No início, havia o escambo. Depois vieram o ouro, a prata, o dinheiro… e as moedas digitais.
As criptomoedas são uma espécie de escambo atualizado. Se você costuma seguir as notícias de tecnologia, certamente já ouviu falar delas.
No post de hoje, falamos sobre essa forma de pagamento revolucionária. Continue lendo para entender como e por que ela vem ganhando o mundo virtual!
O que são criptomoedas?
Uma criptomoeda é um arquivo digital criptografado, usado para pagamentos virtuais. Em outras palavras, elas são uma forma de dinheiro usado em transações online.
Qualquer pessoa pode comprar com essa moedas. No entanto, elas estão disponíveis em quantidade limitada na rede. Dessa forma, não é possível emitir “moedas falsas” ou promessas de compra/venda sem possuir o valor em questão. Ou seja, não existe exploração no mercado das criptomoedas.
Como surgiram as criptomoedas?
As moedas digitais surgiram da ideia de uma pessoa, grupo, empresa ou entidade chamada Satoshi Nakamoto. Note que não sabemos ao certo de quem se trata, já que o indivíduo ou organização sumiu após o lançamento da moeda no mercado monetário.
A primeira criptomoeda da história é o Bitcoin, que se mantém no pódium das criptomoedas mais populares. Embora existam mais de 80 tipos diferentes, todas seguem o mesmo modelo do Bitcoin, com códigos muito parecidos.
Mas afinal, de onde surgem as moedas digitais?
Em resumo, elas são geradas por meio de um processo chamado mining. Ele consiste na resolução de problemas complexos de criptografia. Caso o seu computador seja capaz de solucionar um problema destes, você estará ganhando criptomoedas e aumentando seu capital monetário virtual.
Como usar criptomoedas?
Além de comprar e vender produtos, você pode negociar criptomoedas em bolsas de valores específicas. Isso torna as moedas digitais ainda mais valiosas.
Livres da regulação de governos, elas são avaliadas de acordo com a oferta e procura do mercado. Um Bitcoin, por exemplo, já ultrapassou o valor de U$ 700! Impressionante, não?
Apesar de não ser um consenso, as criptomoedas são consideradas legítimas por alguns países, que já se preocupam em controlar esse comércio e proteger a privacidade dos envolvidos.
Por se tratar de um dinheiro virtual, as autoridades temem que ela se transforme em uma ferramenta para traficantes de drogas e armas, por exemplo. A preocupação é válida, visto que não é possível rastrear quem está negociando e nem o que está sendo negociado.
Quais os benefícios das criptomoedas?
Do ponto de vista econômico, as criptomoedas apostam na distribuição da renda entre indivíduos, e não entre grandes corporações. Como resultado, aumentam o poder do povo. Além disso, elas têm uma política clara em relação à circulação das moedas.
Só para ilustrar, você pode saber a quantidade de moedas em circulação e qual o limite máximo disponível. Assim, é possível eliminar o risco de manipulação financeira.
Como saber mais sobre as criptomoedas?
A internet é o melhor lugar para ficar por dentro do assunto e acompanhar sua evolução. Sem dúvida, as criptomoedas prometem transformar a economia e a sociedade em todo o mundo. Portanto, não deixe de acompanhar as notícias e ficar bem informado!
E para mais notícias e novidades ligadas ao mundo do e-commerce, não deixe de acompanhar o nosso blog!
Muito legal seu ponto de vista!
Sempre busco matérias esclarecedoras e a sua me ajudou muito em minha busca. Vou seguir as proximas materias certamente. Obrigada!