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Inbound marketing: como atrair mais clientes para o seu e-commerce

Inbound marketing: como atrair mais clientes para o seu e-commerce
Tempo de leitura: 4 minutos

Interrupções, propagandas e prospecções são estratégias tradicionais de marketing. Elas fazem parte da chamada captação ativa de consumidores e são bastante populares no mundo do e-commerce.

Mas você já imaginou como seria bom se o cliente chegasse até o seu negócio de forma espontânea, sem nenhuma insistência de sua parte?

Felizmente, esse método de marketing já existe. Na verdade, ele é um grande sucesso!

O inbound marketing ou marketing de atração é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas para a conquista de clientes. A ideia principal é fazer com que o consumidor procure a marca, partindo de prospecções passivas como principal meio de atração.

A metodologia é dividida em quatro grandes processos que, quando bem aplicados, resultam no ótimo relacionamento com o cliente atraído. Os quatro pilares do inbound marketing são:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Relacionar
  4. Encantar

No artigo a seguir, descrevemos os fundamentos do marketing de atração, com exemplos e dicas práticas de como utilizá-los para aumentar a sua base de clientes. Confira!

1. Atraia o seu público

O primeiro processo do inbound marketing é o ato de atrair. Porém, é importante lembrar que não basta atrair visitantes para o seu negócio: é preciso alcançar o público certo. Portanto, é importante que você elenque uma série de ações para que a atração ocorra de forma correta, tais como:

  • Definir e acompanhar estratégias de tráfego pago;
  • Investir em técnicas avançadas de SEO;
  • Identificar os canais de comunicação mais adequados para o seu público (redes sociais, grupos…);
  • Produzir conteúdos criativos para redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn);
  • Realizar eventos e promoções, como webinars e descontos.

O SEO consiste na otimização de sites para mecanismos de busca como o Google. Ele está diretamente relacionado à visibilidade e desempenho do e-commerce, pois define a posição da sua página nos resultados de pesquisa.

A Dooca Commerce é um exemplo de plataforma de loja virtual que pode ajudar nas tarefas acima.

Especializada em SEO, ela também possui integração com o Facebook Catalog, onde você pode criar conteúdo dinâmico para atrair o seu público-alvo. Além disso, é possível criar cupons de desconto, descontos progressivos e em massa, e utilizar o Compre e Ganhe.

2. Converta o visitante em lead

Após atrair visitantes com o perfil desejado na primeira fase do inbound marketing, partimos para a etapa de convertê-los em leads. Complementando o processo de atração, o visitante sente-se ainda mais inclinado a avançar no processo de compra e realmente se tornar cliente.

Nesta fase, é importante concentrar seus esforços em:

  • Produzir ofertas diretas e indiretas;
  • Criar Landing Pages e formulários para a captação dos dados do consumidor;
  • Definir CTAs (call to actions) para chamar a atenção e instigar seu público.

Ofertas diretas: pedido de orçamentos; demonstração do produto; teste gratuito;

Ofertas indiretas: e-books; webinars; infográficos.

A Dooca Commerce está integrada a diversas ferramentas de marketing. Ela também oferece inúmeras possibilidades para você fazer o marketing de performance.

Ao fim da etapa de conversão, você poderá criar uma “central” com as informações dos seus leads e passar para a próxima fase do inbound marketing: o relacionamento.

3. Trabalhe o relacionamento

Para fechar negócio com os seus potenciais clientes, é necessário que você trabalhe o relacionamento com eles. Para isso, aposte em:

  • Enviar newsletters para informar sobre o seu negócio e explicar ao possível cliente quais as vantagens de fechar negócio com você.
  • Enviar e-mails marketing para continuar nutrindo o interesse do seu lead;
  • Automatizar o seu marketing, enviando os e-mails descritos acima de forma automática e iniciando um fluxo de automação.

O possível cliente pode entrar em um fluxo de automação através de um formulário, landing page, clicar em um CTA, dentre outros.

4. Encante o seu cliente

Chegamos à última fase do marketing de atração e agora só nos resta uma tarefa: encantar o cliente!

Nesse último pilar, você tem a chance de conquistar um novo cliente que promova a sua marca e lhe indique para outras pessoas. Mas para isso, é necessário manter um relacionamento ativo. Você pode fazer isso com:

  • E-mails marketing com as novidades do seu negócio;
  • Conteúdos personalizados para os seus clientes;
  • Pesquisas do que os clientes gostam na sua marca e do que gostariam de ver na sua loja virtual.

Uma dica importante é apostar na produção de conteúdos relevantes e que auxiliem as necessidades dos seus clientes. O blog da Dooca Commerce pode te ajudar nisso 😉

Colocando essas estratégias em prática, você não apenas atrairá mais visitantes para o seu site, mas também manterá um relacionamento duradouro com aqueles que já compram da sua loja.

E aí, gostou das nossas dicas sobre inbound marketing?
Tem alguma experiência interessante envolvendo o marketing de atração?
Então, compartilhe com a gente nos comentários!

E para saber mais sobre a integração entre o ERP Eccosys e a plataforma Dooca Commerce, entre em contato conosco!

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