. Muitas vezes, é possível encontrar alternativas gratuitas e pagas para o mesmo problema. O importante é saber que o custo de um item nem sempre reflete o seu valor (ao contrário das ferramentas de apoio, o seu tempo não pode sair de graça!).

No caso das ferramentas proprietárias, a preocupação costuma ser maior, afinal, ninguém gosta de comprar às cegas! Por esta razão, a maior parte das soluções disponibiliza um período de avaliação gratuito.

Sempre que possível, dê preferência às opções com test drive grátis (ou pelo menos uma demonstração gratuita). Assim você ajusta as suas expectativas ao produto e ainda diminui as incertezas do investimento.

Não se apaixone

Por último, mas não menos importante, não se apegue demais a uma solução, especialmente se ela for gratuita! Nunca esqueça que o propósito das ferramentas é auxiliar em sua operação, não substituí-la.

Assim, é fundamental que a sua loja virtual consiga sobreviver se outro site estiver fora do ar ou um módulo de terceiros for descontinuado. Isso também lhe dará autonomia para “puxar o plug da tomada” se os resultados não forem bons o suficiente ou se encontrar tecnologias mais úteis posteriormente.

8. E-mail marketing, automatização e ticket médio

Desde a sua criação, o e-mail marketing constitui um canal de divulgação extremamente lucrativo para as empresas. A seguir, veja uma linha do tempo com os fatos mais marcantes na história desta tendência.

Caso não esteja visualizando a linha do tempo, clique aqui!

 

Nada mau, não é? De acordo com Tracey Wallace, diversas razões contribuem para o grande sucesso do e-mail marketing. São elas:

  • Oportunidade de transformar contatos em clientes (em termos de vendas, você estará atraindo e nutrindo leads no topo do funil);
  • Facilidade de medir o envolvimento do público através das taxas de abertura e de clique;
  • Possibilidade de realizar testes A/B para aumentar o engajamento, sem grandes dificuldades e nem impacto nas conversões do site;
  • Baixo custo para capturar o e-mail dos contatos (em alguns casos, o processo pode até ser gratuito);
  • Potencial para automatizações. Em outras palavras, você define as regras e só acompanha os números de vez em quando para realizar os devidos ajustes.

Wallace chama atenção para os e-mails de confirmação e faturamento, como nota fiscal ou recibo. Uma vez que a abertura dos mesmos é praticamente garantida, você pode utilizá-los como uma oportunidade extra de fortalecer a sua marca e aumentar o ticket médio.

21 coisas que você precisa saber sobre o e-mail marketing

OK, o e-mail marketing parece bem promissor, mas a verdade é que você precisa de números para se convencer. Acredite, nós entendemos…

Em janeiro de 2018, o especialista em marketing de conteúdo Allen Finn divulgou 40 estatísticas impressionantes sobre o assunto no blog Wordstream. Embora os dados se refiram ao mercado internacional, eles podem oferecer insights valiosos sobre o que fazer (e o que não fazer) para tirar proveito deste canal de comunicação no Brasil.

Para economizar o seu tempo, separamos as 21 estatísticas mais interessantes (na nossa opinião) em uma pequena lista abaixo. Você pode conferir o texto completo (em inglês) neste link.

Funciona mesmo?

  • 59% dos comerciantes B2B dizem que o e-mail é o seu canal mais eficaz em termos de geração de receita.
  • 80% dos lojistas indicam que o marketing por e-mail é o que mais contribui para a retenção de clientes, seguido pelas mídias sociais (44%).
  • As taxas de cliques (CTRs) são 47% maiores em campanhas de e-mail B2B do que nas campanhas B2C.
  • Os consumidores que compram produtos a partir de e-mails têm um ticket médio 138% maior do que aqueles que não recebem ofertas por e-mail.
  • As quatro métricas de e-mail marketing mais importantes para os anunciantes são: taxa de cliques (CTR), taxa de conversão, taxa de abertura e retorno sobre investimento (ROI).
  • Nos EUA, somente cerca de 30% dos assinantes de uma lista de e-mails de varejo acabam realizando alguma compra nesta loja.
  • As pessoas afirmam que preferem os e-mails com elementos HTML (imagens, vídeos…), mas as taxas de abertura dos e-mails que contém apenas texto são mais altas.
  • Os assinantes de e-mail são 3 vezes mais propensos a compartilharem conteúdo em mídias sociais do que leads provenientes de outros canais.
  • 77% das pessoas preferem receber mensagens promocionais consentidas por eles via e-mail (versus mala direta, texto, telefone ou mídia social).

