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Qual a importância do marketing de relacionamento no e-commerce?

Qual a importância do marketing de relacionamento no e-commerce?
Tempo de leitura: 4 minutos

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog da Eccosys.

Quando a sua empresa investe em estratégias de atração, retenção e fidelização de clientes, ela está apostando no poder do marketing de relacionamento. Com essa metodologia, é possível manter o interesse do público para que ele continue em contato direto com a sua marca.

Investir no marketing de relacionamento é vantajoso em qualquer nicho de negócio, já que uma boa relação com o consumidor é o primeiro passo para conquistar defensores e promotores da marca.

No mundo do e-commerce, porém, esse conceito é ainda mais valioso. O marketing de relacionamento aumenta a visibilidade e o reconhecimento da organização — aspectos fundamentais para toda loja virtual.

Quer saber mais sobre as vantagens do marketing de relacionamento para o seu e-commerce?
Então, continue lendo!

Quais os benefícios do marketing de relacionamento para o e-commerce?

Ao entender a importância que os relacionamentos têm para os negócios, a sua empresa passará a ver o papel do consumidor com mais carinho. Isto porque o cliente é um dos principais responsáveis pela solidificação e crescimento das organizações no mercado.

Consumidores satisfeitos e próximos da sua marca tendem a comprar mais. Além disso, eles podem indicar seus produtos ou serviços aos amigos e familiares, e estes, por sua vez, também podem se tornar promotores do seu negócio.

Portanto, apostar no marketing de relacionamento é uma estratégia bastante útil para:

  • Diminuir os investimentos e ter mais assertividade nas campanhas de marketing e vendas;
  • Diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC);
  • “Turbinar” o comercial;
  • Conquistar a confiança e o coração do cliente;
  • Entender o que está bom e o que precisa melhorar nos processos da organização.

Afinal, como aplicar o marketing de relacionamento?

Existem diversas estratégias para utilizar o marketing de relacionamento no e-commerce. Mas você pode estar se perguntando: por onde devo começar?

A seguir, reunimos algumas sugestões que podem te ajudar. Confira!

1. Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas para aplicar o marketing de relacionamento. Ele é desenvolvido a partir do estudo do comportamento do público, criação das personas do seu negócio e elaboração de diversos materiais (como e-books, posts em blogs e redes sociais, infográficos) que vão conduzir o cliente pela jornada de compra.

Em outras palavras, além de criar materiais ricos e interessantes para sanar as dúvidas do seu consumidor, você ainda cria ótimas oportunidades de negócio.

O marketing de conteúdo é geralmente associado às técnicas de SEO, porque ajuda a ranquear as páginas do seu site nos mecanismos de busca. Com isso, o seu cliente consegue encontrar as soluções oferecidas pela sua empresa logo nos primeiros resultados do Google, por exemplo.

Há ainda a possibilidade de contratar os serviços de uma empresa especializada em marketing de conteúdo. Dessa forma, você pode ter a certeza de que as estratégias adotadas renderão os resultados desejados com mais facilidade.

2. Fique atento às redes sociais

Na era digital, é impossível falar em relacionamento com o público e deixar as redes sociais de lado, não é mesmo? Muito provavelmente, o seu cliente estará presente em pelo menos uma delas.

Mas para construir uma boa presença nas redes sociais, não basta só engajar e converter o seu público. Muitas vezes, é preciso contar com uma gestão especializada para atingir seus objetivos. Ela será responsável por atualizar suas redes com conteúdo de valor.

Para se dar bem nas mídias, algumas dicas importantes são:

  • Responder às principais perguntas do cliente com rapidez e eficiência;
  • Estimular as interações;
  • Criar conteúdos personalizados e humanizados;
  • Ouvir o feedback do consumidor;
  • Promover sorteios;
  • Investir em postagens impulsionadas.

3. Mensure a satisfação do público

Realizar pesquisas de satisfação com certa frequência é uma ótima maneira de medir os níveis de lealdade do seu consumidor. Isso permite conhecer os processos que estão dando certo, e também identificar o que pode melhorar.

Os e-commerces que incorporam as pesquisas de satisfação à sua rotina passam a ter uma visão mais analítica do negócio, pois observam fatores como a navegabilidade no site, blog, logística e atendimento.

Assim, o lojista consegue criar um planejamento estratégico a partir do feedback dos seus clientes e, consequentemente, encontrar soluções inteligentes para investir no marketing de relacionamento.

Mas e você, já utilizou alguma dessas estratégias no seu e-commerce? Tem alguma experiência interessante com o marketing de relacionamento? Conte pra gente nos comentários!

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