Que “mobilidade” é o conceito da vez, todos já sabemos: estamos o tempo todo conectados com nossos smartphones e tablets. De certa forma, até já nos acostumamos a fazer certas tarefas fora de nossos ambientes de trabalho. Mas uma tendência vem sendo verificada, acompanhando uma necessidade crescente: a de trabalhar e gerir seu negócio fora do escritório, ou seja, longe do “lugar físico” que ele ocupa.
Mas você deve estar se perguntando: como isso é possível? O questionamento é válido, já que o escritório “físico” abriga documentos, arquivos e muito material importante – além, é claro, dos computadores que guardam softwares e dados cruciais para o controle dos recursos de sua empresa, como os de ERP (Enterprise Resource Planning).
Esse tipo de gerenciamento dos recursos, por meio do ERP, é o que faz a empresa viver, “respirar” diariamente, e fazer isso à distância, em um escritório móvel, parece bem difícil! A boa notícia é que só parece mesmo, e possuir um escritório móvel, com total controle dos recursos da empresa (mesmo de casa), já é realidade.
Nas nuvens
Para resolver parte da dependência do acesso físico ao gerenciamento de informações, muitas corporações estão adotando tecnologias de cloud computing. A “computação em nuvem” permite armazenar e controlar dados e aplicações diretamente de uma rede externa de servidores dedicados (nuvem).
Esse conceito não é novidade. Há anos já podemos guardar arquivos e informações em “cofres” virtuais e acessá-los de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Para dar forma ao conceito inovador de escritório móvel, nada mais adequado que integrar as aplicações de ERP aos conceitos de computação em nuvem. Com um ERP totalmente na nuvem, não é necessário instalar nenhum tipo de software ou hardware na sua empresa. Basta uma conexão com a internet para acesso total aos dados, de qualquer lugar.
As facilidades de um escritório móvel implantado dessa forma permitem que você, empreendedor, não se preocupe mais quando estiver preso no trânsito ou precisar ficar em casa por conta de algum problema doméstico que precise ser resolvido. Tudo está ao seu alcance, por meio de seu dispositivo pessoal, seja ele um computador, smartphone ou tablet. Além disso, caso você precise salvar alguma informação na sua própria máquina (dados em uma planilha de Excel, por exemplo), o sistema gera o arquivo e o deixa pronto para ser salvo da maneira que preferir.
Segurança, disponibilidade e atualização
Um aspecto de extrema importância para utilizar um ERP na nuvem como escritório móvel é a segurança. Os dados pertencentes às corporações são informações muito sigilosas e necessitam de níveis altos de segurança e proteção. Além disso, os dados e aplicações devem beirar os 100% de disponibilidade, para que a qualquer momento possam ser acessados.
Outra vantagem desse sistema “em nuvem” é que as atualizações da ferramenta são dinâmicas e frequentes. Elas são feitas de forma remota e você só perceberá quando estiverem prontas, rodando e 100% testadas. Não há qualquer dor de cabeça com processos de instalação demorados.
Hora de interagir, empreendedor! Você já teve alguma experiência com computação em nuvem e controle de informações à distância (em casa, por exemplo)? Como foi? Faça uso dos nossos comentários!