Sem direcionamento, um negócio não vai a lugar algum. E isso serve para tudo na vida; seja a âmbito profissional ou pessoal. Assim, se uma loja virtual não tem pré-estabelecido os passos necessários para as ações que fará, é provável que encontre muitos furos pelo caminho. Por isso, preparamos um checklist para a Black Friday que vai ajudar a acompanhar o pré, durante e pós evento.
Confira:
Antes do evento
📌 Revise seu estoque e tenha uma boa cobertura
Como está o seu mix de produtos? Aliás, se você fizer boas vendas, terá estoque para atender a demanda?
Pra não correr o risco de sofrer represália por falta de estoque, a dica é colocar uma sinalização de oferta por tempo limitado.
📌 Marketing 360°
Peças para redes sociais prontas? Afinal, um bom site, repaginado com banners específicos sobre a Black Friday, mostra que você se preparou e está pronto pra fazer parte do momento de compra do cliente.
📌 Last Mille
Evite frustrações com a entrega. O consumidor sabe que durante a Black Friday os prazos podem se estender. Agora, não prometa o que não poderá cumprir.
Prazo mais estendido no anúncio, mas a entrega foi feita antes do prazo? Pontos pra sua loja. Do contrário, essa conta fica negativa.
📌 Teste tudo
Evite imprevistos e faça um teste antes. Se você tem um checklist de Black Friday, sabe a importância de controlar as ações. Aqui, é a mesma coisa. Então, veja se a jornada de compra está correta. Experimente fazer simulações de compras em vários métodos de pagamento: do cartão de crédito ao PIX.
Durante a Black Friday
📌 Esteja presente
Suba as publicações que você planejou nas redes sociais e fique acompanhando o desenrolar das ações. A propósito, respostas em tempo real são perfeitas para atender o imediatismo que a data pede.
📌 De olho nas vendas
A mercadoria com desconto não está vendendo? Faça uma oferta relâmpago!
A mercadoria acabou muito rápido? Comunique sua base e sugira outros produtos semelhantes. Aliás, que tal estender as promoções durante o fim de semana?
Após a Black Friday
📌 Retire banners e demais comunicações de ofertas de seu site
Não faz sentido comunicar o que já passou, né?! Se você deixar o seu site desatualizado, indicando promoções que já passaram, você pode ter problema. Além de não fazer sentido nenhum, né?!
📌 Acompanhe as entregas
O pós-venda é fundamental para quem quer fidelizar o cliente. Então, esteja atento e acompanhe as demandas do SAC. Quando mais presente você estiver, mais confiança vai passar.
E aí, você segue essas boas práticas na operação?
Confira, ainda, 5 atitudes para destacar a sua loja virtual.