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Logística reversa: veja como aplicar com qualidade

Logística reversa: veja como aplicar com qualidade
Tempo de leitura: 4 minutos

O processo logístico de uma empresa influencia nos resultados, já que uma logística pouco eficiente gera clientes insatisfeitos. Além da logística tradicional, a logística reversa também é um fator que merece atenção para que sua empresa não deixe a desejar. Aplicá-la com qualidade, portanto, é indispensável para garantir bons resultados.

Quer descobrir como fazer? Então confira a seguir tudo o que você precisa saber.

O que é a logística reversa?

Enquanto a logística é o processo de entregar um produto ao cliente no menor tempo e com os menores custos possíveis, a logística reversa é o caminho oposto, ou seja, o produto sai do ponto de consumo para o ponto de origem.

Um exemplo clássico da logística reversa é quando acontece a devolução de um produto por parte do cliente, seja porque o item tem algum defeito ou porque não agradou o cliente de alguma forma.

Como fazer uma logística reversa de qualidade?

Embora a logística reversa nunca seja o objetivo de qualquer empresa, ela é uma situação comum para a maioria dos negócios que envolvem a venda para o consumidor. Por isso, saber como fazer uma logística reversa de qualidade é importante, porque em algum momento será necessário utilizá-la – e, quando isso acontecer, o melhor é que sua empresa sofra o menos possível com isso. Assim, para fazer uma logística reversa ótima, é preciso que você:

Tenha uma política de devoluções e trocas

Se você não estabelecer uma política clara das condições para troca ou devoluções, a cada vez que um cliente quiser devolver um item, uma situação diferente surgirá. Por isso, é importante estabelecer uma política que diga respeito a condições e prazos, respeitando os direitos do consumidor.

Ter uma política do tipo, inclusive, trará mais segurança para o consumidor, que saberá que poderá utilizar a logística reversa se assim for necessário. Com isso, você pode inclusive aumentar as vendas do seu e-commerce.

Tenha um atendimento eficiente

Acertar na logística reversa não significa apenas economizar, mas também manter o cliente satisfeito. Por isso, toda logística reversa começa com um atendimento de qualidade, e é preciso que você garanta que o cliente tenha sua solicitação atendida da maneira correta.

Manter um SAC de qualidade permite que o cliente demore menos tempo para explicar a situação e efetuar a troca ou devolução, o que garante mais satisfação.

Crie um protocolo para devoluções e trocas

Enquanto a política de devoluções e trocas serve para que o cliente seja informado de em quais casos está autorizado a devolver ou trocar um item, um protocolo faz com que a equipe saiba o que fazer.

Assim, é muito importante desenvolver um protocolo que diga para os funcionários, do atendimento à gestão, cada etapa que deve ser cumprida para que o processo de logística reversa seja feito no menor tempo possível.

Tenha um bom controle financeiro e de estoque

Quando um cliente devolve um produto de maneira definitiva, ele precisará receber um reembolso de acordo com a política da sua empresa. Com isso, é importante manter um controle financeiro para que sua empresa tenha capital para fornecer os reembolsos sempre que necessário, sem que isso afete o negócio.

Já no caso das trocas, é preciso que haja uma disponibilidade mínima de estoque para que o cliente possa ter opção de escolha, diminuindo as chances de reembolso e tornando a logística reversa mais eficiente.

Assim, para esse planejamento ser mais facilitado e assertivo, é recomendado que você utilize um software de gestão, com o qual será possível ter conhecimentos sobre o número de devoluções e trocas. Além de melhorar a logística reversa, utilizar um sistema de gestão pode ajudar muito também a diminuir o número de ocorrências de devoluções e trocas.

Aplicar a logística reversa com qualidade é importante não apenas para reduzir os custos associados, mas também para permitir que o cliente fique satisfeito. Seguindo passos simples, mas fundamentais, você consegue muito mais qualidade no serviço oferecido ao seu cliente, levando a uma fidelização maior.

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3 Comentários
  1. Vanderson 8 anos atrás
    Responder

    Bom site colega.

  2. Ricardo 8 anos atrás
    Responder

    Bacana.

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