Detalhes que fazem a diferença

  • Os e-mails de boas-vindas são incrivelmente eficazes: eles são responsáveis por, em média, 320% mais receita do que qualquer outro e-mail promocional.
  • 56% das marcas que usam emoji nos assuntos de seus e-mails apresentam uma taxa de abertura mais alta, segundo relatório da Experian.
  • O uso de emojis nos e-mails de marketing aumentou 775% entre 2015 e 2016.
  • As campanhas segmentadas têm uma taxa de abertura 14,32% mais alta e uma taxa de cliques 100,95% maior do que as campanhas não segmentadas.
  • Um estudo de 1 bilhão de e-mails revelou que as mensagens com vídeos têm CTRs 96% maiores do que as sem vídeos.
  • O percentual de e-mails contendo GIFs aumentou de 5,4% em 2015 para 10,3% em 2016.
  • 49% das empresas utilizam alguma forma de automatização de e-mail.
  • Homens e mulheres têm a mesma probabilidade de conversão a partir de um e-mail lido no computador, mas as mulheres são mais propensas a converterem utilizando um tablet, e os homens, um telefone.
  • A maior parte das pessoas adora animais de estimação, por isso os conteúdos relacionados a animais têm uma taxa de abertura mais alta.
  • Terça-feira é o melhor dia da semana para enviar e-mails (de acordo com 10 estudos de e-mail marketing).
  • 28% dos consumidores gostariam de receber e-mails promocionais mais de uma vez por semana.
  • Embora 26% das pequenas e médias empresas usem o e-mail para vendas, apenas 7% delas o utilizam como ferramenta de construção de marca.

Quer saber como os e-mails da sua empresa estão se saindo? O serviço de automatização de marketing Mailchimp disponibiliza relatórios periódicos do desempenho de campanhas via correio eletrônico. Os números são divididos por categoria, assim você consegue avaliar a sua performance em relação ao seu mercado. Acesse a versão mais recente do relatório (em inglês) aqui!

Dicas e exemplos

Ofereça vantagens

Você pode ter um catálogo exclusivo, preços imbatíveis ou um conteúdo pra lá de interessante. Se o visitante da loja não enxergar pelo menos um benefício claro em segui-lo, dificilmente irá querer saber das novidades. Pergunte a si mesmo: por que alguém se inscreveria em minha lista de e-mails?

Uma alternativa muito comum é oferecer um brinde aos novos inscritos. Por se tratar de uma loja virtual, a recompensa não precisa ser física. Pense em cupons promocionais, materiais exclusivos… O segredo é investir na criatividade para criar valor!

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A loja de produtos de gastronomia Professional Cheff concede 10% de desconto a todos os visitantes que se cadastrarem em seu site.

Ofereça entretenimento

Responda com sinceridade: quantos e-mails da sua caixa de entrada serão abertos hoje? E quanto deles serão realmente lidos? Com exceção das mensagens importantes (profissionais ou pessoais), a tendência é que sejamos cada vez mais seletivos na hora de investir nossa atenção. Tempo, afinal de contas, é um bem precioso.

Uma das poucas exceções à esta regra costuma ser o humor. Por mais lotada que esteja a sua agenda, é difícil resistir à tentação de abrir aquela newsletter descontraída, com título engraçado…

O site de compras e vendas Enjoei é um exemplo recorrente quando o assunto é comunicação. Com linguagem bem-humorada, ele consegue entregar anúncios comerciais que parecem ser tudo menos isso.

