A expansão das lojas virtuais no Brasil vem ganhando força ano após ano. Mas, conforme novos períodos econômicos e sociais se apresentam, lojistas precisam se adaptar para o negócio continuar funcionando. E isso não é tarefa fácil!
Além disso, ao passo em que o comércio físico decide desvendar o universo da internet, lojas virtuais já consolidadas também precisam revisar ações e metas.
Em meio a tantas tarefas rotineiras, financeiras e de compra e venda, ainda é preciso controlar se o que consta no sistema é exatamente o que há disponível em estoque para oferecer. Com isso, o controle do inventário virou peça-chave no dia a dia de quem vende online.
Mas, afinal, o que é um inventário?
Este termo nada mais é do que o levantamento de todos os produtos e as quantidades dos materiais que estão no estoque.
Assim, dividindo em duas partes, temos:
- O estoque físico, que são as mercadorias reais, armazenadas em um ou mais depósitos;
- O estoque contábil, que é o que consta em planilhas ou sistemas.
Estes dois dados podem divergir caso o controle não seja exato. Ou seja, se um produto é tirado do estoque sem dar a baixa no sistema, a conta não vai fechar.
Nesse sentido, já ficou claro como é importante manter o controle do inventário em dia, né?! Mas, vamos aprofundar ainda mais isso.
Controle do inventário: o que é e como fazer
Saber quais e quantas peças ainda existem em estoque parece tarefa fácil. Porém, quando o catálogo conta com mais de mil referências, por exemplo, fica difícil anotar tudo no papel.
Com o estoque desorganizado, já pensou divulgar — e vender — mercadoria que não tem mais disponibilidade? Dor de cabeça na certa!
Por isso, é fundamental saber o que a sua loja virtual tem para venda, o que já acabou, o que está reservado e o que precisa ser reposto.
Desta forma, fazer um inventário pode parecer trabalhoso, mas garantimos que faz total diferença. Ter tudo organizado no seu devido lugar, sabendo exatamente o que tem disponível, é uma necessidade.
Esse trabalho abre portas para outras ações, inclusive comerciais. Quer um exemplo?
Vamos supor que haja muito item “X” disponível no estoque. Que tal propor uma oferta, impulsionando a venda desta referência? Assim, a mercadoria gira e você pode investir em novidades.
Controle do inventário no ERP: como o Eccosys pode ajudar
Para resolver o problema do inventário desorganizado, o ERP Eccosys tem uma funcionalidade que lista todos os produtos que existem em estoque. Com isso, anula-se o risco de vender o que não existe mais, facilitando outros aspectos — inclusive o financeiro.
Assim, no Eccosys há duas formas de conferência do inventário:
- Existe uma planilha de cadastro e atualização de produto, a qual é usada para edições e inserção de dados em massa. Em uma das colunas você inclui o estoque. Com o documento atualizado e pronto, basta subir os dados no Eccosys. Depois, vendeu um produto; atualizou o estoque. Simples assim!
- No menu “Inventário”, você trabalha dentro do próprio ERP, dispensando o uso de planilha. Outro detalhe é a possibilidade de filtrar os produtos/categorias para atualizar somente os itens desejados.
Além destes dois métodos, o ERP Eccosys dispõe de uma tela de conferência de estoque. Na prática, basta bipar os produtos do estoque com um leitor de código de barras, um por um. Neste caso, o sistema vai arquivando e agrupando os itens por quantidade, e dispõe de algumas informações como:
- Divergências dos produtos bipados em relação aos itens que constam no sistema;
- Demonstra as diferenças entre o estoque físico e o contábil (sistema), permitindo atualizações conforme a nova conferência;
- Autoriza anular produtos que constam saldo no sistema, mas não existem no estoque físico.
Considerações finais
Como vimos, o e-commerce é um universo que auxilia muito no aumento das vendas, mas também exige atenção. Aliás, fazer a contagem manualmente não é tarefa fácil. Por isso, conte com o Eccosys para melhorar ainda mais o desempenho do seu negócio.
Além do inventário, o ERP auxilia na expedição logística, geração de notas e documentos fiscais de forma automática, e muito mais! Experimente grátis por 15 dias clicando aqui.
Quer ficar por dentro das tendências do e-commerce para 2022?
Veja este conteúdo do blog.