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Gestão

Curva ABC e Análise de Pareto: o que é e como utilizar?

Curva ABC e Análise de Pareto: o que é e como utilizar?
Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe quais são os itens de sua loja virtual que geram os melhores resultados em termos de lucro? Se sim, já é um bom começo. Do contrário, o seu negócio está correndo sérios riscos de não faturar o valor justo pelo que há disponível no seu estoque. Mas não se preocupe, pois a curva ABC pode te ajudar nessa gestão. Aprenda agora mesmo a valorizar os produtos mais estratégicos!

O que é a curva ABC?

Desenvolvida pelo consultor de qualidade Joseph Moses Juran, trata-se de uma metodologia que ajuda a categorizar os itens do seu estoque.

Você também vai encontrar esse sistema como Regra 80/20 ou Análise de Pareto. É válido mencionar que toda essa organização teve início com o economista Vilfredo Pareto, por isso a homenagem dirigida a ele.

Pareto, que também era italiano, começou a observar que apenas 20% da população, na Itália, era dona de 80% das riquezas. Daí, Joseph aproveitou essa análise para desenvolver a curva ABC, método que ainda pode ser usado de outras maneiras.

Como essa metodologia ajuda na organização?

O lojista de comércio eletrônico que trabalha com estoque precisa apurar de forma mais sistemática como lucrar com a venda de seus produtos. Muitas estratégias podem ser implementadas a partir do conhecimento obtido por meio da curva ABC.

Você precisa saber que, em meio aos produtos estocados, há um grupo mais importante, ou seja, cuja representação em termos de lucratividade é mais relevante. Veja como classificá-los:

  • A: nesse conjunto estão aqueles que respondem por 80% das vendas;
  • B: aqui estão reunidos os que geram 15% das vendas;
  • C: por fim, os que representam 5% das vendas.

Qual deles merece atenção? Certamente, os do grupo A. São eles os responsáveis pela maior receita.

O empreendedor que gerencia o seu estoque por meio do empirismo, certamente não está considerando o potencial de seus melhores produtos. No fim das contas, o resultado disso se resumirá a vendas que poderiam ter sido atingidas, mas não foram devido à falta de gestão estratégica.

Como é feita a análise?

Você deve listar todos os seus produtos, incluído o preço unitário, bem como a quantidade de itens vendidos e a soma dessas vendas. Depois disso, basta gerar a percentagem da mercadoria unitária, seguida pela acumulada. De posse desses dados, precisa classificar quais deles entram para os grupos A, B, ou C, a partir do percentual gerado.

Ou seja, os que apresentam maior volume em vendas são os produtos mais importantes da sua lista.

Por que utilizar o software de curva ABC?

Se até aqui você achou tudo muito complexo, saiba que o ERP Eccosys conta com essa ferramenta (veja uma demonstração aqui), inclusive com integração com a loja virtual. Esse tipo de gestão é bem mais inteligente porque o software te entrega relatórios rápidos e consistentes. Muitos até já trazem uma interface amigável, por isso é muito fácil de usar. Até porque, pelo método manual, um dado incorreto pode gerar resultados inconsistentes.

Você pode tirar muito proveito com a curva ABC, pois ela permite uma categorização de estoque mais eficaz. É possível organizar os produtos de várias maneiras, como pelo valor da venda ou preço de custo, por exemplo. Essas e outras variáveis te ajudam a definir melhor o mix de produtos e, consequentemente, acaba gerando melhor impacto nas vendas.

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Sobre o ERP Eccosys

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