Em um artigo publicado em junho de 2020, o Canal de Parcerias do ANYMARKET apresentou o case da Stoned Shop, um e-commerce de camisetas estampadas que se tornou referência no segmento de moda sustentável.
A seguir, você confere alguns trechos desta história de sucesso, que pode ser lida na íntegra no blog do ANYMARKET.
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Stoned Shop: sustentabilidade com estilo
Fundada pelo paranaense Rafael Wencel, a Stoned é uma marca de roupas sustentáveis feitas sob demanda. Com designs criativos, produção local e uma preocupação especial com o meio ambiente, a loja não oferece apenas camisetas estampadas. A garantia de qualidade pode ser observada desde o processo de fabricação.
A ideia da Stoned surgiu em 2012, a fim de aproveitar a audiência adquirida anteriormente nas mídias sociais. Mas foi após o sucesso do negócio que a necessidade de um sistema de gestão robusto se tornou mais evidente. Desta forma, entra em cena o Eccosys, atual ERP da Stoned.
“Segundo Rafael, com a Eccosys, a Stoned conseguiu fazer todo o controle de matéria-prima e ainda, conseguiu medir os níveis de erro que aconteciam dentro da empresa e colocar esses produtos à venda, na loja que eles montaram na própria fábrica”.
Além do suporte tecnológico à operação do e-commerce, a parceria com a Eccosys também auxiliou na resolução de um outro problema: a multicanalidade. Graças à uma integração completa com o hub de marketplaces ANYMARKET, a Stoned conseguiu organizar a gestão das vendas em marketplaces. Ao entender a dinâmica dos múltiplos canais de venda em que atua, foi possível traçar objetivos mais concretos e precisos.
“Eu tentei outros hubs, mas infelizmente, eles não conseguiram acompanhar a complexidade do meu negócio. Porém, depois de conectar a Eccosys ao ANYMARKET e depois entender a dinâmica do negócio, as vendas voltaram a subir e hoje, representam em torno de 20% das vendas totais do negócio todo!”
O segredo do sucesso
Mesmo diante de um cenário incerto, Rafael acredita no crescimento do e-commerce e seu potencial para as empresas iniciantes. Para tanto, o empresário destaca a importância de um bom plano de negócio, bem como conhecimento do nicho de mercado e capital de giro. Ainda segundo ele, os marketplaces devem fazer parte da estratégia comercial desde o princípio.
Isto não quer dizer, no entanto, que a loja virtual seja menos relevante e deva ser abandonada. Na verdade, o site pode ser o ponto de partida para as vendas, especialmente durante a crise.
Assim sendo, o segredo para as lojas virtuais está em diversificar os canais de captação. Ao fazê-lo, o lojista não estará restrito às regras e penalidades de um único canal. De modo semelhante, a marca contará com mais vitrines, o que aumenta suas chances de chegar até o público desejado.
“Não permita que as empresas caiam na crença de que devem vender apenas em um lugar ou ainda, usar apenas uma fonte de captação de leads”.
— Rafael Wencel, sócio-fundador da Stoned.
Descubra mais
Gostou da história do Rafael? Então, não deixe de visitar o site da Stoned!
No blog do ANYMARKET você encontra o case completo e vários conteúdos interessantes para quem vende em marketplaces.
E para saber mais sobre a operação da loja virtual, acesse os sites do sistema de gestão para e-commerce e hub para integração de marketplaces utilizados pela Stoned.