Uma coisa é certa: ter uma loja virtual bem engajada é fundamental.
Esse processo faz a diferença para alcançar os melhores resultados, afinal, isso garante mais visibilidade e participação no mercado em que atua.
No caso das lojas virtuais, o número de acessos, apenas, não basta.
O investimento deve ser por mais engajamento uma vez que esse aspecto está cada vez mais ligado com a taxa de conversão e qualidade das interações.
Por isso, ao longo desse conteúdo vamos falar sobre o impacto do engajamento. Ainda, apresentaremos 6 estratégias que podem mudar a forma com que a sua marca é vista no quesito taxa de conversão.
Boa leitura!
Conteúdos do Post
Como o engajamento impacta na loja virtual
O impacto nas lojas virtuais ocorre por meio do engajamento.
O hábito das pessoas em comprar vem se modificando nos últimos anos, tudo por conta da busca de experiências e um relacionamento mais concreto com as marcas.
Ou seja, mais do que atrair clientes, as lojas virtuais devem incentivá-los a participarem.
Somente assim a marca conquistará sucesso nas divulgações.
No entanto, os engajamentos nas redes sociais são considerados fundamentais durante o processo de impacto.
Afinal está diretamente ligado com a taxa de conversão.
6 estratégias para engajar os clientes na loja virtual
Se não tiver engajamento, a sua loja virtual perderá a visibilidade.
Porém, quando apostamos em feedbacks dos clientes, conseguimos ter informações importantes para promover melhorias nos processos.
Por isso, essas 6 estratégias certamente vão te ajudar a engajar os clientes da sua loja virtual:
1. Campanhas de e-mail marketing
A automação de mensagens de e-mail marketing é uma forma mais efetiva para implementar as estratégias de engajamento dos clientes.
Ao enviar o e-mail marketing, se certifique com ações de CRO que o seu site esteja tendo um bom desempenho e efetivamente levando o cliente a uma ação.
Principalmente se o objetivo é conversão.
2. Interação com os clientes de forma personalizada
Quanto mais interatividade, mais sua página ganha em engajamento e repercussão.
Você pode divulgar promoções, enquetes, sorteios e demais soluções para estimular a interação do público.
As redes sociais também são formas de trazer mais clientes para perto.
E como resultado, elas possibilitam a divulgação da sua loja por meio de vídeos e destaques nos stories.
E também a live commerce, método de vendas online e ao vivo.
3. Faça descontos progressivos
Desconto é uma palavra que atrai praticamente qualquer consumidor.
Para quem compra, ter desconto é uma forma de atrair o bolso.
Com isso, apostar em descontos progressivos, frete grátis e variadas promoções são ótimas atitudes para atrair e reter clientes.
Mas, lembre-se que o seu caixa será afetado fazendo com que você não receba o lucro integral da sua venda.
Justamente por aplicar descontos.
4. Ações de fidelização
Essa relação entre cliente e consumidor se torna ainda mais concreto, principalmente com ações estratégicas.
A exemplo, gerar cartões de fidelização, descontos especiais para aniversariantes, programa de pontos, cashbacks e envio de brindes.
Fidelizar o cliente leva tempo, pois o trabalho deve ser humanizado, personalizado e individual.
Dessa forma, não se precipite, tente sua base, ideias e teorias antes.
Esse recurso de fidelização pode levar um tempo, principalmente em um contexto com tanta concorrência.
Ou oferecer brindes especiais para aniversariantes para encantar esse consumidor.
5. Monitore o que é dito sobre a loja virtual
Os e-commerces se preocupam com as interações nos perfis sociais, esquecendo em sua maioria de que nem todo esse processo se baseia na influência.
Caso um cliente reclame da sua loja virtual em uma outra rede social, você provavelmente será mal visto.
Isso ocorrerá principalmente pelos seus concorrentes.
Estar sempre atento a esses comentários é a forma mais concreta de criar oportunidades de interação dentro da estratégia de engajamento.
6. Produza conteúdo relevante
Seus conteúdos devem ser convidativos, criativos e relevantes, onde as postagens apresentem interações de enquetes.
Por exemplo, forma de engajar sua base de seguidores e clientes.
Isso acontece com quem não tem bons conteúdos não consegue se destacar.
Assim, não hesite na hora de investir tempo e dinheiro.
Sendo um investimento a longo prazo, porém que valerá a pena.
Com essas dicas, percebemos que para garantir um bom engajamento das lojas virtuais é preciso definir personas que estão em busca do seu conteúdo.
Seu público deve ter com a sua marca uma relação verdadeira e emotiva. Então, que tal começar a colocar essas estratégias em prática agora mesmo?
E mais: conheça 5 atitudes para destacar a sua loja virtual!