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Black Friday 2021: Expectativas do mercado para o evento

Black Friday 2021: Expectativas do mercado para o evento
Tempo de leitura: 5 minutos

A Black Friday é um evento capaz de atrair um grande volume de acessos e vendas, além de oportunizar o uso das mais variadas estratégias de descontos.  A expectativa dos clientes é de grandes ofertas, enquanto os lojistas esperam uma oportunidade de vender mais.

Mas com a pandemia e a diminuição do poder de compra, quais são as expectativas em 2021?

Neste post, vamos te mostrar as principais tendências para este ano com base no evento do ano passado. Confira abaixo!

Como o mercado reagiu à Black Friday em 2020?

No Brasil, o Google aponta essa época como a mais importante para o varejo digital. Entre agosto e setembro de 2020, 57% dos compradores declararam comprar mais online do que antes.

Mas com diversas opções de produtos e serviços ofertados, é preciso achar uma forma de se destacar da concorrência. Para isso, você pode apostar em ações para deixar sua vitrine virtual mais atrativa.

Quais são os pontos mais positivos da Black Friday?

Diante de tantas promoções e descontos, há quem pense que a maior vantagem é dos clientes.

Por outro lado, com uma boa estratégia, o faturamento de quem vende pela internet pode ser bem maior na Black Friday 2021. Assim, não é só o consumidor que fica satisfeito.

Em comparação às lojas físicas, as lojas virtuais abrangem um raio de vendas maior. Além disso, com um pouco de esforço, o e-commerce pode se tornar sem limites. Um exemplo disso é que diversos marketplaces agora permitem compras internacionais.

E com novas tendências surgindo, como as opções de dropshipping nacional, toda a rede se estrutura e cresce em oportunidades para os consumidores. 

Logo, não entrar na onda significa perder uma grande oportunidade de vender mais. Isso é ainda mais importante no final do ano, quando o cliente está mais apto a comprar. 

Quais os impactos da Black Friday nos setores do varejo?

Desde 2011, a Black Friday é responsável por um aumento siginificativo nas vendas do varejo. O evento marca o início das ofertas de final de ano, seguido pelo Natal e Ano Novo. 

Somado a isso, o varejo digital teve um grande impacto com a pandemia, já que os consumidores passaram a migrar para o online, impulsionados pela quarentena.

Essas hábitos seguiram como tendências para o momento pós-pandemia. Segundo monitoramento feito pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) em 2020, o e-commerce no Brasil cresceu 21% no número de vendas, enquanto as lojas físicas diminuíram 25%. 

Quais são as expectativas para a Black Friday em 2021?

O aumento das compras online é uma tendência mundial. Com a pandemia e a situação financeira dos brasileiros ainda em queda, eventos promocionais como a Black Friday serão muito visados pelos consumidores. 

Por isso, a importância de aprimorar o sistema de pagamento do seu e-commerce. Da mesma forma, é possível apostar em estratégias de marketing que as grandes marcas usam.

Você pode fazer isso através da inclusão do cadastro do Pix e do gateway de pagamento, por exemplo.

Esse último é responsável por tornar a transação rápida, segura, econômica. Além disso, ajuda a garantir o recebimento do pagamento tanto pela loja quanto pelo banco e operadora do cartão. 

Quais impactos econômicos da Black Friday?

O evento inaugura o período do ano em que o consumidor está mais disposto a gastar, afinal, é nessa época que acontece a liberação do 13º salário e alguns dos maiores eventos comemorativos.

Os principais impactos gerados pela Black Friday são:

  • Maior faturamento para os vendedores;
  • Compras de natal antecipadas;
  • Serviços de entregas inflados.

3 tendências para a Black Friday em 2021

1. Foco no consumidor

Promover o foco no consumidor é uma regra básica para elaborar toda a jornada de compra do cliente. Desde a escolha dos produtos até as chamadas para ação durante a divulgação, o segredo está nos detalhes.

A intenção é fazer o cliente se sentir especial e que será o mais contemplado pelo evento. 

Um exemplo disso foram as divulgações em formato live commerce, as lives de vendas, observadas em 2020.

Nelas houve comparações de produtos, cupons e interação com o público. Ou seja, foco no consumidor e seu interesse crescente em vídeos. 

2. Atenção ao atendimento

Estamos falando de um evento sazonal aderido pela maioria dos vendedores, tanto em lojas físicas como virtuais, sem contar a divulgação agressiva adotada pelos marketplaces.

Portanto, ter destaque nessa época requer oferecer algo além das promoções. 

Outra dica é investir no atendimento. Procure abordar o cliente durante a sua jornada de compra, e certifique-se de ser acessível.

Se estiver dentro do seu orçamento, contrate atendentes 24 horas. De modo semelhante, busque meios como o WhatsApp Business para garantir uma comunicação mais próxima.

Às vezes, o que determina se o cliente fecha ou não uma compra ou é simplesmente ter sua dúvida respondida. Então, esteja disponível!

3. Entrega expressa 

Quanto mais demorada a entrega, mais rápido o cliente esquece dos descontos obtidos nos produtos.
Ou seja, não negligencie essa etapa final de compra tão importante!

Além dos Correios, se possível, busque parceria com transportadoras e outros serviços de frete para agilizar a entrega. 

Conclusão

Quando se fala em vendas de final de ano e quais as suas expectativas para Black Friday 2021, é inevitável mencionar a evolução das transações financeiras pela internet e a mudança do comportamento do consumidor.

O atendimento humanizado ou com a influência da tecnologia – como os chatbots – se torna um ponto tão importante quanto o preço. 

E com diversas opções de frete e pagamento a critério de cada consumidor, as lojas virtuais têm a chance de se beneficiar com um aumento exponencial de vendas.

Mas para isso ocorrer, organização e planejamento são essenciais! Portanto, prepare-se para o grande dia e tenha ainda mais sucesso na Black Friday 2021!

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