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Dia do Consumidor 2020: Dicas para surpreender os clientes da loja virtual

Dia do Consumidor 2020: dicas para surpreender os clientes da loja virtual
Tempo de leitura: 6 minutos

Na início da década de 60, o então presidente americano,  John F. Kennedy,  realizou um importante discurso no congresso dos Estados Unidos. Segundo ele, “Consumidores, por definição, somos todos nós”, o que torna imprescindível a defesa dos direitos à segurança, informação e escolha daqueles que compram.

As palavras de Kennedy ecoaram em todo o mundo, de modo que, anos mais tarde, o dia 15 de março ficou conhecido como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

No Brasil, o evento começou a ganhar visibilidade em 2014, transformando-se na principal data do primeiro trimestre do ano para o comércio varejista.

Mas e a sua loja virtual, está preparada para o próximo Dia do Consumidor?

Contando os dias…

Uma pesquisa da Ebit|Nielsen mostrou que mais de 35 milhões de brasileiros já conheciam a data em 2019. Destes, 58% revelaram que esperariam tal momento para comprar itens que já estavam pesquisando — com a possibilidade de aproveitarem as ofertas para adquirir outros produtos.

Neste ano, conforme levantamento do Google, as buscas pelo “Dia do Consumidor” apresentaram crescimento acumulado de 92% em relação ao mesmo período de 2017.

As categorias com maior registro de interesse são:

  • Notebooks;
  • Televisores;
  • Perfumes;
  • Smartphones;
  • Eletroportáteis;
  • Roupas;
  • Calçados;
  • Eletrodomésticos.

“Black Friday antecipada”

Em crescente expansão, o Dia do Consumidor acabou se assemelhando à famosa Black Friday. A exemplo dela, o impacto no comércio não dura apenas 24 horas, podendo se estender por toda a semana do evento.

Neste ano, as ofertas no e-commerce devem começar a aparecer já no dia 12 de março, e durar até o dia 19. Com descontos, promoções, condições especiais de pagamento e até frete grátis, essa é uma ótima oportunidade para as lojas virtuais aumentarem sua taxa de conversão e o ticket médio, além de atraírem novos clientes e conquistar a confiança deles.

Resultados do Dia do Consumidor 2019

Em 2019, o mercado fez previsões bem positivas para o Dia do Consumidor. Apesar de os números finais não serem oficiais, a expectativa se aproximava dos R$ 258 milhões de lucro no e-commerce, o que representava 18% a mais do que ano anterior.

O Sudeste concentrou a maior parte das vendas, porém, as regiões Nordeste e o Sul tiveram maior variação positiva no volume de conversões – de 35% e 28%, respectivamente. Entre as categorias que mais obtiveram sucesso estiveram Beleza e Saúde, Informática e Moda, sendo que ticket médio das compras durante o evento foi de R$475,56. O cartão de crédito foi o meio de pagamento escolhido por 89% dos consumidores.

Previsões para o Dia do Consumidor 2020

Até o momento, estudos indicam que o Dia do Consumidor 2020 terá resultados ainda melhores. Segundo a Ebit|Nielsen, mais de um quarto da população brasileira pretende fazer compras on-line em 2020.

Há ainda a previsão de que o e-commerce global quebre a barreira dos 50%. Isso quer dizer que, do total de compras no varejo, pelo menos metade delas será feita em lojas virtuais, marketplaces, aplicativos, entre outros.

5 dicas para vender mais no Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor se tornou uma ótima oportunidade para movimentar os negócios, já que as despesas de início de ano e do carnaval já passaram. Além disso, a próxima grande data do comércio só acontece 2 meses mais tarde, no Dia das Mães.

Pensando nisso, reunimos as principais dicas para você surpreender os clientes da loja virtual e vender mais! Confira!

1. Avise seus clientes

A chamada antecipada pode converter os acessos ao seu e-commerce em vendas. Ao avisar previamente os clientes que já compraram em sua loja sobre a chegada de ofertas imperdíveis (e da necessidade de cadastro para receber as promoções em primeira mão), duas sensações serão geradas.

A primeira é a de exclusividade, afinal, ele irá receber as melhores promoções diretamente no seu e-mail.

A segunda é urgência, a qual irá incentivá-lo a se cadastrar rapidamente para não perder as boas oportunidades.

Assim, além de potencializar as chances de compra, você aumentará a sua base de dados para futuras ações de marketing.

2. Vá além dos 10% de desconto

No Dia do Consumidor, é preciso valorizá-lo! Consequentemente, as ações precisam ir além do comum.

Aquele desconto de 10% na primeira compra cai bem, mas não é nada diferente do que o seu concorrente está fazendo, não acha?

Por isso, vale a pena investir em uma plataforma que monitora o comportamento de quem acessa seu site. Desta forma, você poderá criar ofertas personalizadas, de acordo com o que o visitante busca e deseja comprar.

Vale também oferecer bons descontos em produtos comprados por necessidade (e não só por desejo). Um vale-compra ou cupom de desconto para o próximo mês ou, quem sabe, fazer um sorteio de uma viagem entre os compradores… O que interessa é fazer diferente!

3. Promova ações diferenciadas para quem já é cliente

Se a ideia é valorizar o consumidor, nada melhor do que olhar com carinho para aquele que já é seu cliente. Uma boa estratégia é oferecer vantagens exclusivas, como condições diferenciadas daquelas que estão no site, cupons com descontos maiores, um brinde de maior valor agregado e, é claro, personalizado. Aproveite as informações que você já possui sobre ele e envie um mimo de acordo com seu perfil. A ação pode até render mídia espontânea nas redes sociais.

4. Seu cliente comprou? Agradeça!

Como já ressaltamos, o Dia do Consumidor é mais do que uma simples semana de promoções. É um momento de agradecer o cliente e expressar o quanto você é grato por tê-lo.

Portanto, é muito válido acompanhar todo o processo de compra dele, incluindo o pós-venda. Uma dica é enviar um e-mail logo após a compra ou ainda mandar junto ao pedido um cartão escrito a mão ou um pequeno brinde. Com este gesto simples, o nome da sua loja não será esquecido e novas compras poderão ser realizadas após o Dia do Consumidor.

5. Não esqueça do básico

Criatividade é essencial. Mas de nada adianta ter ótimas ideias se você falhar em atender às expectativas básicas do e-commerce. Investir em um site seguro, responsivo e otimizado para dispositivos móveis deve ser uma prioridade para administradores de lojas virtuais. Um bom sistema de cobrança também é fundamental, afinal, lá estarão todos os dados pessoas e bancários do cliente.

Outro ponto de atenção deve ser a logística! Certifique-se de trabalhar com transportadoras compatíveis com a localização dos seus clientes.

Por último (mas não menos importante), capriche no atendimento! Ter um canal de relacionamento para dúvidas, trocas e devoluções que realmente funciona fará toda a diferença na experiência de compra.

 

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