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Quais são as tendências de e‑commerce para 2022?

Quais são as tendências de e-commerce para 2022?
Tempo de leitura: 6 minutos

As compras online se tornaram um hábito ainda mais comum nos últimos anos. Mas para obter os melhores resultados em sua loja virtual, é preciso estar por dentro das tendências de e-commerce para 2022.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostrou que 70% dos consumidores brasileiros pretendem continuar comprando pela internet nos próximos meses. Com tanta expectativa, esse pode ser o momento ideal para expandir o seu negócio e se destacar no mercado.

Pensando nisso, listamos algumas tendências de e-commerce para 2022, a fim de te ajudar a estar um passo à frente. Acompanhe a leitura e comece a colocar as dicas em prática!

5 tendências de e-commerce para 2022

O e-commerce vem sendo visto como uma solução para quem busca empreender sem um grande investimento inicial.

Aliando estratégias de marketing tradicional com o marketing digital, é possível observar os rumos do mercado, ficar por dentro das novidades e definir ações que auxiliem no crescimento da loja virtual.

A seguir, confira 5 tendências que devem chamar a atenção no e-commerce em 2022:

1. Voice commerce

O Voice commerce nada mais é do que o uso de comandos de voz para adquirir produtos e serviços pela internet. Com ele, não é preciso digitar ou mesmo olhar para a tela, já que a busca é feita por um assistente virtual.

O serviço usa inteligência artificial para fazer pedidos e aguardar a entrega no endereço de cadastro. Como exemplo, podemos citar o caso da Alexa, assistente virtual da Amazon. De acordo com um estudo da Future Retail, 20% dos norte-americanos já a utilizam como meio de compra.

Além da Alexa, outros exemplos são:

  • Google Assistente, da Google;
  • Cortana, da Microsoft;
  • Bixby, da Samsung;
  • Siri, da Apple.

O crescimento do voice commerce reflete uma mudança no comportamento do consumidor, afinal, essa tendência une a automação com a praticidade.

2. Recommerce

Também conhecido como comércio reverso, o recommerce é a venda de produtos antigos, novos ou até mesmo usados via e-commerce. Eletrônicos e livros são os principais exemplos.

A ideia do recommerce não é algo novo, mas se tornou uma tendência por conta do consumidor cada vez mais preocupado com questões ambientais.

A conscientização do consumo fez com que muitas empresas se preocupassem em ter práticas mais éticas e sustentáveis. Neste sentido, o recommerce se torna uma forma de evitar desperdícios na produção de novos itens.

O recommerce é vantajoso para o consumidor, pois o público adquire um produto de boa qualidade por um preço mais em conta. Já para os e-commerces, podemos destacar como vantagens o alcance de um novo público e o aumento dos lucros. Além disso, apresenta um processo de vendas transparente e promove a requalificação de produtos.

E para cativar esse novo público que vem do recommerce, o envio de brindes pode ser uma ótima opção. Você pode pesquisar algumas ideias de brindes baratos e personalizadas que, combinados à proposta de sustentabilidade, podem gerar mais empatia com a marca.

3. Atendimento automatizado

Como o nome já diz, essa tendência de e-commerce tem a ver com auxiliar o cliente sem depender da interação humana. Ou seja, todo aquele atendimento que não é realizado por uma pessoa, e sim pela tecnologia, que entende as demandas de cada cliente e as resolve. 

O atendimento automatizado vem ganhando destaque entre as empresas, e não só as lojas virtuais. A partir deles, é possível estar disponível para o público 24 horas, sem tempo de espera.

Isso melhora a experiência do cliente, uma vez que diminui as chances de erro. Como resultado, amplia as chances de atingir a retenção desse consumidor.

Com o atendimento automatizado, também é possível diminuir os custos da equipe e promover um aumento na produtividade no time de atendimento.

4. Pagamentos instantâneos

A quarta tendência de e-commerce para ficar de olho em 2022 são os pagamentos instantâneos. Em resumo, todos os valores pagos onde a transmissão da ordem de pagamento ocorre em tempo real.

Com os pagamentos instantâneos, a jornada do consumidor fica mais prática e ágil. Um exemplo disso são as transferências via PIX, onde o valor é pago imediatamente. E o melhor: o serviço fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, todos os dias do ano.

Além do cliente ter mais opções de escolhas, ele também pode sentir mais segurança na compra. Da mesma forma, o acesso ao produto acaba sendo mais rápido.

Isso ocorre porque as compras feitas nos finais de semana ou fora do horário comercial são aprovadas na hora. Assim, podem ser liberadas o quanto antes.

5. Sustentabilidade e responsabilidade social

Esse método se torna importante para atrair novos clientes, fidelizá-los, aumentar as vendas e, claro, melhorar a imagem da sua marca diante do mercado e seus concorrentes. 

A preocupação com questões sustentáveis envolve fazer um uso consciente de recursos naturais. Uma forte aposta é diminuir o consumo de materiais nocivos ao ambiente (plástico, por exemplo) e investir em soluções de frete sustentável.

E por falar em sustentabilidade no e-commerce, as empresas também podem se inspirar em uma outra tendência inovadora: a slow fashion. O conceito está mais atrelado ao mundo da moda, mas visa entender a origem dos produtos e aproveitá-los ao máximo antes do descarte.

Com a responsabilidade social, as lojas virtuais podem mostrar que também fazem a diferença. As ações podem ir desde o plantio de árvores até doações para ONGs e causas sociais.

Logística como diferencial nas tendências do e‑commerce

Em um cenário tão competitivo, prestar atenção na logística é fundamental para o sucesso do e-commerce.

A logística envolve atividades de transporte, armazenamento, recepção e distribuição de mercadorias. Muitas dessas etapas devem ocorrer ao mesmo tempo, de modo ordenado, para evitar problemas comuns, como o atraso na entrega de mercadorias, por exemplo.

Por isso, planejar a logística no e-commerce é a forma mais correta de identificar e entender todas as variáveis envolvidas no transporte e armazenamento dos seus produtos.

As tendências de e-commerce para 2022 são muitas, assim como as maneiras de adaptá-las.

Tudo vai depender da sua disponibilidade, orçamento e as prioridades do seu negócio. Mas mesmo que algumas mudanças exijam mais tempo, você já pode começar a pesquisar mais sobre ela e ir implementando as novidades aos poucos.

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