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Marketing de Performance no e-commerce: o que é e como aplicar

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já ouviu falar em marketing de performance? Esse é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo do e-commerce. Afinal, ele tende a otimizar os resultados das campanhas online, aumentando as vendas e o retorno sobre o investimento.

Mas o que é marketing de performance, afinal? E como aplicá-lo no seu e-commerce? 

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Confira!

O que é marketing de performance?

Marketing de performance é uma estratégia que consiste em planejar, executar e mensurar as ações de marketing digital. Tudo isso com base em indicadores de desempenho como tráfego, conversão, ticket médio, custo por aquisição, dentre outros.

Por isso, o objetivo do marketing de performance é maximizar os resultados das campanhas online, utilizando ferramentas e técnicas que permitem segmentar o público-alvo.

Além de personalizar as ofertas, acompanhar o comportamento dos consumidores e otimizar as mídias pagas.

Assim, o marketing de performance reduz os custos e aumenta o retorno sobre o investimento (ROI) das ações de marketing online.

Como aplicar o marketing de performance no e-commerce?

Para aplicar o marketing de performance no seu e-commerce, você pode seguir alguns passos. Veja quais são eles:

Defina os seus objetivos e metas no marketing de performance

O primeiro passo é definir o que você quer alcançar com o seu e-commerce. Geralmente, os lojistas querem aumentar as vendas, fidelizar os clientes e expandir a marca.

Em seguida, estabeleça metas quantificáveis e realistas para cada objetivo.

Conheça o seu público-alvo

Para criar campanhas efetivas, você precisa conhecer bem o seu público-alvo.

Ou seja, quem são os seus potenciais clientes, quais são as suas características, preferências, necessidades, dores e desejos.

Você pode usar ferramentas como pesquisas de mercado, personas e mapas de empatia para obter essas informações.

Escolha os canais e as ferramentas adequados

O próximo passo é escolher os canais e as ferramentas que você vai usar nas ações de marketing de performance para divulgar o seu e-commerce e se comunicar com o seu público-alvo. 

Você pode usar redes sociais, blog, e-mail marketing, anúncios em buscadores e remarketing. 

Aliás, o importante é escolher os canais que tenham mais afinidade com o seu nicho e que ofereçam um bom custo-benefício.

Crie conteúdos relevantes e atrativos

Para atrair e engajar o seu público-alvo, você precisa criar conteúdos que sejam relevantes e atrativos para ele. 

Ou seja, você pode usar técnicas como storytelling, gatilhos mentais, provas sociais e tudo o que fizer sentido para o seu negócio. 

O conteúdo deve estar alinhado com a jornada de compra do consumidor, bem como deve oferecer informações úteis para cada etapa do processo de decisão de compra.

Monitore e analise os resultados

Por fim, você precisa monitorar e analisar os resultados das suas ações de marketing de performance. 

Para isso, você deve usar ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights e Google Ads. 

Essas ferramentas permitem medir os indicadores de desempenho das suas campanhas, a exemplo do número de visitantes, taxa de conversão, custo por clique e retorno sobre o investimento. Inclusive, com base nesses dados, você pode identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado ou descartado.

Conclusão

Marketing de performance é uma estratégia que pode trazer muitos benefícios para o seu e-commerce. 

Com ela, você pode aumentar as suas vendas, reduzir os seus custos e melhorar a sua reputação online.

Para aplicar a técnica no seu e-commerce, você precisa definir os seus objetivos e metas.

Aliás, também é preciso conhecer o seu público-alvo, escolher os canais e as ferramentas adequados, criar conteúdos relevantes e atrativos, monitorar e analisar os resultados.

Se você seguir esses passos com consistência e dedicação, terá uma boa estratégia para o seu e-commerce crescer cada vez mais!

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