Este tipo de campanha dá ao público o valor do entretenimento. Mesmo que não esteja tão interessado nas ofertas, o destinatário estará inclinado a descobrir do que se trata. Naturalmente, isto fortalecerá a marca e aumentará a sua confiabilidade.

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E-mail de ofertas pouco tradicional do site Enjoei.

O modelo funciona, mas apenas porque é apropriado. Antes de mudar completamente a sua identidade e sair por aí usando os últimos memes, certifique-se de que esta é uma postura aceitável para o seu público-alvo. É importante também considerar o teor da mensagem (você não vai querer que um assunto sério seja visto como brincadeira). Lembre-se de que é possível utilizar a segmentação para classificar contatos ou tópicos de acordo com o estilo de linguagem preferido.

Ofereça oportunidades

Trazer o público até você não é uma tarefa fácil, mas este é só o primeiro passo. Você tem o que é preciso para mantê-los engajados a longo prazo?

Uma forma eficiente de evitar o temido “Desinscrever-se” é oferecendo oportunidades claras. Seja com vantagens imperdíveis, conteúdos relevantes ou notícias do interesse do seu público, e-mails que criam possibilidades exclusivas têm uma probabilidade menor de serem excluídos.

Procure sempre colocar-se no lugar do assinante. Pense: por que eu continuaria inscrito nessa lista de e-mails? O que consigo obter através dela que seria mais difícil ou impossível de obter por outros meios?

Quando mais evidente for a vantagem, menor será a incerteza sobre continuar acompanhando. E se o problema for a frequência das mensagens, lembre-se de que você sempre pode oferecer a opção de reduzí-la com algum tipo de segmentação.

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Os e-mails da empresa Resultados Digitais equilibram dicas úteis para o dia a dia, materiais de apoio e descontos exclusivos para assinantes. Assim como o Enjoei, as mensagens da RD utilizam de elementos e linguagem irreverentes para se destacar das newsletters tradicionais.

Ofereça proximidade

À medida que a tecnologia redefine nossa noção de proximidade, profissionais de e-commerce precisam aprender uma regra muito importante: ter um negócio online não o exime da responsabilidade de contato com o público. Quando muito, esta necessidade se torna ainda maior…

Na loja física, o cliente tem a certeza de que pode falar com alguém e ser ouvido. Replicar tal possibilidade no comércio eletrônico (via e-mail, chat, telefone…) proporciona uma sensação de segurança ao consumidor, a qual pode ser vital para a imagem positiva da empresa.

Da mesma forma, interações robóticas já não chamam mais tanta atenção. Não é preciso que os compradores conheçam o “João da Loja X” para saber que os seus e-mails serão menos impessoais que os da “Central de atendimento” ou “Equipe de suporte”, não é mesmo?

Tenha em mente que a loja pode ser virtual, mas a relação com o público deve ser o mais real possível. Focar no aspecto humano ajuda a quebrar a barreira da distância e ter uma comunicação transparente, de pessoas para pessoas.

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O programa de resgate de dinheiro Meliuz envia e-mails assinados por seus funcionários e, em casos especiais, pelo próprio CEO.

Fim da parte 3/4 da série “Tendências de e-commerce”

Se as dicas acima foram úteis pra você, não deixe de compartilhá-las nas redes sociais! Tem alguma dúvida, sugestão ou observação? Conte pra gente nos comentários!

No próximo post da série, falaremos sobre as últimas 3 tendências de e-commerce para 2018 na opinião dos especialistas internacionais. São elas:

9. Marketing de influência
10. Gestão omnichannel
11. Soluções de pagamento

Todos os posts da série “11 tendências de e-commerce para a sua loja crescer em 2018” já estão disponíveis no blog:

Não perca!

Referências

“The 19 Ecommerce Trends + 147 Online Shopping Stats Fueling Sales Growth in 2018 Tracey Wallace”, por Tracey Wallace — BigCommerce. Leia o texto completo em inglês.

“35 Face-Melting Email Marketing Stats for 2018”, por Allen Finn — Wordstream. Leia o texto completo em inglês.

Sobre o ERP Eccosys

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