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Eficiência na separação de pedidos: o segredo para o sucesso no Dia do Frete Grátis

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Tempo de leitura: 6 minutos

Confira dicas para ter frete grátis na sua loja e não comprometer a margem de lucro.

A entrega gratuita é um dos maiores atrativos para atrair consumidores para as lojas virtuais. Não é à toa que existe até uma data exclusiva para isso: o Dia do Frete Grátis.

O Dia do Frete grátis surgiu em 2008, nos Estados Unidos, intitulado como “Free Shipping Day” e tem como objetivo incentivar os consumidores que deixam de realizar compras pela internet devido ao alto custo da entrega.

Com o grande sucesso na gringa, a data passou a ser utilizada também no Brasil. Este ano o Dia do Frete grátis será no dia 28 de Abril. No entanto, muitos lojistas aproveitam a oportunidade para disponibilizar não só um dia de entrega gratuita, mas uma semana toda: a Semana no Frete Grátis.

Se você deseja disponibilizar frete grátis no seu e-commerce, mas tem receio de ter prejuízo? Então, esse texto é para você.

Separamos algumas dicas para te ajudar a oferecer entrega gratuita sem sair perdendo. Confira abaixo:

Planeje-se com antecedência

O primeiro passo e mais importante para disponibilizar frete grátis é o planejamento. Sem ele, as chances de ter prejuízo são grandes. Sendo assim, programe-se com antecedência.

Estude as finanças da sua empresa e defina um valor limite para a campanha de frete grátis.

Uma opção quando a loja não tem muito dinheiro é embutir um pequeno valor no produto para cobrir parte do custo com o frete. Mas, cuidado! Não coloque um valor muito acima do mercado, pois o cliente pode optar por comprar na concorrência.

Também é interessante aproveitar o frete grátis para produtos específicos. Dessa maneira, você pode selecionar aqueles que estão parados no estoque há muito tempo. É uma forma de fazer o estoque girar.

Além disso, determine um valor mínimo de compra para obter a entrega gratuita. Afinal, se você vende um produto que custa R$25,00 e o frete sai por R$20,00, seu lucro é muito pequeno.

Então, defina um valor mais alto de compra para que o cliente tenha frete grátis, por exemplo: R$200,00. Dessa forma, incentiva o seu cliente a gastar mais e o valor ajuda no custo do frete.

Defina as regiões

Nem sempre é possível disponibilizar frete grátis para o Brasil todo. Afinal, os fretes para regiões mais afastadas e de difícil acesso costumam ser mais caros.

Por isso, segmente as regiões que você irá disponibilizar a entrega gratuita. Se sua loja está localizada em São Paulo, você pode oferecer a entrega gratuita apenas para a região sudeste, por exemplo.

O importante é fazer uma média de preço antes, para saber até onde sua loja consegue disponibilizar.

Além disso, outra opção é oferecer o benefício apenas na sua cidade com uma entrega expressa.

Porém, não deixe de ofertar um atrativo para as outras regiões. Para isso, você pode disponibilizar um desconto no frete ou até mesmo definir um valor maior para o mínimo da compra para que o consumidor tenha a entrega gratuita.

Segmente o público

Caso não consiga disponibilizar o frete grátis para todos os clientes do seu e-commerce, você pode ofertar o benefício apenas para um grupo seleto.

Primeiramente, defina qual será o público beneficiado. Estude seus clientes e determine para qual grupo é mais interessante oferecer o frete grátis, visando o aumento das vendas.

Dessa forma, a entrega gratuita pode ser disponibilizada para novos clientes por meio de um cupom para ter um controle maior da quantidade de envio gratuito que está sendo disponibilizado.

Já para os demais, o ideal é também oferecer um atrativo. Nesse caso, uma opção é disponibilizar um desconto na compra, ou até mesmo uma porcentagem de desconto no valor do frete.

Também é importante definir a quantidade de clientes que serão contemplados, por exemplo: frete grátis para 100 novos clientes e desconto de 50% no frete para 80 clientes ativos.

Trabalhe com transportadoras especializadas

Um dos principais pontos para não obter prejuízo com o frete grátis é trabalhar com as transportadoras adequadas para o seu negócio.

Nada adianta disponibilizar envio gratuito e a entrega não ter qualidade, não é mesmo? É a reputação da sua empresa que está em jogo.

Por isso, trabalhe com transportadoras de confiança e que se encaixem no perfil da sua empresa.

Para baratear o frete, uma estratégia é trabalhar com transportadoras especializadas, geralmente, elas possuem preços melhores.

Ou seja, se sua loja vende produtos pequenos e leves, procure uma transportadora que atenda esse tipo de carga.

Já se seu e-commerce trabalha com produtos leves e pesados, segmente a forma de entrega. Você pode trabalhar com mais de uma transportadora: uma para as mercadorias leves e outra para os produtos mais pesados.

Dessa maneira, muito provavelmente o preço das transportadoras segmentadas será melhor do que o de uma que atende todos os pesos.

A região de atuação é também bem importante. Experimente dividir as transportadoras por regiões. Assim, você terá frete especializado para cada região que você vende.

No entanto, não deixe de oferecer uma ou mais opções para o Brasil todo, inclusive os Correios. Algumas cidades são muito distantes e de difícil acesso e nem sempre as transportadoras entregam nesses locais. Geralmente, os Correios conseguem entregar nesses lugares.

Mas, como disponibilizar o frete grátis no e-commerce?

Se sua loja não oferece a opção de disponibilizar frete grátis ou você busca mais praticidade, um gateway de frete como a Frenet pode te ajudar com isso.

Sendo assim, com o gateway você pode aplicar o frete grátis de diversas formas. É possível disponibilizar automaticamente no checkout da sua loja ou também disponibilizar um cupom para seu cliente inserir na finalização da compra.

Além disso, você pode segmentar para que o frete grátis seja aplicado apenas na opção de frete mais barata, cadastrar regras e dar descontos para qualquer região que desejar e muito mais. O gateway proporciona diversas possibilidades de acordo com a necessidade do seu e-commerce.

Viu só que com planejamento é possível oferecer frete grátis e não sair perdendo? Agora, inspire-se nas dicas que compartilhamos aqui, coloque em prática e aproveite o Dia do Frete Grátis para movimentar seu e-commerce.

E lembre-se: O ERP Eccosys é integrado à Frenet. Conte com essa dupla para fazer sucesso no dia do frete grátis!

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