fbpx
Especiais

11 elementos que não podem faltar na página inicial da loja virtual

página inicial da loja virtual ecommerce
Tempo de leitura: 5 minutos

Texto original:
“Funcionalidades essenciais para a home do seu e-commerce”
Autor: Thiago Serraf (E-commerce Brasil)
Data de Publicação: 11/03/2014.

Leia o original 
aqui.

Detalhes da página principal da sua loja online

Topo da Loja (Header)

Para o topo da página inicial da loja virtual, mais conhecido como Header, é interessante ter os seguintes elementos:

  • Logo da loja (de preferência na área esquerda do layout);
  • Busca do site (Busca geral do site e também por categorias se for o caso);
  • Área de identificação (para o usuário se cadastrar na loja e se identificar);
  • Meus Pedidos (área para consulta de pedidos já efetuados para acompanhamento);
  • Minha Conta (área de acesso para usuários que já se cadastraram);
  • Carrinho (Informação de quantos itens o usuário possui no carrinho);
  • Contatos (Telefone, email, chat, etc.);
  • Ícones das redes sociais (link para as redes sociais que a loja possui e alimenta com conteúdo frequentemente);
  • Menu (estrutura de navegação por categorias ou por seções da sua loja).

Exemplo:
pagina-inicial-ecommerce1

Lembrando que isso é uma sugestão de como montar o topo da página inicial da loja virtual, podendo ser customizado para seu segmento ou necessidade. Mas é importante preservar os elementos chaves para que o usuário tenha uma boa experiência e ache com facilidade estes recursos.

Condições da Loja

É importante que contenha essas informações na home da loja e de preferência ainda no primeiro scroll, com uma área de destaque. Isso se torna um diferencial da loja e valida um motivo a mais para o usuário tomar a decisão da compra.

A seguir, alguns itens importantes:

  • Condições de Pagamentos (Parcelamentos, Descontos à vista);
  • Condições de Entrega (Frete Grátis, Entrega Expressa);
  • Troca ou Devolução (Troca de peças grátis ou atrelado há alguma condição).

pagina-inicial-ecommerce2

Captação de e-mail

Umas das informações mais valiosas para o e-commerce é o email de um usuário que visitou sua loja, independente da forma de mídia que chegou. Você poderá trabalhar uma comunicação direta com ele, sem a necessidade de investir em mídias de divulgação para abordá-lo novamente.

Para capturar o email, é interessante pedir as seguintes informações principais:

  • Nome;
  • Email;
  • Sexo (dependendo do segmento essa informação é crucial);
  • Área de interesse da loja (para uma comunicação personalizada);
  • Dados variáveis (dependendo do segmento, é importante descobrir outros dados como tipo de carro, modelo do carro em e-commerces que trabalham com peças do segmento).

Como moeda de troca, alguns e-commerces oferecem descontos na loja para o preenchimento do cadastro. É importante lembrar de confirmar que o usuário aceita receber ofertas da sua loja, para não correr o risco de ser encarado como spam.
pagina-inicial-ecommerce3

É a área onde você irá mostrar os principais produtos (no máximo de 4 a 5 itens para não sobrecarregar a página e como sugestão) da sua loja, as melhores ofertas, itens mais desejados ou uma seleção especial. Esta área da página inicial da loja virtual deve ser otimizada e alterada com frequência (alguns e-commerces trabalham com uma atualização semanal) para que os usuários recorrentes sempre encontrem novidades neste espaço.
pagina-inicial-ecommerce4-BANNERS

Vitrine de Ofertas

Aqui você irá exibir algumas ofertas que possui na sua loja. Pode separar por categorias, necessidades ou agrupar por:

  • Mais vendidos;
  • Destaques da semana;
  • Lançamentos;
  • Novidades;
  • Promoções;
  • Entre outros destaques.

Isso irá depender muito do segmento do seu negócio, mas é importante sempre atualizar esta área de forma dinâmica e trazer boas ofertas para a home, uma das páginas mais vistas da sua loja.
pagina-inicial-ecommerce5-vitrine

Rodapé

Esta seção da página inicial da loja virtual deve conter alguns elementos essencias. São eles:

Informações Institucionais

  • Política de Troca e Devolução;
  • Sobre sua loja;
  • Política de Pagamento;
  • Política de Entrega;
  • Se tiver loja física, informar aqui;
  • Política de Privacidade;
  • Como comprar (passo a passo de como comprar e um relato de como será o processo);
  • Política de Entrega.

Atendimento

  • Informações de Contato;
  • Perguntas Frequentes (se tiver e fizer sentido para o seu segmento);
  • Informações que possam ajudar o usuário como uma Tabela de Medidas para uma loja de Moda e Acessórios.

Formas de Pagamento

  • Informar todas as formas de pagamento que são aceitas e se tiver espaço as condições;
  • Informar se trabalha com intermediadores de pagamento (PagSeguro, Bcash, Moip, Paypal, etc.).

Formas de Entrega

  • Informar todas as formas de entrega que a loja trabalha.

Selos

  • Informar todos os selos de segurança e reputação da loja.

Redes Sociais

  • Apresentar os links para as redes sociais e, se tiver espaço, usar um plugin do Facebook com os likes que possui e a opção da pessoa curtir a página.

pagina-inicial-ecommerce6-rodape

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Faça o teste grátis por 15 dias! Saiba mais em: eccosys.com.br.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.

Recomendações