Texto original:
“Funcionalidades essenciais para a home do seu e-commerce”
Autor: Thiago Serraf (E-commerce Brasil)
Data de Publicação: 11/03/2014.
Leia o original aqui.
Conteúdos do Post
Detalhes da página principal da sua loja online
Topo da Loja (Header)
Para o topo da página inicial da loja virtual, mais conhecido como Header, é interessante ter os seguintes elementos:
- Logo da loja (de preferência na área esquerda do layout);
- Busca do site (Busca geral do site e também por categorias se for o caso);
- Área de identificação (para o usuário se cadastrar na loja e se identificar);
- Meus Pedidos (área para consulta de pedidos já efetuados para acompanhamento);
- Minha Conta (área de acesso para usuários que já se cadastraram);
- Carrinho (Informação de quantos itens o usuário possui no carrinho);
- Contatos (Telefone, email, chat, etc.);
- Ícones das redes sociais (link para as redes sociais que a loja possui e alimenta com conteúdo frequentemente);
- Menu (estrutura de navegação por categorias ou por seções da sua loja).
Lembrando que isso é uma sugestão de como montar o topo da página inicial da loja virtual, podendo ser customizado para seu segmento ou necessidade. Mas é importante preservar os elementos chaves para que o usuário tenha uma boa experiência e ache com facilidade estes recursos.
Condições da Loja
É importante que contenha essas informações na home da loja e de preferência ainda no primeiro scroll, com uma área de destaque. Isso se torna um diferencial da loja e valida um motivo a mais para o usuário tomar a decisão da compra.
A seguir, alguns itens importantes:
- Condições de Pagamentos (Parcelamentos, Descontos à vista);
- Condições de Entrega (Frete Grátis, Entrega Expressa);
- Troca ou Devolução (Troca de peças grátis ou atrelado há alguma condição).
Captação de e-mail
Umas das informações mais valiosas para o e-commerce é o email de um usuário que visitou sua loja, independente da forma de mídia que chegou. Você poderá trabalhar uma comunicação direta com ele, sem a necessidade de investir em mídias de divulgação para abordá-lo novamente.
Para capturar o email, é interessante pedir as seguintes informações principais:
- Nome;
- Email;
- Sexo (dependendo do segmento essa informação é crucial);
- Área de interesse da loja (para uma comunicação personalizada);
- Dados variáveis (dependendo do segmento, é importante descobrir outros dados como tipo de carro, modelo do carro em e-commerces que trabalham com peças do segmento).
Como moeda de troca, alguns e-commerces oferecem descontos na loja para o preenchimento do cadastro. É importante lembrar de confirmar que o usuário aceita receber ofertas da sua loja, para não correr o risco de ser encarado como spam.
Banner Destaques
É a área onde você irá mostrar os principais produtos (no máximo de 4 a 5 itens para não sobrecarregar a página e como sugestão) da sua loja, as melhores ofertas, itens mais desejados ou uma seleção especial. Esta área da página inicial da loja virtual deve ser otimizada e alterada com frequência (alguns e-commerces trabalham com uma atualização semanal) para que os usuários recorrentes sempre encontrem novidades neste espaço.
Vitrine de Ofertas
Aqui você irá exibir algumas ofertas que possui na sua loja. Pode separar por categorias, necessidades ou agrupar por:
- Mais vendidos;
- Destaques da semana;
- Lançamentos;
- Novidades;
- Promoções;
- Entre outros destaques.
Isso irá depender muito do segmento do seu negócio, mas é importante sempre atualizar esta área de forma dinâmica e trazer boas ofertas para a home, uma das páginas mais vistas da sua loja.
Rodapé
Esta seção da página inicial da loja virtual deve conter alguns elementos essencias. São eles:
Informações Institucionais
- Política de Troca e Devolução;
- Sobre sua loja;
- Política de Pagamento;
- Política de Entrega;
- Se tiver loja física, informar aqui;
- Política de Privacidade;
- Como comprar (passo a passo de como comprar e um relato de como será o processo);
- Política de Entrega.
Atendimento
- Informações de Contato;
- Perguntas Frequentes (se tiver e fizer sentido para o seu segmento);
- Informações que possam ajudar o usuário como uma Tabela de Medidas para uma loja de Moda e Acessórios.
Formas de Pagamento
- Informar todas as formas de pagamento que são aceitas e se tiver espaço as condições;
- Informar se trabalha com intermediadores de pagamento (PagSeguro, Bcash, Moip, Paypal, etc.).
Formas de Entrega
- Informar todas as formas de entrega que a loja trabalha.
Selos
- Informar todos os selos de segurança e reputação da loja.
Redes Sociais
- Apresentar os links para as redes sociais e, se tiver espaço, usar um plugin do Facebook com os likes que possui e a opção da pessoa curtir a página.